1,6% É CERTO PARA 2024
A alteração do índice do orçamento destinado às emendas parlamentares de 1,2% para 1,6% será aprovada já para 2024. O que a Assembleia discute com o Palácio é a forma. Havia a expectativa de incluir a mudança diretamente na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do ano que vem, sem a necessidade de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), como a apresentada pelo deputado Eduardo Mantoan (PSDB).
LDO AINDA PREVÊ 1,2%
Contudo, como a LDO chegou esta semana ainda com a previsão de 1,2%, a ideia da PEC com o 1,6% voltou a prevalecer. Fato é que a proposta de Mantoan não será o instrumento para esta mudança.
4 PARTIDOS PALACIANOS
A reunião em que foi gravado o vídeo de apoio ao prefeito de São Miguel, Alberto Moreira (SD), juntou os quatro presidentes dos partidos da base de sustentação do Palácio: o Republicanos, do governador Wanderlei Barbosa; o Progressistas, de Vicentinho Júnior; o União Brasil, da senadora Dorinha Seabra Rezende; e o PDT, de Laurez Moreira, representado pelo ex-prefeito de Santa Rosa Ailton Araújo. No encontro, os quatro dirigentes discutiram a posição do grupo palaciano na maioria dos municípios.
VALE PARA UNS E PARA OUTROS NÃO
Há prefeitos que não apoiaram a reeleição do governador Wanderlei Barbosa reclamando que o critério de apoio definido pelo Palácio para 2024 vale para uns e não para outros. O caso é o seguinte: os governistas dizem que Wanderlei só apoiará prefeitos que estiveram em seu palanque em 2022. Contudo, os insatisfeitos apontam casos em que o prefeito esteve com outro candidato, mas que já conta com apoio declarado de Wanderlei. Um deles é o de Araguatins, onde Aquiles da Areia (PP) apoiou a candidatura de Irajá (PSD) a governador. O que se diz, contudo, é que o prefeito agora está sob a proteção de Amélio Cayres.
INTERFERÊNCIA DOS ESTADUAIS
A reclamação geral é justamente a interferência dos deputados estaduais. Em municípios em que os prefeitos os apoiaram e não a Wanderlei, agora os parlamentares estariam impondo esses líderes na base governista. O problema é que nessas cidades a oposição local foi quem pediu voto para o governador e agora não terá a devida retribuição, já que o Palácio tende a optar pelos pré-candidatos que estiveram em 2020 em palanques adversários, mas que são protegidos pelos deputados. E isso, avisam, tem ocorrido em muitos municípios.
NÃO SE POSICIONARÁ
Já em cidades em que todos os grupos apoiaram o governador, ou mais de dois, se não houver acordo entre eles, Wanderlei não deve se posicionar.
VÍDEO RESGATADO
Em Brejinho de Nazaré, os aliados do prefeito Marquim Nobre (PP) resgataram vídeo do final de maio, quando o governador Wanderlei foi à cidade participar da vaquejada e garantiu que em 2024 voltará lá para subir no palanque de reeleição do chefe do Executivo.
BELA GESTÃO
Já o vice-governador Laurez Moreira gravou vídeo em favor da reeleição de Marquim nessa terça-feira, 17. Nele, Laurez diz que o prefeito faz “uma bela gestão” e que estará junto na campanha de reeleição.
VÍDEOS EM MEIO À NOVIDADE DA PRÉ-CAMPANHA
Os vídeos surgem em meio a uma novidade da pré-campanha eleitoral de Brejinho de Nazaré, o médico Murilo Luiz Martins, que ganhou força após ser exonerado da gestão de Marquim. Murilo conta com o apoio do deputado estadual Eduardo Fortes (PSD) e do empresário Oswaldo Stival.
FORTES E JUAREZ JUNTOS
No Dia das Crianças, na quinta-feira, 12, o deputado estadual Eduardo Fortes e Juarez Moreira, filho do vice-governador Laurez Moreira (PDT), percorreram vários bairros de Gurupi juntos. Dizem que os dois têm sido vistos em vários eventos da cidade. Juarez é pré-candidato a vereador e Fortes, pré-candidato a prefeito.
STALIN NO PROGRESSISTAS
O ex-deputado estadual Stalin Bucar, ex-presidente da Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ATR), trocou o PTB pelo Progressistas, do deputado federal Vicentinho Júnior. Stalin é pré-candidato a prefeito de Miranorte. Ele disse à coluna que chegou pensar em não disputar, mas que foi convencido do contrário pelo número de pesquisas que lhe foram apresentadas. Assim, decidiu concorrer novamente.
EXPOSIÇÃO DE GEOLOGIA
A Agência de Mineração do Tocantins (Ameto) está realizando desde essa terça-feira, 17, a 2ª Exposição de Geologia e Mineração do Estado do Tocantins, que segue até domingo, 22, no Capim Dourado Shopping. O presidente da Ameto, Mauro Mota, fará a abertura oficial nesta quarta-feira, 18, às 16 horas.
O objetivo é promover a valorização da mineração e destacar a importância das atividades do setor à sociedade. Está em exibição um acervo geológico de rochas, minerais e fósseis de ocorrência estadual e nacional.