QUE A DIREÇÃO NACIONAL DECIDA
O deputado federal Alexandre Guimarães se movimenta em Brasília para que o presidente nacional de seu partido, o Republicanos, deputado federal Marcos Pereira, decida o impasse do comando do diretório de Araguaína. A expectativa é de que Pereira chame o governador Wanderlei Barbosa, presidente regional da legenda, para uma conversa.
TRATAMENTO ISONÔMICO
Como a coluna já informou, Guimarães prega tratamento isonômico para os deputados federais. Ou seja, como Ricardo Ayres ficou com o comando da sigla em Palmas e Antônio Andrade em Porto, ele se vê no direito de presidir em Araguaína.
JORGE TAMBÉM QUER
O problema é que na cidade do norte do Estado um aliado de primeira hora de Wanderlei também quer a presidência do Republicanos, o deputado estadual Jorge Frederico, pré-candidato a prefeito e já tido por muitos como o nome do Palácio para a disputa do ano que vem em Araguaína.
REPUBLICANOS E MDB
Por falar nele, Jorge Frederico reuniu na segunda-feira, 11, seu grupo de pré-candidatos a vereador. A ideia é colocar parte deles no Republicanos e parte no MDB, hoje na cidade sob o comando do tio de Jorge, o ex-vereador Ferreirinha.
GANHARÁ QUEDA DE BRAÇOS
Na reunião, Jorge garantiu a seus pré-candidatos que ganhará a queda de braços com o deputado federal Alexandre Guimarães e vai mesmo disputar a prefeitura da cidade pelo Republicanos.
CANDIDATURA DESCARTADA
Aliás, as pessoas mais próximas de Alexandre já descartam totalmente a possibilidade dele entrar na corrida sucessória em Araguaína. O deputado chegou a ensaiar uma pré-candidatura, se empolgou inicialmente, mas depois refluiu.
RISCO DE DESABASTECIMENTO
A secretária da Saúde de Palmas, Anna Crystina Mota Brito Bezerra, está conversando com o Ministério Público Estadual (MPE) e com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO) sobre o que fazer com um problema que a deixa muito preocupada. É que cerca de 40 empresas que ganharam licitação para fornecer medicamentos não estão cumprindo os contratos e levam risco de desabastecimento à rede municipal.
MILHARES DE ITENS
A pasta notificou 39 empresas de um grupo de 67 vencedoras do processo de licitação. Trata-se de uma lista de milhares de itens de uso contínuo e para atendimento nos serviços especializados e de urgência e emergência, além da necessidade de suprir as 19 farmácias básicas municipais.
EM SEIS MESES
O processo de licitação foi concluído em julho e o primeiro pedido do município a elas foi para que abastecessem em seis meses a rede de saúde com medicamentos como injetáveis, antibióticos, remédios básicos para hipertensos, psicotrópicos, entre outros de uma lista com milhares de itens.
APENAS 21 E BEM ABAIXO
Pelo edital, após a solicitação, a entrega deveria ser feita em dez dias, mas, passado o período, dos 67 fornecedores, apenas 21 cumpriram e entregaram os medicamentos e, ainda assim, numa remessa muito abaixo do solicitado.
A SAÍDA ESTUDADA
Segundo o município, esses medicamentos atendem aproximadamente 500 mil pessoas, entre moradores da Capital e a população flutuante, visto que são cadastrados mais de 400 mil cartões SUS nas redes de Palmas. Uma possibilidade estudada é uma compra emergencial para evitar o desabastecimento dos postos e farmácias municipais.
VIDA QUE SEGUE
Apesar de se movimentar para saber quem são os responsáveis pela invasão de sua conta no Instagram (e, sobretudo, quais os motivos do crime), o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) tem dito que sua gestão não se pautará pelas tentativas de sua oposição de criar problemas. Assim, o governo continua com sua agenda normal. Nesta sexta-feira, 15, por exemplo, haverá a plenária do PPA em Palmas e o Festival da Colheita no Jalapão. Ou seja, vida que segue.
VALORIZAÇÃO DO CAMPIM DOURADO
Administradora do HGBS11, a Hedge Investments DTVM anunciou no final de agosto que está comprando 60% do Capim Dourado Shopping, pelo valor de R$ 181.273.301. O shopping palmense é administrado pela Soul Malls. Em 2012, quando se elegeu prefeito de Palmas, Carlos Amastha, o fundador do Capim Dourado, vendeu 100% do empreendimento para a BRMalls por praticamente esse valor, pouco mais de R$ 180 milhões.
FILHOS DA TERRA REAGEM
A pré-candidatura a prefeito de Cariri do atual presidente da Câmara de Gurupi, Valdônio Rodrigues (PSB), não está sendo muito bem recebida na primeira cidade. Tanto que três filhos de Cariri já estão montando um frente para impedir o avanço de Valdônio por lá: ex-vereadora Ivonete Pereira (Republicanos), o vereador professor Ederson (DEM) e o atual presidente da Câmara de Cariri, Tetim do Açougue (UB). A bandeira que o grupo levanta, óbvio, é pela eleição de um filho da cidade para prefeito, conforme informou o portal Atitude. Valdônio é cearense de Parambu, comerciante e vive em Gurupi desde 1998.
“A NOIVA” EM ARAGUAÍNA NESTA 5ª
Estou em Araguaína nesta quinta-feira, 14, para lançar meu novo livro, “A noiva e outros contos políticos” (Editora Veloso). Será no Campelo Via Lago, às 19 horas. O evento conta com o apoio da comunicadora Cícera Maria, da Academia de Letras de Araguaína (Acalanto) e do Campelo Via Lago. Agradeço muito a eles pelo imenso apoio e conto com a presença de todos lá.