AQUILES BRAVO COM WISTON
No Bico do Papagaio estão em rota de choque o deputado estadual Wiston Gomes (PSD) e o prefeito de Araguatins, Aquiles da Areia (PP), dois políticos até recentemente aliados – em 2020, o parlamentar foi um dos coordenadores de campanha do gestor. O atrito começou depois de aliados de Wiston dizerem que ultimamente cada movimento do deputado em prol da população estaria sendo copiado por Aquiles. Até um dos bordões muito usado pelo parlamentar – “um beijo no coração de todos” – estaria sendo plagiado, como contou o site Folha do Bico.
É WISTON QUEM COPIA
Aquiles rebateu dizendo que é Wiston que tem copiados suas ações e as transformado em requerimentos que apresenta na Assembleia. “Sou um empresário bem-sucedido porque entendo de gestão. Não preciso copiar ninguém”, avisou o prefeito à Folha do Bico. Ele garantiu que está fazendo “uma gestão reconhecida não somente no Tocantins, mas no Brasil”. “E sem contar com nenhuma ajuda ou emenda do deputado. Ficamos em primeiro lugar no Índice de Governança Municipal (IGM) no estado e em quinto no país. Sou gestor antes dele ser deputado”, lembrou o prefeito.
A MAIS PURA VERDADE
A missa de sétimo dia em memória do ex-governador Siqueira Campos, realizada na noite dessa segunda-feira, 10, foi uma iniciativa da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), que sempre demonstrou um carinho especial pelo maior líder político do Tocantins. Destaca-se: Cinthia disse a mais pura verdade ao afirmar que, do ex-governador, “derivam todos os políticos do Tocantins”. Exato.
OS MAIS PRÓXIMOS
Se o velório reuniu os tocantinenses em massa, a missa de sétimo dia contou, além de autoridades, com as pessoas mais próximas, com quem Siqueira teve relação de companheirismo por décadas.
O LEGADO DE BOI
Um desses é o ex-governador Raimundo Boi, que disse na missa que todo o seu legado político deve a Siqueira, e, por isso, é muito grato ao ex-governador. “Não quero endeusar Siqueira Campos, não precisamos endeusar ele, mas quero, simplesmente, reverenciar todo o conjunto da obra que ele deixou. Ele se foi, mas a história fica para a eternidade”, afirmou.
DEUS FEZ ATRAVÉS DE SIQUEIRA
Em sua homilia, o padre Eduardo Zanon, ao lembrar o trabalho de Siqueira pela criação do estado, disse que o ex-governador sabia que o Tocantins traria melhorias na vida de todos. “E realmente isso aconteceu, né? Todos nós tivemos a oportunidade de crescer, de desenvolver e o novo estado trouxe isso. Agradecemos a Deus pelo que Ele fez através de Siqueira Campos”, emendou o religioso.
ENFERMEIRA DO AMOR
O ex-senador Eduardo Siqueira Campo, em sua fala, fez uma referência especial à viúva do pai, Marilúcia Leandro Uchôa Siqueira Campos, a quem se referiu como “enfermeira do amor”. “Porque essa é a mais pura expressão da verdade. Ninguém dedicou tanto amor a Siqueira Campos, principalmente nos seus dias mais difíceis, no final da sua jornada”, testemunhou Eduardo.
NEM DE DIREITA, NEM DE ESQUERDA
Em tempos de polarização tóxica, o ex-senador contou que seu pai, a quem classificou de “um reformista inconformado”, pedia que não o colocassem como da direita, ou da esquerda, “mas como um homem que se preocupava com o tempo”. “O tempo é a única coisa que o homem não consegue recuperar e ele corria atrás de cada segundo, cada minuto da sua vida”, afirmou Eduardo.
JANAD NÃO VOTOU CONTRA
Uma fake news circulou nessa segunda-feira afirmando que a deputada estadual Janad Valcari (PL) teria votado contra a criação da Comenda Gran-Cruz Governador Siqueira Campos, proposta por Eduardo Mantoan (PSDB), adversário político dela. Não é verdade. Janad não subscreveu o projeto, ao contrário de outros parlamentares, mas a matéria ainda está nas comissões e não foi a plenário para votação. Ou seja, nem Janad, nem nenhum outro deputado votou contrário ou favorável.
O FILHO DE LAUREZ
O filho do vice-governador Laurez Moreira (PDT), Juarez Moreira, é um nome que vem surgindo na política do sul do estado. Juarez está presente em vários eventos políticos, representando o pai, e foi muito assediado em um evento que ocorreu no Vale do Tucum, em Dueré. Nos bastidores da política local, comenta-se que Juarez poderia disputar uma vaga de vereador em 2024 ou de deputado estadual em 2026.
NÚMERO DE ADESÕES CRESCEU
Como a coluna criticou, agora precisa registrar: cresceu muito o número de prefeitos que aderiram à Lei Paulo Gustavo. Até essa segunda, 10, já eram 123 municípios com projeto para a legislação que beneficia a cultura. Parabéns aos que aderiram. A comunidade artística, que move a economia criativa tão importante num estado essencialmente turístico, só tem a ganhar com isso.
PRESIDENTE DO TRE-TO HOMENAGEADO
O Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) homenageou o desembargador João Rigo Guimarães com a Medalha de Reconhecimento do colegiado. A comenda foi concedida ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO) na sexta-feira, 7, no encerramento da 7ª edição do encontro do grupo, em Porto Alegre (RS).
DEFENSORIA ITINERANTE
A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) realizou 31 edições do programa Defensoria Itinerante de março a junho. As ações atenderam pessoas hipossuficientes ou em situação de vulnerabilidade em municípios, povoados, comunidades quilombolas e aldeias indígenas. Lançado em março, o cronograma prevê 60 edições até novembro.