CÉLIO MOURA GOSTOU
Aliados do deputado federal Célio Moura compartilharam link de matéria da imprensa do Estado que expõe um racha dele com o presidente regional do PT, deputado estadual José Roberto, a quem, inclusive, apoiou para comando petista nas duas ocasiões em que o parlamentar se elegeu para a função partidária. Segundo o texto compartilhado, apesar de não ter sido eleito deputado federal em outubro, Zé Roberto estaria tendo o privilégio de fazer indicações federais do governo Lula no Estado, casos da Secretaria de Pesca e a Superintendência do Incra.
APOIOU BOLSONARO
O material ainda afirma que José Roberto, com os irmãos Amália e José Santana, estariam se integrando ao governo Wanderlei Barbosa (Republicanos), que, no segundo turno do ano passado, decidiu apoiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
APONTA PARA ELEIÇÃO INTERNA
Além da disputa de cargos federais no Estado, as especulações de bastidores apontam para o início da eleição interna do PT, que ocorrerá em agosto. Como a coluna já havia divulgado, quatro pré-candidaturas começam a se desenhar. Uma sairá do grupo do presidente regional, deputado estadual José Roberto, que é da tendência Movimento PT. Pelo campo majoritário, a Construindo um Novo Brasil (CBN), o nome cogitado é o do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Colinas José Santana; ainda há o empresário João Helder Vilela, que é próximo da tendência Democracia Socialista, sem integrá-la; e o próprio Célio Moura, pela Articulação de Esquerda.
FALA INFELIZ
O novo presidente regional do PTB, Walter Viana, classificou de “infeliz” a fala do ex-presidente da sigla Diogo Fernandes à coluna. O também ex-vereador de Palmas afirmou ter sido informado “nos bastidores do PTB” que Viana articulou a presidência garantindo que assumiria uma secretaria na gestão do governador Wanderlei Barbosa, e, assim, poderia dar mais sustentação ao partido. “Não existe nada disso. Eu recebi um convite do presidente nacional em razão do desempenho que tivemos na eleição, por ser um quadro novo e existe uma renovação que o PTB está fazendo em nível nacional”, afirmou o novo comandante da legenda.
NÃO CONVERSOU COM WANDERLEI
Até porque Viana disse que sequer falou com o governador sobre o cargos no Estado. “Estou focado na reconstrução do partido e no crescimento para 2024. Estava no governo e sou parceiro do governador, mas nunca discuti nada sobre secretaria alguma com ele”, garantiu o presidente do PTB.
EM PORTO, OUTRO PREFEITURÁVEL
Em Porto Nacional, um nome que começa a tomar conta das rodas de conversa para a disputa da prefeitura em 2024 é o do empresário Maurício Buffon (PTB), ex-presidente da Aprosoja-TO. Bolsonarista raiz, ele foi eleito ano passado segundo suplente da senadora Dorinha Seabra Rezende (UB).
INDIRETAS DE CINTHIA
Semana passada, a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) deu umas indiretas na vereadora e deputada estadual eleita Janad Valcari (PL), por conta do ofício que a parlamentar enviou ao presidente da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), Fábio Chaves. Nele Janad solicita estudo para a implantação da tarifa zero na Capital.
PARA DETERMINADOS PÚBLICOS
Nesta segunda-feira, 23, a Secretaria de Comunicação do Município divulgou um release (texto de sugestão de pauta para a imprensa) em que fala de um “estudo técnico para analisar o impacto de gratuidades para determinados públicos”. Porém, o pedido de Janad, a quem Cinthia classificou (sem citar o nome) de “engenheira de obra pronta” e acusou de querer “pegar carona” numa proposta que supostamente existiria, não foi de tarifa zero para “determinados públicos”, mas para “todos os usuários do transporte coletivo da Capital”.
NÃO FOI BEM ASSIM
O release ainda insiste que Cinthia “anunciou” a tarifa zero numa postagem nas redes sociais no final do ano, quando, na verdade, a prefeita, no máximo, aventou essa possibilidade. Confira literalmente o que ela disse, segundo a própria transcrição da Secom: “Na mensagem, a gestora fala que a tarifa zero no transporte coletivo é uma realidade no Brasil e pode ser também em Palmas”. Não há nenhuma referência expressa de que realmente vai ser implantado. Ou seja, não houve nenhum anúncio.
Confira o post da prefeita:
RECOMENDAÇÃO PARA VACINAR
O promotor de Justiça Leonardo Gouveia Olhê Blanck expediu na quinta-feira, 19, recomendação administrativa para que Ananás, Angico, Cachoeirinha e Riachinho promovam iniciativas para aumentar os índices imunização da população e, assim, evitar doenças, além de mortes decorrentes de enfermidades preveníveis por vacinas. Ele recomenda que prefeitos e secretários municipais disponibilizem vacinas em todas as unidades de saúde, facilitando o acesso da população, com horários estendidos ou alternativos, e que também que adotem medidas para que os imunizantes cheguem até a casa das pessoas que possuem dificuldade de locomoção.
MAIS DE 54 MIL ALTERAÇÕES DE EMPRESAS
A Jucetins registrou 54.073 alterações de empresas em 2022. Segundo o órgão, esse número elevado pode ter sido mudança de local, sócio, mas principalmente mudança de porte e natureza jurídica, que, pondera a Junta Comercial, “na maioria das vezes, significa que o estabelecimento comercial cresceu e precisou ser alterado”.
REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA EM MENOR PRAZO
A Secretaria Municipal de Assuntos Fundiários de Palmas quer alinhar os procedimentos de regularização entre município e cartórios de registro de imóveis. O objetivo é finalizar os processos de regularização num espaço menor de tempo, evitando revisões e correções. Para isso, a pasta realizou o I Workshop de Reurb no Município de Palmas, na quinta-feira, 19, na sede do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Ipup), voltado para servidores da secretaria e do Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária (Nupref), órgão do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJ-TO), além de funcionários de cartórios.