A PREOCUPAÇÃO DOS ALIADOS
Aliados estão preocupados com a movimentação dos vereadores depois de o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (SD), avisar que, diante da redução da receita, não vai pagar os R$ 9,5 milhões de emendas parlamentares individuais. Eles receberam o ofício protocolado pelo presidente da Câmara, Marcos Duarte (SD), como uma “ameaça velada” e “um claro recado” de que os vereadores estão dispostos a ir responder o enfrentamento feito pelo Executivo.
OS VEREADORES TÊM PESO
Na leitura desse entorno do prefeito, Wagner se mostrou um grande gestor, é muito querido pela população, mas bate muito de frente com o Legislativo, e, no frigir dos ovos, defendem, são os vereadores que têm os votos. “Ninguém se reelege só com obras. Pode ter 60% ou 70% dos votos, mas o complemento da eleição vem dos vereadores”, sustentou à coluna um importante aliado do prefeito, que advoga que Wagner deveria se aproximar mais da Câmara.
MARCOS DUARTE, O PERIGO
Para esse grupo, o presidente do Legislativo, neste momento, representa “um perigo”. Além de demonstrar ter o apoio dos colegas, analisavam, mantém os olhos fixos na principal cadeira do Executivo, já que, na prática, é o vice-prefeito, uma vez que o eleito para a vaga, Marcus Marcelo, renunciou ao cargo assumir como deputado estadual.
TEM E NÃO TEM
Por falar nos deputados estaduais, o grupo próximo de Wagner reclama que ele não os procura “para nada”. Além de Marcus, o prefeito tem outro importante aliado na Assembleia, Gipão (PL). “Assim, tem dois deputados estaduais, Marcus Macelo e Gipão, mas, ao mesmo tempo, não tem nenhum”, afirmou o aliado do prefeito.
NEM NINGUÉM
Dessa forma, avalia esse grupo, Wagner não procura “nem vereadores, nem deputados, nem ninguém para discutir nada”. “Só toma as decisões, doa a quem doer. É preocupante”, alerta um desses aliados do prefeito.
PROMETE
Fato é que a volta do Legislativo araguainense em agosto promete.
PEGOU MAL
Em Miracema, rende ainda os bastidores do Miracaxi, quando a prefeita de Miracema, Camila Fernandes (MDB), mandou arrancar a publicidade do deputado estadual Ivory de Lira (PCdoB), sob a alegação de que ele não havia contribuído financeiramente (o que o parlamentar nega). Acontece que a postura de Camila na festa foi muito mal recebida no Palácio Araguaia. Há por lá um descontentamento enorme com ela. Destacam o fato de o evento não ter dado o devido destaque ao apoio do governo do Estado ao Miracaxi. Como a coluna já publicou, Wanderlei Barbosa (Republicanos) nem fez a tradicional passagem do governador pela micareta.
IGNORADO
Dizem ainda que um representante do governador foi para a abertura da festa e sequer foi citado.
EXONERAÇÕES À VISTA?
Então, começam os bochichos de que cerca de 30 pessoas indicadas para o Hospital de Miracema pelos vereadores da base e pela prefeita, através do deputado governista Nilton Franco (Republicanos), estariam sendo dispensados.
SINAIS DE WANDERLEI EM PARAÍSO
O governador Wanderlei Barbosa já deu sinal claros de quem deve apoiar nas eleições de Paraíso no ano que vem. Semana passada, ele recebeu no Palácio o ex-governador e ex-prefeito da cidade Moisés Avelino (MDB) e definiu o encontro nas redes sociais como um “bom papo” e “troca de experiências”.
PROCESSO ELEITORAL DE PARAÍSO
Já nessa segunda-feira, 24, o deputado Nilton Franco postou uma foto dele, Avelino e do ex-deputado federal Osires Damaso (Podemos) em nova reunião com Wanderlei. Nilton avisou que, além das demandas de Paraíso, a conversa girou também sobre o processo eleitoral da cidade.
CELSO COM DIMAS
O prefeito Celso Morais (MDB) apoiou em 2022 a candidatura a governador de Ronaldo Dimas (PL), o que, por si só, já jogou Wanderlei no colo da oposição para 2024. Em 2020, Morais fez 72,06%, mas, bom reforçar, com o apoio de Avelino e Damaso.
DAMASO VEM AÍ
Tudo indica que, na reeleição, o prefeito terá que enfrentar o ex-deputado Osires Damaso, apoiado por Avelino, Nilton e Wanderlei.
ERRO NA FORMA?
Sem dúvida, uma justa homenagem ao governador Siqueira Campos, o empréstimo de seu nome ao Palácio Araguaia. Agora a forma pode não ter sido a melhor. Já que optaram pelo Palácio, a mudança no nome deveria ter sido completa, ou seja, que passasse a se chamar Palácio Siqueira Campos. Ninguém vai falar Palácio Araguaia Governador Siqueira Campos. Só em documentos da burocracia oficial. Povo e imprensa, da forma como foi aprovado, vai continuar resumindo tudo a Palácio Araguaia.
VAI DISPUTAR DE NOVO
Salomão Barros está disposto a disputar novamente a Prefeitura de Tocantinópolis. Ele até já alterou o nome de seu perfil no Instagram para “Salomão 2024”. O político está no Podemos, mas o partido pelo qual vai concorrer ainda não foi definido. Em 2020, o pré-candidato enfrentou, pelo Solidariedade, o sobrinho e atual prefeito, Paulo Gomes (PSD), que venceu com 63,25% dos votos contra 36,75%.
FICA OU SAI?
Pré-candidato a prefeito de Palmas, o deputado estadual Júnior Geo ainda discute sua permanência ou não no Podemos, que incorporou o partido do parlamentar, o PSC. Por conta da incorporação, ele tem 30 dias para se decidir se fica ou sai, sem responder por infidelidade partidária. Geo até já se reuniu com a presidente nacional, a deputada federal Renata Abreu (SP), mas ainda pensa e conversa com aliados. Entre os gargalos para a decisão, o fato de o grupo de Ronaldo e Tiago Dimas (este último é o presidente regional) querer o comando da legenda na Capital.
TOCANTINSE NO MENGÃO
Um aluno da Escola Flamengo Palmas assinou contrato profissional com o clube carioca, que tem a maior torcida do País, à qual este vos escreve orgulhosamente também integra. Gusttavo Sousa (foto acima) foi aluno na sede em Taquaralto desde os 9 anos. Chegou ao Rio em agosto de 2021, fez o teste no Mengão, batalhou muito até ser aprovado. Parabéns ao garoto (que faça muitos gols para nós) e ao Flamengo Palmas, que tem como CEO Luiz Eduardo Catapan, quem contou a história do atleta no Instagram.