CONVERSA NÃO CONCLUÍDA
A coluna apurou com aliados do vereador Carlos Amastha (PSB) que ele teria mesmo entregado ao prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), na noite de terça-feira, 22, a carta em que cogita deixar a Secretaria Municipal da Zeladoria Urbana. O documento colocado nas mãos do prefeito por Amastha na noite de terça-feira e os dois conversaram por três horas. Contudo, a reunião continuaria na quarta-feira, 23, mas o prefeito não chamou o seu secretário. Depois ficou para essa quinta-feira, às 10 horas, e novamente, diz o entorno do vereador, ele não foi chamado para o fechamento da conversa.
DESENCONTRO
Segundo essas fontes, o prefeito teria enviado uma mensagem a Amastha somente na noite dessa quinta, mas, num desencontro de informação, porque estava com o celular desligado, o vereador não a viu. Assim, a exoneração do secretário teria ocorrido sem o desfecho da conversa dos dois.
DIZ QUE DESFEZ FUXICOS, APESAR DO DIÁRIO
Porém, essas pessoas próximas asseguram que Amastha conseguiu desfazer, na noite de terça, todos os fuxicos que circularam nos últimos dias. Mas o ato publicado no Diário Oficial pode ser um sinal de que o prefeito não se convenceu.
NA OPOSIÇÃO
Fato é que, segundo esses aliados, Amastha agora vai compor a oposição ao prefeito Eduardo Siqueira Campos na Câmara, onde somará forças com seu colega Vinícius Pires (Republicanos). O vereador do PSB foi um dos principais aliados da campanha de Eduardo no ano passado. Assim, um rompimento que tem significados.
SINTET PALMAS COMEMOROU
Quem comemorou a saída de Amastha da Zeladoria foi o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintet) de Palmas, que nunca se esquece do tratamento recebido pela categoria durante a grave no governo do ex-prefeito. “O homem que é o inimigo número 1 da educação palmense, perseguindo em 2017 os educadores e o Sintet, agora sente o gosto amargo do corte no próprio ‘ponto’ político”, ironiza publicação da entidade, numa referência ao fato de o então prefeito Amastha ter cortado o ponto dos grevistas.
NA GESTÃO EDUARDO

Ainda sobre a Prefeitura de Palmas, o jornalista Sebastião Vieira de Melo foi nomeado assessor parlamentar no Gabinete do Prefeito e redistribuído para a Secretaria Municipal da Comunicação. Sua função será de interlocutor da gestão com a comunidade. Vieira vai contribuir com a construção de projetos, estratégias de comunicação, aproximação com os movimentos sociais e associações de bairros, além de participar de debates e reuniões com a população.
VAI MESMO A FEDERAL

Como a coluna havia antecipado ainda no início do primeiro semestre, a deputada estadual Janad Valcari (PL) vai buscar vaga na Câmara Federal em 2026.
TRÊS CONCORRENTES A MENOS
Com isso, pelo menos três vagas de deputado estadual devem estar em aberto no ano que vem: a de Janad, a do presidente da Aleto, Amélio Cayres (Republicanos), pré-candidato a governador; e a de Jair Farias (UB), também pré-candidato a deputado federal.
AURI CONFIRMA PRÉ-CANDIDATURA

O prefeito de Axixá, Auri-Wulange Ribeiro Jorge (UB), aproveitou seu aniversário na quarta-feira, 23, para lançar a pré-candidatura a deputado estadual. No terceiro mandato de prefeito, para concorrer à Assembleia, Auri terá que renunciar no início de abril do ano que vem. Ele fará uma dobradinha com um dos seus mais importantes aliados, o deputado estadual Jair Farias (UB), que disputará vaga na Câmara Federal.
SUPERVISOR NO CANTÃO

O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) nomeou o ex-vereador de Caseara Clebinho Cavalcante como supervisor de Unidade de Conservação. Ele vai trabalhar no Parque Estadual do Cantão. Clebinho foi presidente da Câmara de Caseara e também da União dos Vereadores do Vale do Araguaia. No ano passado, porém, não conseguiu a reeleição.