SEM PRIVILÉGIOS
Aliados do presidente da Assembleia, Amélio Cayres (Republicanos), negam que ele esteja obtendo qualquer privilégio na distribuição de espaço do governo do Estado, como chegaram a afirmar fontes do Bico do Papagaio. Além disso, Amélio não tem tirado cargo de nenhum dos colegas de Parlamento da região extremo norte, garantem. Por isso, defendem que não há motivo para contrariedade por parte dos deputados estaduais Fabion Gomes (PL), Jair Farias (UB) e Winston Gomes (PSD).
APOIARAM OUTROS CANDIDATOS
Esses aliados explicam que Winston não tem conseguido espaço porque não apoiou a reeleição do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). Ele estava na campanha do candidato de seu partido, senador Irajá. Há outros casos em que o prefeito perdeu cargos porque também não apoiou Wanderlei. Aí o espaço ficou para deputados da base.
NEGAM DESCONTENTAMENTO
Também negam descontentamento de Fabion com Amélio.
UB DE PALMAS
No União Brasil, o grupo da deputada estadual Vanda Monteiro está questionando a nova composição da comissão do partido em Palmas, sob o comando do deputado federal Carlos Gaguim, sem que a discussão passasse pela executiva estadual. O caso foi levado à presidente regional, senadora Dorinha Seabra Rezende, que ficou de colocar em pauta na próxima reunião da executiva.
PESSOAS MUITO PRÓXIMAS
Um dos pontos questionados é o fato de Gaguim ter colocado na executiva da comissão algumas pessoas muito próximas a ele, como sua esposa, Rose Amorin (terceira vice-presidente); o ex-assessor Antônio Lopes Braga Júnior (membro) e sua secretária, Ana Paula Alves de Araújo Vilaça (Tesoureira).
OPOSIÇÃO EM PARAÍSO
Já em Paraíso, o grupo do governador Wanderlei Barbosa se movimenta para lançar uma candidatura única de oposição ao prefeito Celso Morais (MDB), que no ano passado apoiou Ronaldo Dimas (PL) na disputa pelo Palácio. Nesta semana deu um enorme zum-zum-zum o almoço do deputado estadual Nilton Franco (Republicanos), majoritário na cidade, com o ex-deputado federal Osires Damaso (PSC).
OUTROS PALACIANOS
O grupo palaciano de Paraíso ainda conta com o ex-prefeito Moisés Avelino (MDB), que está estremecido com Celso Morais; e a ex-vereadora Vanessa Alencar (UB). Damaso fez mais de 6 mil votos na cidade em outubro e Vanessa, quase 4 mil, ambos para federal. Por enquanto, não há um nome definido para encabeçar a chapa.
CONFERÊNCIA ESTADUAL DA REDE
O Elo Estadual da Rede Sustentabilidade realizará neste domingo, 2, sua 5ª Conferência Estadual, na qual serão escolhidos os 17 delegados do partido no Tocantins que irão ao congresso nacional, de 14 a 16 de abril. O evento estadual ocorrerá na Câmara de Palmas, das 14 às 18 horas, num formato híbrido (presencial e online).
RESPEITO
Na reunião da bancada federal com prefeitos, vice-prefeitos e vereadores do Tocantins, o governador Wanderlei Barbosa afirmou ter ouvido elogios e reclamações. Mas ressaltou: “Com o mesmo respeito por todos”.
IRAJÁ CRITICA ALTA DE ALÍQUOTA
O senador Irajá foi à tribuna nesta semana para criticar o governador Wanderlei Barbosa pelo aumento da alíquota de 18% para 20% do ICMS sobre combustível, energia elétrica e serviços de comunicação. Estava em 25% e caiu para 18%, numa ação considerada eleitoreira do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). No entanto, para Irajá, a elevação para 20% “atinge diretamente o bolso de todos os tocantinenses, de todas as classes sociais”. “É mais uma atitude que vai na contramão do que espera a sociedade: um governo eficiente e com menos impostos sobre as costas dos trabalhadores”, argumentou o senador.
O ÚNICO CONTRA
O único deputado estadual que votou contra a medida no dia 22 foi Júnior Geo (PSC), para quem o aumento da alíquota não vai resultar em maior arrecadação. “Na realidade, eu acredito que o aumento do imposto, da forma como está sendo feito, pode trazer o aumento de inadimplência”, sustentou na sessão.
CONSELHEIRO LANÇA LIVRO
O conselheiro José Wagner Praxedes, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO), lançou na noite dessa quinta-feira, 30, em Gurupi, o livro “Controle Externo – 30 anos de Julgados”. A obra é comemorativa às três décadas de dedicação dele ao controle externo. Segundo o conselheiro, o livro é técnico, com dez pontos julgados, bastante atuais, dirigido aos acadêmicos de Direito, Administração, Economia, Contabilidade e para gestores, como prefeitos e secretários.
FINAL DO TOCANTINENSE
Capital e Tocantinópolis iniciam neste domingo, 2, às 16 horas, no Estádio Nilton Santos, a disputa pelo título do Campeonato Tocantinense de Futebol. Serão dois jogos. O outro ocorrerá no dia 9, às 15h30, no Estádio Ribeirão, em Tocantinópolis.