PASSARÁ PELA NACIONAL
O jornal Folha de S.Paulo afirmou que a concretização da aliança entre petistas e a pré-candidatura do deputado estadual Júnior Geo (PSDB), em Palmas — aprovada na sexta-feira, 12 –, ainda depende do aval do PT nacional, que decide candidaturas nas capitais. Coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral do PT, o senador Humberto Costa disse ao jornal, contudo, que não há veto a alianças com o PSDB, a depender do contexto da eleição. “Mas destaca que não há decisão tomada”, ressaltou a Folha. De acordo com a matéria, fora da base do presidente Lula, os petistas devem apoiar os tucanos também em Mossoró (RN), o Cidadania em Macaé (RJ) e o Podemos em São José do Ribamar (MA) e Taboão da Serra (SP).
TRÊS POSSÍVEIS VICES DE JOSI
São três os nomes cotados para a vaga de vice da prefeita Josi Nunes (UB) em Gurupi. Uma escolha sobre a qual ela deve estar muito atenta, uma vez que a relação dela com seu atual vice, o ex-deputado estadual Gleybson Nato, não foi nada boa e acabou em rompimento. O que se diz nos bastidores do cidade é que há um acordo de Josi com o presidente regional do PL, senador Eduardo Gomes, para que o companheiro de majoritária da prefeita saia do partido. Assim, estão cotados o ex-presidente da Associação Comercial e Industrial de Gurupi (Acig) Adailton Fonseca, Carlos Barcellos — que foi vice de João Cruz e Alexandre Abdalla, além de Secretário da Habitação na gestão de Laurez Moreira — e o ex-vereador e ex-presidente do Detran Colemar Câmara.
SEM IDEOLOGIA, SÓ DEFESA DA DEMOCRACIA
O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) foi às redes sociais — diga-se: corretamente — repudiar o atentado sofrido pelo republicano norte-americano e candidato a presidente Donald Trump. “Fiquei estarrecido com com a tentativa de assassinato do ex-presidente dos EUA Donald Trump ontem [domingo, 14]. A violência não pode se sobrepor à democracia e ao debate de ideias. Me solidarizo com a família das vítimas fatais e desejo uma pronta recuperação ao ex-presidente e demais feridos”, afirmou. Depois, Wanderlei repostou a mensagem para se explicar: “Minha opinião não é ideológica, manifesto em defesa da democracia do respeito à liberdade de expressão e a vida”. Em tempos de radicalismo tóxico, até o óbvio tem que ser explicado.
NO ANIVERSÁRIO DO PAI
O pré-candidato a prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, vai realizar a convenção que homologará seu nome para a disputa no dia 1º de agosto. Não por acaso. É o dia do aniversário de seu pai, o governador Siqueira Campos, que, se estivesse vivo, completaria 95 anos. A data era comemorada por Siqueira, tradicionalmente, com um ritual: uma missa em Palmas pela manhã e depois seguia para Arraias, que, como ele, também faz aniversário em 1º de agosto. O local da convenção de Eduardo ainda não está definido.
O PRÉ-CANDIDATO DE VICENTINHO JR EM FORMOSO
O Progressistas, do deputado federal Vicentinho Júnior, entrou na tumultuada pré-campanha de Formoso do Araguaia. O parlamentar lançou a pré-candidatura do médico Paulo Marcelo. Além dele, há mais tempo estão na corrida sucessória o prefeito Israel Kawê (PSB), que acabou de assumir, com a cassação de Heno Rodrigues (UB); o ex-vereador Ronison Parente (MDB) e o advogado e suplente de deputado estadual Guilherme Gama (Republicanos).
ÉTICA, COMPETÊNCIA E DEDICAÇÃO
Vicentinho não poupou adjetivos para o pré-candidato. Segundo ele, Paulo Marcelo é “um homem de vasta experiência e comprometido com o desenvolvimento” da cidade. “Com uma trajetória marcada pela ética, competência e dedicação, ele está pronto para enfrentar os desafios e transformar Formoso do Araguaia em um lugar ainda melhor. Com propostas inovadoras, Dr. Paulo Marcelo buscará promover políticas públicas eficientes sempre focado no bem-estar da comunidade”, garantiu postagem do deputado em rede social.
COM CNPJ, MAS SEM CPF
Ainda sobre Formoso, o pré-candidato Ronison Parente terá que se contentar com o CNPJ do MDB, porque o CPF do presidente do partido, Alexandre Guimarães, já está comprometido com a pré-candidatura de Guilherme Gama. O republicano garantiu que Guimarães lhe hipotecou total apoio. Parente, por sua vez, considera que o presidente regional do MDB foi correto com ele, e não tem do que reclamar.
PELAS COSTAS
A senadora Dorinha Seabra Rezende (UB) fez uma postagem nesse domingo, 14, nas redes sociais que foi recebida como uma espécie de mensagem cifrada “a quem interessar possa”. O post começa com a seguinte frase no vídeo: “Estão falando mal de você pelas costas”. No texto diz que, “na política é assim mesmo, uns falam, falam; prometem e não cumprem”. “Enquanto uns estão falando, eu estou fazendo: Hospital Universitário, Pnaes [Plano Nacional de Assistência Estudantil], Novo Ensino Médio, casas populares, recursos, muitos recursos para o Toca… Beijinho no ombro e bom domingo para todos”, ironiza.
LIRES VOLTA A GUARAÍ APÓS ACIDENTE DOMÉSTICO
A ex-prefeita de Guaraí, Lires Ferneda (Podemos), retornou para Guaraí na noite de sexta-feira, 12, quase um mês após sofrer grave fratura na perna. Ela se acidentou em casa no dia 16 de junho e passou por cirurgia. Ao voltar para sua casa, a pré-candidata a prefeita recebeu o carinho de apoiadores, que prepararam uma recepção com direito a chuva de confetes, relatou o site Guaraí Notícias. Muito emocionada, Lires agradeceu o carinho da surpresa, já que não foi avisada da recepção. A pré-candidata ainda deve permanecer em repouso, mas garantiu que o processo de recuperação tem sido melhor do que o esperado e que logo poderá retomar a sua rotina diária.
VALDÔNIO E IVONETE CONVERSAM
Em Cariri, o que se diz é que há uma boa conversa em andamento entre os dois pré-candidatos da oposição, o presidente da Câmara de Gurupi, Valdônio Rodrigues (PDT) — sim, ele pretende disputar na cidade vizinha –, e a ex-vereadora Ivonete Pereira (Republicanos). O objetivo é tentar unir forças para enfrentar o pré-candidato do prefeito Júnior Marajó (UB), o presidente da Câmara, Elton Moreira Alves, o Tetin do Açougue (UB).
TRÊS PRÉ-CANDIDATOS EM FIGUEIRÓPOLIS
Em Figueirópolis, são três pré-candidaturas colocadas: da prefeita Jakeline Pereira (PSD), do ex-prefeito José Fontoura Primo (Republicanos) e do ex-vereador Aristóteles Milhomens, o Toti (PL).