AMASTHA “COMEMORA”
O ex-prefeito de Palmas Carlos Amastha (PSB) “comemorou” nesta segunda-feira, 3, os cinco anos de sua renúncia para, quixotescamente, disputar o governo do Tocantins por duas vezes em 2018 – a suplementar, na qual nem foi para o segundo turno, e a ordinária de outubro daquele ano, vencida ainda na primeira etapa por Mauro Carlesse (Agir). Eleito em 2016, Amastha entregou de bandeja, ao renunciar, cerca de 2 anos e 8 meses para a sua vice, a hoje prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), que rompeu com o antecessor após aquelas eleições ordinárias.
MAIOR ERRO DA VIDA
No Instagram, Amastha replicou a postagem de Cinthia de cinco anos atrás, um convite para a solenidade de renúncia e posse, e afirmou que é uma “data para ser esquecida”. “Um dia como hoje, 5 anos atrás, cometi o maior erro da minha vida. Já pedi perdão e continuarei pedindo”, avisou o ex-prefeito.
DESPIR DAS VAIDADES
Para ele, foi “uma pena”. “Estava tudo pronto, era apenas despir das vaidades e tocar os inúmeros projetos, com fontes de renda, para fazer de Palmas o melhor lugar do mundo para se viver”, escreveu Amastha.
OUTRO IMBRÓGLIO PARA DORINHA
Além do fato de ter dois pré-candidatos em sua legenda, a presidente regional do União Brasil, senadora Dorinha Seabra Rezende, poderá ter um imbróglio a mais para resolver internamente rumo às eleições de 2024 na Capital: a extrema aproximação do deputado federal Carlos Gaguim com a pré-candidata a prefeita de Palmas pelo PL, a deputada estadual Janad Valcari. Ressaltando que Gaguim vai comandar, diretamente ou por preposto, a comissão metropolitana do UB.
DO BOTECO DO GILBERTO À QUADRANGULAR
O ex-senador Eduardo Siqueira Campos (UB) fez duas aparições nas redes sociais no final de semana. Na sexta-feira, 31, no Bar do Gilberto, nos Aurenys, ele gravou vídeo se comprometendo a colocar 10 mil jovens no programa social de sua gestão que já tem até nome, Amigos do Futuro. “Começa com minha assinatura, no dia 1º de janeiro de 2025, se Deus me der a graça de ser prefeito”, garantiu. Já no sábado, 1º, ele usou a palavra num culto da Igreja Quadrangular em Palmas, diante da presença do deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB), marido da prefeita Cinthia.
PRÉ-CANDIDATOS DA BASE GOVERNISTA
Depois de dois adiamento, a reunião dos pré-candidatos da base do governo Wanderlei Barbosa (Republicanos) em Palmas agora ficou para depois do feriadão de Páscoa. A lista de participantes deve ser composta pelo deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos), Eduardo Siqueira Campos, pelos estaduais Vanda Monteiro (UB), Cleiton Cardoso (Republicanos) e Cláudia Lelis (PV); ainda pelo secretário da Governadoria, Jairo Mariano (PDT). Não é da base, mas também esteve na campanha de Wanderlei e, por isso, será convidado, o deputado estadual Júnior Geo (PSC).
JANAD E AMASTHA
A deputada estadual Janad Valcari e o ex-prefeito Carlos Amastha apoiaram o candidato a governador Ronaldo Dimas (PL), assim, não serão convidados.
NADA A VER COM O PALÁCIO
O grupo governista faz questão de confirmar o que já disse à coluna o secretário estadual da Comunicação, Márcio Rocha: a reunião é de iniciativa dos pré-candidatos, sem qualquer participação do Palácio e, portanto, de Wanderlei.
HOMENAGEM AOS JORNALISTAS
A deputada Janad Valcari realizou na manhã desta segunda-feira, 3, na Assembleia, um café da manhã para os jornalistas do Tocantins. O encontro foi em alusão ao Dia do Jornalista, comemorado na sexta-feira, 7. Houve um bate-papo da parlamentar com os profissionais e discussão sobre demandas da categoria. Janad assinou duas indicações que serão encaminhadas ao reitor da UFT, Luis Eduardo Bovolato, solicitando estudos para implantação do curso de jornalismo nos campi de Araguaína e Gurupi. Hoje há somente em Palmas.
DE OLHO NAS PROGRESSÕES
O secretário estadual da Segurança Pública, Waldemir Costa, e o secretário-executivo, Reginaldo de Menezes, receberam na manhã desta segunda-feira, 3, o deputado estadual Moisemar Marinho (PSB), presidente da Comissão da Segurança Pública na Assembleia e o primeiro parlamentar eleito pela categoria. Na pauta, entre outras, as progressões funcionais dos policiais, decantadas pelo secretário como “as tão sonhadas e merecidas progressões”. “Estamos somando esforços para implementar, o mais breve possível”, afirmou Waldemir Costa.
MENSAGEM DE FACHIN À DPE
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin agradeceu a atenção com que foi recebido na sede da Defensoria Pública do Tocantins, em Palmas, na sexta-feira, 31, em mensagem enviada nesta segunda-feira, 3, à defensora pública-geral, Estellamaris Postal. “Mirando o futuro, almejamos um estreitamento dos laços institucionais entre a magistratura constitucional no Supremo Tribunal Federal e no Conselho Nacional de Justiça, com as Defensorias Públicas, especialmente para formular e executar programas e projetos que tornem a justiça brasileira um conjunto de mentes e corações a serviço da sociedade e do interesse público, com especial ênfase à população vulnerável e às parcelas significativas do povo brasileiro ainda sem um mínimo existencial digno”, diz o ministro na mensagem.
DEDICAÇÃO E O PROFISSIONALISMO
Ainda no texto, Fachin disse que pôde “perceber a dedicação e o profissionalismo de toda a equipe de servidores, servidoras, defensores e defensoras públicas que trabalha incansavelmente para garantir o acesso à justiça aos cidadãos e cidadãs do Tocantins”.
PRÓ-IDEB 2023
A Secretaria da Educação de Palmas fará nesta terça-feira, 4, a partir das 9 horas, no Colégio Esportivo Militar do Corpo de Bombeiros (Cemil), ETI Professora Margarida Lemos, no setor Lago Sul, o lançamento oficial do Pró-Ideb 2023, que executará ações pedagógicas para manter os bons índices educacionais da Capital. Em 2022, Palmas obteve 2º lugar no Ideb entre as capitais nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), com média de 6,1, abaixo apenas de Teresina (PI). Nos anos finais (6º ao 9º ano), Palmas ficou em 1° lugar, com média de 5,6.