AMÉLIO VAI ATÉ DORINHA
O presidente da Assembleia, Amélio Cayres (Republicanos), se reuniu na tarde de sexta-feira, 4, com a senadora Dorinha Seabra Rezende (UB), após os dois não terem conseguido se encontrar na visita que o deputado fez semana passada a congressistas tocantinenses em Brasília. Na pauta, a primeira preocupação foi desfazer o clima de rompimento entre os grupos do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e de Dorinha.
É SOLDADO
Amélio também disse a Dorinha que ela é imprescindível para o projeto do grupo palaciano, se colocou como soldado e, como tal, à disposição para cumprir o papel que lhe couber: ser candidato a governador ou até mesmo disputar a reeleição para deputado estadual.
DE OLHO MESMO NO SENADO
A coluna ouviu de importantes fontes da Assembleia que o alvo de Amélio seria, na verdade, o Senado. Contudo, seu entorno torce mesmo é para que ele vá à reeleição de deputado estadual, disputa de risco quase zero para o parlamentar.
BOM MOMENTO PARA DISCUTIR O REFIS
Reuniões do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz) e do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) em Palmas nesta quinta, 10, e sexta-feira, 11, estão sendo vistas como um bom momento para os prefeitos colocarem em discussão a questão do ICMS dos programas de recuperação de crédito fiscal (Refis) do governo do Tocantins do qual desconfiam que estão sendo prejudicados talvez há décadas. Isso porque o Estado estaria fazendo os acordos com os contribuintes inadimplentes, mas não repassando os 25% a que os municípios têm direito. Isso não seria uma prática exclusiva do governo Wanderlei Barbosa, mas de todas as gestões dos últimos anos.
DISPOSIÇÃO PARA CONVERSA
Inclusive, ao CT Entrevista, o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (UB), chegou a elogiar Wanderlei por ter mostrado disposição para conversar sobre o tema.
REUNIÃO COM PREFEITOS
Conforme a coluna apurou, o caso não deve estar na mesa de debate da Confaz e Comsefaz, mas a Secretaria Estadual da Fazenda deve receber prefeitos esta semana para discutir o assunto.
GOMES SE APROXIMA DOS RADICAIS DO BOLSONARISMO

A participação do senador Eduardo Gomes (PL) nos dois últimos atos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em favor dos golpistas do 8 de janeiro mostra uma guinada do tocantinense. Racional e calculista, Gomes sempre se manteve distante das alopragens de Bolsonaro e seus malucos. Isso, inclusive, sempre foi motivo de reclamação da alas mais radicais do grupo do ex-presidente. Com a chegada da pré-campanha, o também presidente do PL do Tocantins parece se mostrar disposto a se levar um pouco por essas doideiras para se aproximar da fatia do eleitorado mais radicalizado.
CADÊ A FOTO COM BOLSONARO?
Houve quem reclamou da falta de uma foto de Gomes ao lado de Bolsonaro na manifestação de São Paulo desse domingo, 6.
PELO BICO

O vice-governador Laurez Moreira (PDT) fez um tour pelo Bico do Papagaio semana passada, acompanhado pelo ex-prefeito de Palmas Raul Filho (PDT). Laurez já havia passado pela região central e pelo sul, e tem avisado que prosseguirá percorrendo o Tocantins.
LUGAR DE VIDA MAIS INDIGNA
Em Esperantina, terra do presidente da Assembleia, Amélio Cayres, em discurso, Raul não poupou crítica ao deputado. “Gente, eu não conheço, mas eu tenho informação que o lugar que tem uma vida mais indigna do planeta Terra está aqui no município de vocês. É Vila do Gato. Diz que lá as pessoas vivem em extrema pobreza”, afirmou Raul. “Então vocês querem ver o futuro deste Estado? Olha para o espelho de quem governa esta cidade por tanto tempo e hoje é chefe do Poder Legislativo do Estado, quem detém realmente os recursos.”
1ª VEZ QUE ESCUTOU NOME DE AMÉLIO
O ex-prefeito de Palmas disse que, em cinco dias no Bico, não havia escutado o nome de Amélio. “Nós já estamos há cinco dias na região. É a primeira vez que eu escuto o nome do cidadão Amélio Cayres. […] mas eu estou indignado com o que estou vendo. Esses cidadãos que representam o Bico, os deputados, deveriam andar aqui de carro. Fazer o que nós estamos fazendo para chegar aqui e ter vergonha.”
NÃO TEM NADA A VER COM A PONTE JK
É que na região se diz que o trecho da TO-201 de Augustinópolis a Esperantina está ruim por conta do fluxo de caminhões que aumentou após a queda da ponte JK, em Aguiarnópolis. Contudo, essa tragédia não impactou esse trecho, mas, sim, de Imperatriz à região de Sítio Novo, São Bento e Axixá.
AMÉLIO SE INCOMODOU
O que dizem na região é que Amélio ficou muito incomodado com as críticas de Raul e chegou a ligar para Francimar Sousa da Silva, marido da prefeita Tota (UB), de Esperantina. Os dois são inimigos pessoais. Tota é aliada de primeira hora do deputado estadual Jair Farias (UB), também adversário do presidente da Assembleia no Bico. Na conversa, Amélio garantiu a Francimar que o governo vai recapear o trecho de Augustinópolis a Esperantina.
HOMENAGEM A JORNALISTAS I
A Assembleia do Tocantins (Aleto) promove nesta terça-feira, 8, um debate em homenagem ao Dia do Jornalista, celebrado neste 7 de abril. O evento reunirá dois especialistas para discutir os principais desafios da categoria: Samira de Castro, presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj); e Guilherme Carvalho, jornalista e pós-doutor em pesquisas sobre Jornalismo e Inteligência Artificial (IA). O evento ocorrerá às 19 horas, no Salão de Eventos da CDL (Qd 301 Norte, Conj. 01, Lt 06, Palmas). Carvalho abordará o tema “Jornalismo na era digital: reinvenção ou extinção?”, discutindo os impactos da IA na profissão. Samira de Castro fará uma análise sobre as dificuldades para o exercício jornalismo no Brasil, incluindo a crescente descredibilização da imprensa por autoridades.
HOMENAGEM A JORNALISTAS II
Já a Câmara de Palmas realizará sessão solene em comemoração ao Dia do Jornalista, uma proposta da vereadora Thamires do Coletivo Somos (PT), na quinta-feira, 10, a partir das 9 horas. Este colunista será um dos homenageados, por indicação do Somos, a quem já adianto meus agradecimentos.