FALTOU UM POUCO DE PLANEJAMENTO
O presidente da Câmara de Palmas, José do Lago Folha Filho (PSDB), foi à tribuna na sessão dessa terça-feira, 14, cumprimentar a gestão da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) pelo triplo A junto à Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Ele comparou o resultado da Capital com as duas outras maiores cidades tocantinenses, Araguaína e Gurupi. “Quero citar aqui dois grandes exemplos de municípios tocantinenses, que são os segundos maiores municípios tocantinenses: o município de Araguaína, que não teve essa nota, não alcançou esse objetivo, porque realmente faltou um pouco de planejamento; e o município de Gurupi também, que não conseguiu uma nota como o município de Palmas. Ninguém alcançou, só o município de Palmas alcançou essa nota”, reforçou.
RECURSOS DOS IMPOSTOS
Folha lembrou que Palmas é uma das cidades brasileiras com maior condição de fazer financiamentos. “A prefeita Cinthia, depois de seis anos de gestão, fez poucos financiamentos, usou pouco essa condição de buscar empréstimos, trabalhou muito pelo município com recursos arrecadados dos nossos impostos. É uma gestão planejada, que tem, sem sombra de dúvida, condição de deixar para o próximo gestor uma cidade com uma condição muito grande de poder, se quiser, buscar investimentos e financiamentos para o município de Palmas”, avaliou.
QUEREM APOIO DA PREFEITA
A pré-candidata a prefeita de Palmas pelo PL, a deputada estadual Janad Valcari, foi às redes sociais para ressaltar que seus adversários não tratam das denúncias feitas contra a gestão Cinthia e nem a criticam. “As reclamações tomam conta das redes sociais e da imprensa, mas os outros pré-candidatos parecem não enxergar as suspeitas de corrupção, os bairros sem asfalto, a falta de ônibus e a má qualidade da nossa saúde”, afirma. “Sabe por quê? Porque eles querem o apoio da prefeita. Para eles, a cidade está muito bem e os problemas não são graves”, diz Janad, em meio a imagens de ruas sem asfalto, esburacadas e sujas. A pré-candidata, então, afirma que é a única “que vem brigando com os problemas de Palmas, desde o primeiro dia em que me tornei vereadora e também como deputada”.
ELI E VICENTINHO JR VÃO SE LICENCIAR
Os deputados federais Eli Borges (PL) e Vicentinho Júnior (Progressistas) estão para se licenciar da Câmara. No lugar deles entrarão os suplentes, respectivamente, o empresário Pedro Júnior (PL), de Araguaína, o ex-prefeito de Augustinópolis Júlio Oliveira (Progressistas).
100% GURUPIENSE
Crítico da gestão da prefeita Josi Nunes (UB) por ter muitos secretários de fora — alguns do governo de Mauro Carlesse — e muitas empresas de fora prestando serviços para a prefeitura, o pré-candidato Cristiano Pisoni (PSDB) está assumindo compromisso de ter um secretariado 100% gurupiense, com residência na cidade por no mínimo dois anos.
CAVALEIROS DO APOCALIPSE
O senador Irajá (PSD) foi incluído em reportagem da revista Forum como um dos “cavaleiros do apocalipse climático no Congresso segundo entidades ambientais“. Conforme a revista, são os parlamentares que articulam o “pacote da destruição”, com potencial de piorar ainda mais tragédias climáticas como as que assolam o Rio Grande do Sul. Fórum diz que esses políticos são apontados pelas entidades Clima Tempo, Observatório do Clima e Instituto Socioambiental. Ao lado de Irajá, são colocados como “cavaleiros do apocalipse” políticos como o ex-ministro do Meio Ambiente e atual deputado Ricardo Salles, o senador licenciado Luiz Carlos Heinze (PP-SC) e os deputados Alceu Moreira (MDB-RS) e Marcelo Van Hatten (Novo-RS). Segundo a revista, o senador tocantinense foi incluído por seu projeto que “quer anistiar a grilagem de terras”.
PRINCIPAIS RETROCESSOS
De acordo com o site Congresso em Foco, o projeto de Irajá apresentado em 2020 (PL 2374/2020) garante anistia para desmatadores. A proposta está na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado e aguarda parecer do relator, senador Jaime Bagattoli (PL-RO). Segundo o site, os principais retrocessos impostos por essa iniciativa de Irajá são não incluir discussão na Comissão de Meio Ambiente, o que é considerado inaceitável, porque o projeto trata do Código Florestal; alterar o marco temporal da regularização de áreas de reserva legal desmatadas irregularmente ao estender a data de anistia de julho de 2008 para maio de 2012, e estender o prazo significa beneficiar os desmatadores ilegais, dizem os ambientalistas; e o fato de as alterações afetarem a análise de um número significativo de cadastros, sendo que essa etapa é um dos maiores desafios atuais para implementação do Código Florestal. O projeto apenas retardaria esse processo, sem trazer quaisquer ganhos, diz o Congresso em Foco.
PERSONALIDADES REPERCUTEM
A divulgação da lista dos “cavaleiros do apocalipse” foi repercutida nas redes sociais por importantes personalidades da cultura, meio ambiente e outras áreas. Caso do escritor Marcelo Rubens Paiva:
TUM RETIRA PRÉ-CANDIDATURA
A jornalista Roberta Tum retirou sua pré-candidatura a prefeita pelo PCdoB. Ela disse à coluna que a federação de PT, PCdoB e PV vai abrir o diálogo com os pré-candidatos da base do presidente Lula. São duas as prioridades dos federados neste momento: apoio político para a chapa de vereadores e garantir palanque a Lula em Palmas em 2026. Na foto, os presidentes metropolitanos do PCdoB, Tum; do PT, Vilela; e do PV, Mariana Morais.
SOLANGE VAI À REELEIÇÃO
Na chapa proporcional, uma novidade é que a vereadora Solange Duailibe (PT) tem garantido aos aliados que resolveu o impedimento jurídico e que vai à reeleição. Já está até fazendo foto oficial. Ela era tida como fora do páreo.
VAI AO TSE
O Podemos avisa que vai recorrer ao TSE após ter rejeitados os embargos contra a decisão do TRE-TO que autorizou a desfiliação do deputado estadual Júnior Geo (PSDB) sem prejuízos ao mandato.
PT COM RONIVON
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintet), José Roque, será candidato a vereador de Porto Nacional pelo PT. O partido bateu martelo nessa terça-feira que vai mesmo apoiar a reeleição do prefeito Ronivon Maciel (UB) e, à noite, num evento com o ex-tesoureiro do PT nacional Delúbio Soares, em Palmas, Zé Roque confirmou sua pré-candidatura a vereador. Uma reunião do PT na sexta-feira, 17, vai sacramentar a aliança com Ronivon.
GERÊNCIA DA FPA
Ex-presidente da Agência de Fomento do Tocantins (Fomento), Maurílio Ricardo está deixando a chefia de gabinete do deputado federal Lázaro Botelho (Progressistas) para assumir a gerência estratégica da Frente Parlamentar da Agricultura (FPA) da Câmara, presidida pelo deputado Pedro Lupion (Progressistas-PR).