RAUL E OS VEREADORES DO MDB

Em Araguaína, o meio político está estranhando a movimentação dos vereadores do MDB, considerando que Raul Guimarães (MDB), irmão do deputado federal Alexandre Guimarães (MDB), pretende disputar vaga na Câmara Federal em 2026. O que dizem por lá é que o emedebista mais bem votado no ano passado, Thiago Costa, ou deve sair a deputado federal, ou apoiar outro nome.
BAROLI COM CAMPELO
O presidente da Câmara, Max Baroli (MDB), está pra cima e pra baixo com o colega de Legislativo municipal Lucas Campelo (UB), que faz forte movimentação como pré-candidato a deputado federal.
COM ANDRÉ LUIZ
Já Diego da Apaa (MDB) caminha para apoiar o advogado André Luiz, do Bico do Papagaio, também pré-candidato a deputado federal.
RECUANDO OU BOLAS NAS COSTAS?
Assim, especula-se nas rodas de política araguainense que ou Raul Guimarães deve estar recuando na intenção de concorrer, ou está levando bolas nas costas de sua bancada na Câmara da cidade.
RELAÇÃO POR CONVENIÊNCIA

Ainda sobre Araguaína, a relação entre o grupo do deputado Alexandre Guimarães e do prefeito Wagner Rodrigues (UB) é meio estranha, dizem. O que se fala, de ambos os lados, é que se toleram pelas conveniências, mas não existe qualquer afinidade entre eles.
BOM PARA ARAGUAÍNA E PALMAS

A volta do deputado federal Tiago Dimas (Podemos) à Câmara é comemorada, sobretudo, por dois prefeitos, Wagner Rodrigues, de Araguaína; e Eduardo Siqueira Campos (Podemos), de Palmas. Wagner, justamente, porque não ficará mais exclusivamente na dependência de Alexandre Guimarães; e Eduardo porque Tiago vai somar esforços com Vicentinho Júnior (PP) para ajudar sua gestão na Capital. O novo parlamentar deve tomar posse já na terça-feira, 5, no lugar de Lázaro Botelho (PP).
VOZ FIRME, PREPARADA, COMPROMETIDA

Inclusive, o prefeito Eduardo emitiu nota para festejar a volta de Tiago ao Legislativo. Nela, ele afirma receber com “imensa alegria” a notícia. “Tiago Dimas é mais do que um representante tocantinense em Brasília. É uma voz firme, preparada e comprometida com o desenvolvimento do nosso estado e, em especial, com a nossa querida Palmas. Sua atuação sempre foi marcada por seriedade, diálogo e carinho com a nossa gente”, avaliou o prefeito.
MOTIVO DE CELEBRAÇÃO
Para Eduardo, ter Tiago de volta ao Parlamento “é motivo de celebração”. “Ganham Palmas, o Tocantins e, sobretudo, o Brasil com sua presença novamente na tribuna, defendendo pautas importantes, com coragem e responsabilidade. Desejo a ele muito sucesso nesse novo ciclo. Que seja um tempo de conquistas, boas lutas e vitórias para o povo tocantinense”, deseja o prefeito.
HISTÓRICO SIQUEIRISTA NÃO GOSTOU

Contudo, a nota de Eduardo não agradou aliados do deputado federal Lázaro Botelho, que está deixando a Casa para dar vez a Tiago Dimas, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Eles lembram que Lázaro é um histórico siqueirista, bem como a esposa dele, a ex-deputada estadual Valderez Castelo Branco. Para essas pessoas próximas do parlamentar, a nota do prefeito desconsiderou essa longa relação de Lázaro com ele e com o pai, o governador Siqueira Campos.
APOIO EM 2024
Além disso, lembram que, no ano passado, Lázaro contrariou o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e declarou apoio à candidatura de Eduardo a prefeito de Palmas. “O deputado tem razão em ficar triste com essa repetida falta de consideração e respeito, vinda de quem, por dezenas de vezes, tinha na casa do deputado o seu refúgio quando ia para Araguaína”, afirmou à coluna um desses aliados. “Uma pena essa falta de sensibilidade. Para comemorar a posse de um, não é preciso desmerecer o trabalho que o outro fez e seguirá fazendo.”
TODO MUNDO EXONERADO…

O prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel (UB), publicou decreto no Diário Oficial do município na terça-feira, 29, exonerando todos os ocupantes de cargos em comissão e cargos políticos. Entre os considerandos, a necessidade de reorganização administrativa do Poder Executivo municipal. O decreto tem efeito retroativo a 1º de julho. Está dando o que falar por lá.
…E RENOMEADO COM SALÁRIO 15% MENOR
Isso porque os exonerados foram renomeados no Diário Oficial dessa quarta-feira, 30, com base na Lei Complementar 126, de 9 de julho, quando foi aprovada pela Câmara. O que se diz nos bastidores do Paço é que essa lei prevê uma redução de 15% na remuneração dos comissionados. O questionamento que os servidores estão fazendo ao prefeito Ronivon e ao secretário da Administração, Magnum Melciades Guimarães da Silva, é se vão receber os direitos relativos ao período em que trabalharam até a exoneração. Além, claro, de colocarem em dúvida a legalidade do que consideram uma manobra para se desviar da legislação trabalhista, ou seja, exonerar e recontratar na mesma função com um salário menor.
DIFICULDADES
A Prefeitura de Porto Nacional enfrenta uma enorme dificuldade financeira, com queda na arrecadação, como a coluna já havia informado.
AMASTHA EM RITMO DE DESPEDIDA

O vereador Carlos Amastha (PSB) ainda está em clima de despedida na gestão do prefeito Eduardo Siqueira Campos. Ele passou nesta semana na Secretaria da Zeladoria Urbana para agradecer à equipe que comandou no período do prefeito fugaz e atual vice, Carlos Velozo (Agir). “Essa equipe foi formada pelo Marcílio [Ávila], mas trabalhou comigo com garra, respeito e resultado”, postou Amastha nas redes sociais.
NUNCA FOI POR CARGO
Nesta quinta-feira, 31, Amastha visitou a praça da 205 Sul. O ex-secretário confessou já estar “com saudades”, mas avisou que segue “firme”. “Porque quem me conhece já sabe: eu cuido de Palmas de onde for preciso, sem vaidade”, disse para, então, concluir: “Minha luta nunca foi por cargo, e, sim, pra ver esta cidade se tornar o melhor lugar do mundo pra viver”.