WANDERLEI FICA NEUTRO
Do Palácio Araguaia vem informação cravada de que o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) não vai mesmo manifestar apoio a nenhum dos candidatos a presidente da República neste segundo turno. A pressão é enorme, inclusive, a relatos das mesmas chantagens que estão sendo feitas pelas redes sociais contra o Tocantins. Tem empresário avisando ao Palácio que se Lula vencer vai deixar o estado ou mesmo cortar investimentos. Mas esse tipo de bravata não tem tocado os sentimentos do governador.
TAMBÉM TEM A RECIPROCIDADE
Além do que, lembra uma alta fonte palaciana, tem ainda a lei da reciprocidade. É preciso considerar que nem Lula nem o presidente Jair Bolsonaro declararam apoio a Wanderlei no primeiro turno. Cada um tinha o próprio candidato: Paulo Mourão (PT), no caso do petista; e Ronaldo Dimas (PL), no caso de Bolsonaro. Assim, o governador não deve nada a nenhum dos dois.
KÁTIA TAMBÉM DENUNCIA FASCISTÓIDES
Por falar nas chantagens fascistóides que circulam nas redes sociais, a senadora Kátia Abreu (Progressistas) contou à coluna que também denunciou formalmente à Procuradoria Regional Eleitoral o terrorismo eleitoral, chantagem e abuso de poder econômico de alguns produtores rurais contra comerciantes, simplesmente por divergência de pensamento político.
ALEXANDRE APOIA BOLSONARO
Apesar de alguns eleitos do Republicanos terem contado que o governador Wanderlei pediu a eles para não se manifestarem sobre o segundo turno presidencial, o deputado federal eleito pelo partido Alexandre Guimarães afirmou num vídeo de agradecimento pelos 54.703 votos recebidos que está com Bolsonaro. “Eu tenho uma ideologia, que nosso Brasil precisa continuar avançando, e, além deste avanço, precisamos corrigir algumas coisas, por isso, manifesto meu apoio integral ao presidente Bolsonaro”, afirmou para dizer em seguida: “O bom político é aquele que se posiciona, com todo respeito aos que pensam diferente, mas até o dia 30 vamos trabalhar duramente pela reeleição do nosso presidente”.
DOIS DELEGADOS COM LULA
Dois delegados da Polícia Civil do Tocantins, por sua vez, Hudson Guimarães e Evaldo Gomes, declararam apoio ao ex-presidente Lula em vídeo nas redes sociais. “Para uma segurança pública melhor para todos”, afirma Guimarães. “A favor de uma Polícia Civil de qualidade e com autonomia, sem as amarras”, defende Gomes.
Assista:
5º PRÉ-CANDIDATO A PRESIDENTE DA ALETO
Já surgiu o quinto pré-candidato a presidente da Assembleia, o deputado Eduardo do Dertins (Cidadania), que acabou de conquistar seu sexto mandato, o mais veterano dos parlamentares estaduais. Os outros são o atual líder do governo, Ivory de Lira (PCdoB), Cleiton Cardoso (Republicanos), Nilton Franco (Republicanos) e Amélio Cayres (Republicanos).
SUPLENTES QUE ENTRAM EM 2023
Com a eleição de três vereadores de Palmas, a Câmara da Capital terá uma dança de cadeiras em fevereiro, quando começa o segundo período legislativo. A atual presidente, Janad Valcari (PL), e Moisemar Marinho (PSB) se elegeram deputados estaduais; e Filipe Martins (PL), deputado federal. No lugar deles assumirão os suplentes Josmundo Vila Nova, que disputou em 2020 pelo Podemos, ex-partido de Janad, e fez 1.195 votos; o ex-vereador Major Negreiros, que concorreu pelo PSDB e fez 1.207 votos, fica com a cadeira de Martins; e Clayzer Magono Duarte, o Nego do Palácio se elegeu suplente pelo PDT, partido anterior de Moisemar, com 707 votos.
DANÇA DAS CADEIRAS EM GURUPI
Dança das cadeiras também na Câmara de Gurupi, onde saiu o segundo suplente do PTB, Paulo César, o PC, para dar lugar ao primeiro, Elvan Leão. A vaga tem como titular o hoje secretário municipal da Educação, Davi Abrantes (PTB). Elvan assumiu porque a prefeita Josi Nunes (UB) devolveu a Juliana Passarin, na terça-feira, 4, o comando da Infraestrutura, que estava com o agora vereador. Passarin deixou a Secretaria da Administração para voltar à pasta que havia ocupado desde pouco depois de sair da gestão Mauro Carlesse (Agir) no governo do Estado no final de 2020.
O ASSASSINATO DE NINA
Equipes do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA), Companhia de Policiamento Turístico (CPTUR) e serviço ordinário do 5º Batalhão da PM (5º BPM) estão investigando quem é o responsável pelo assassinato da arara canindé Nina, muito conhecida e querida na região turística de Mateiros, no Jalapão. O crime ambiental chocou e emocionou a população local. Nina foi encontrada sem vida e com sinais de violência, com uma marca de tiro. Na quarta-feira, 5, a Polícia Militar esteve na TO-247, na zona rural de Mateiros. Até o momento, nenhum suspeito foi identificado pelas testemunhas. Uma maldade que fizeram com a ararinha. O criminoso tem mesmo que ser punido.