DE VOLTA AO CENÁRIO
Apesar de ter anunciado que estaria deixando a política, o ex-deputado estadual, federal e ex-senador Eduardo Siqueira Campos (UB) está de volta ao cenário político. Desta vez, de olho em outro cargo pelo qual é bem lembrado até hoje, o de prefeito de Palmas, que exerceu de 1993 a 1996. Segundo amigos e aliados, Eduardo está prá lá de empolgado com o novo projeto, ainda que saiba que possivelmente não terá o apoio do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e da prefeita da Capital, Cinthia Ribeiro (PSDB ). Assim, pode vir como candidato independente.
UB MUDA DE ROTA?
A pré-candidatura de Eduardo, se se consolidar, poderá tirar o União Brasil de uma possível rota de apoio ao projeto da deputada estadual Janad Valcari (PL) de se tornar prefeita. Em Palmas, ela foi importante aliada da senadora Dorinha Seabra Rezende, presidente regional do UB. Por isso, o grupo da deputada espera a reciprocidade da senadora no ano que vem, ainda que pessoas próximas a Dorinha tenham dito à coluna que não houve nenhum acerto sobre 2024 na conversa das duas em 2022.
FATOR EDUARDO EMBARALHA TUDO
De toda forma, o fator Eduardo Siqueira Campos embaralha todo o jogo. O ex-prefeito de Palmas tem experiência, perfil e história política que lhe dá legitimidade para colocar o nome no páreo. É Eduardo — ainda que não confirme, nem desminta, muito pelo contrário — prometendo ressurgir no espaço público tocantinense, depois de quase todo mundo estar convencido de que ele colocaria o pijama.
AQUI PODE TUDO, ATÉ RABISCAR CÉDULA
O vereador Jucelino Rodrigues (PSDB) deu uma leve provocada no presidente da Câmara de Palmas, José do Lago Folha Filho (PSDB), durante a apreciação do veto da prefeita Cinthia Ribeiro à proibição da linguagem neutra nas escolas, na sessão dessa quarta, 22. “Eu vou mostrar meu voto. Aqui pode rabiscar cédula, pode tudo. Por que não pode mostrar o voto?”, afirmou pouco antes da votação, que era secreta.
CÉDULAS MARCADAS
A fala do parlamentar faz referência à eleição da mesa em junho do ano passado, da qual saiu derrotado por 10 votos a 9. Jucelino contestou na Justiça devido por causa da marcação nos votos favoráveis ao adversário, Folha, que se manteve no cargo com decisão favorável do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
SEM TRABALHAR
O presidente da Subseção da OAB-TO de Porto Nacional, Ariel Godinho, solicitou da Câmara da cidade, na segunda-feira, 20, o envio das atas das sessões ordinárias e extraordinárias dos últimos 12 meses da Casa, de todos os projetos de lei apresentados no mesmo período, bem como de audiências públicas. Oficialmente, o motivo não foi exposto no documento protocolado. Mas, conforme a coluna apurou, a OAB local quer verificar a denúncia de que um vereador não estaria participando das sessões desde o início do ano por problemas de saúde, sem, contudo, pedir licença. Se isso se confirmar, a Ordem poderá pedir a cassação dele. O nome ainda não foi divulgado.
FORTALECER A PATRULHA RURAL
O deputado federal Alexandre Guimarães (Republicanos) voltou a ocupar a tribuna da Câmara para falar sobre as invasões de terra no Estado. Nessa terça-feira, 21, ele se comprometeu a destinar recursos de suas primeiras emendas, neste ano, para o fortalecimento da Patrulha Rural, com a compra de equipamentos, tecnologia, viaturas e armamento que possibilitem um melhor trabalho pela PM do Tocantins. “No Tocantins, semanas atrás, houve uma tentativa de invasão à uma fazenda e, graças ao bom trabalho da Polícia Militar, foi impedida com sucesso. A Patrulha Rural, implementada pelo coronel Barbosa, através de determinação do governador Wanderlei Barbosa, tem trazido de volta a segurança no campo”, avaliou, numa referência ao comandante-geral da corporação, coronel Márcio Barbosa.
CARNE HALAL
Ex-secretário da Agricultura do Estado de São Paulo e ex-deputado federal, Xico Graziano divulgou em seu perfil no Twitter a relação de frigoríficos brasileiros habilitados a exportar carne para a Indonésia, que exige que o abate seja do tipo Halal, ou seja, pela regra muçulmana. Essa modalidade, além de diferente, passa por normas rigorosas de sanidade e rastreabilidade. A unidade de Araguaína do frigorífico Minerva é o habilitado do Tocantins para exportar para a Indonésia.
HALUM TRABALHOU DURO
Um dos que trabalharam forte para que o Tocantins entrasse nesse próspero mercado, composto por países de maior população muçulmana – além de Indonésia, a Turquia e o Paquistão –, foi o ex-deputado federal César Halum. Como parlamentar, secretário estadual da Agricultura e Pecuária e diretor do Ministério da Agricultura.
O MELHOR SECRETÁRIO DO BRASIL
Ainda nas suas andanças desta semana por Brasília, o ex-prefeito de Palmas Carlos Amastha (PSB) visitou nessa quarta o secretário nacional de Atenção Primária à Saúde (Saps) do Ministério da Saúde, o médico sanitarista Nésio Fernandes, que foi secretário da Saúde do ex-gestor da capital do Tocantins. “Nésio fez um brilhante trabalho como secretário municipal da Saúde, melhorando expressivamente a qualidade dos serviços oferecidos à população na área”, enfatizou Amastha. “Enquanto fui prefeito de Palmas, tínhamos o melhor secretariado do Brasil”, garantiu o ex-prefeito.
ENORME PERDA PARA O TOCANTINS
De Palmas, exonerado pela sucessora de Amastha, Cinthia Ribeiro, Nésio foi ser secretário estadual da Saúde do governo Renato Casagrande (PSB), no Espírito Santo, tendo tido enorme destaque nacional no combate à Covid-19. Depois, em março, o médico foi eleito, por unanimidade, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), cargo no qual ficou até ser convidado para trabalhar no governo Lula. A saída de Nésio do Tocantins foi uma enorme perda para o Estado.
PACOTÃO DE INAUGURAÇÃO
O prefeito de Axixá, Auri-Wulange Ribeiro Jorge, fará nesta sexta-feira, 24, a partir das 14 horas, seu quarto “Pacotão de Inauguração”, evento para lançar várias obras no município. Entre elas, pavimentações, 2 pontes e 56 bueiros, reforma e ampliação do cemitério público, construção da Secretaria Municipal de Educação e do Mercado Municipal; e reforma e ampliação da Feira Municipal. Segundo o prefeito, essa nova etapa do “Pacotão” é resultado de sua parceria com o governador Wanderlei Barbosa, com os senadores Eduardo Gomes (PL) e Dorinha, com os deputados federais Ricardo Ayres (Republicanos) e Alexandre Guimarães; e com o deputado estadual Jair Farias (UB).
CIDADÃOS AXIXAENSES
Na programação, a Câmara da cidade vai aproveitar para entregar os títulos de Cidadão Axixaense aprovados para o governador Wanderley, o vice Laurez Moreira (PDT), a senadora Dorinha e para os deputados Ricardo Ayres e Alexandre Guimarães.
(Com Luis Gomes/ Redação Coluna do CT)