EMENDAS IMPOSITIVAS
Os vereadores da base da prefeita de Miracema, Camila Fernandes (MDB), conseguiram impedir na segunda-feira, 19, que a Câmara aprovasse proposta de alteração da Lei Orgânica, de autoria da bancada de oposição, para criar as emendas parlamentares impositivas na cidade, a exemplo do que tem feito outros Legislativos. A proposta era de autoria dos vereadores Lucas de Lucca (PT), Cirilo Douglas (UB), Branquinho (PP), Tânia Precata (PSD), Cabo Agenor (SD), Sirio Cabelereiro (SD) e Thaller Rogério (Republicanos).
SEM MAIORIA ABSOLUTA
Contudo, precisava dos votos de dois terços do plenário, o que não foi possível porque a prefeita conta hoje com minoria dos vereadores, mas o suficiente para impedir que a oposição aprove esse tipo de matéria. Votaram contra a emenda à Lei Orgânica Assis Moura (Republicanos), Núbio Gomes (MDB), Edilson Tavares (MDB) e Adão Pedreiro (MDB).
O VICE-PREFEITO DE ARAGUAÍNA
Vereadores de Araguaína lembram que um fato político tornou ainda mais delicada a relação entre Executivo e Legislativo na cidade: a eleição do vice-prefeito Marcus Marcelo (PL) para deputado estadual. Com isso, o vice se tornou o presidente da Câmara, Marcos Duarte (SD). Nesse caso, se houvesse um impeachment de Wagner Rodrigues (SD), por exemplo, Duarte se tornaria o prefeito.
BRIGA EM MIRACEMA
No dia 15, uma estrondosa briga na Prefeitura de Miracema envolveu o vereador Adão Pedreiro e o secretário de Meio Ambiente, coronel Márcio. Ninguém sabe dizer exatamente o motivo, mas há quem garanta que faltou pouco para a chamada vias de fatos. A coluna tentou ouvi-los, mas nenhum respondeu às mensagens.
DIGITAIS DE FORA DO MDB?
Sobre a movimentação de emedebistas para tentar provocar a renúncia coletiva do diretório regional do MDB e, assim, uma nova eleição em 60 dias, alguns importantes membros do partido avaliam que tem digitais de gente de fora da legenda, mas muito interessada em tomá-la, com o apoio de segmentos insatisfeitos do partido. Será?
REFORMA DO SECRETARIADO
Cresce a especulação em Gurupi de que a prefeita Josi Nunes (UB) poderá fazer mudanças no secretariado nos próximos dias. Entre as alterações esperadas, a filha da prefeita, Luana Nunes, pode deixar a Ação Social e ir para a Saúde.
COM EDUARDO DO DERTINS
Outra cogitação é de que a Ação Social fique com o grupo do deputado estadual Eduardo do Dertins (Cidadania). Uma possibilidade aventada é que passa seja comandada pela atual coordenadora do Roda Viva (projeto social ligado a Dertins), Cristina Donato, ex-secretária de Desenvolvimento Urbano e ex-presidente do Instituto de Assistência aos Servidores de Gurupi (Ipasgu) na gestão Laurez Moreira (PDT).
BATE-BOCA NO ZAP
Também em Gurupi, o ex-vereador Jonas Barros, assessor da prefeita Josi, bateu-boca em um grupo de WhatsApp com membros do PT da cidade. O atrito ocorreu após Jonas dizer que se “comenta se aos quatros cantos do Tocantins que os petista do Estado e de Gurupi são um grupo político fraco, agridem na internet, porém, não têm votos”. “Elegeram quem no estado? Um monte de falastrão, sem votos. Os representantes do Tocantins, eles sim têm poder de representação, nenhum do PT. Estão apoiando o Lula para fazer o Brasil crescer, [mas] esses petistas de Gurupi e do Tocantins [são] um amontoado de frustrados”, disparou.
A PRFEITA COMUNGA?
Um dos que responderam ao ex-vereador foi o comunicador e petista Jonair Rocha, que lembrou que o PT, com o PV e o PCB, ajudou a eleger a prefeita Josi Nunes em 2020. Então, perguntou: “Será que a prefeita comunga com esse pensamento?” O bate-boca, contudo, não ficou só nisso e foi para a esfera pessoal.
FRENTE DO BRICS
O senador Irajá (PSD) realizou na quarta-feira, 21, a 2ª reunião da Frente do Brics – o mecanismo internacional de cooperação cujo acrônimo se refere a Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Na pauta da frente, lançada no final de maio, debate sobre o projeto da Hidrovia do Arco Norte Tocantins Araguaia e a inclusão da BR-210 (Perimetral Norte) no projeto. Participaram 23 senadores, o ministro dos Transportes, Renan Filho, o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, além de empresários, representantes do Dnit, Ministérios dos Portos e Aeroportos e Integração Nacional.
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
O deputado estadual Marcus Marcelo apresentou nesta semana requerimento de informações à Universidade Federal do Tocantins (UFT) sobre a situação do projeto que prevê a construção do hospital universitário de Palmas. O pedido é fruto da audiência pública da saúde do início do mês. Marcus avisou que vai buscar união em torno da pauta. Orçado em R$ 120 milhões, conforme a assessoria do deputado, o projeto da obra e aparelhamento, aprovado em 2015, incluía 400 leitos de internação e outros 70 de UTI. O hospital também teria 46 consultórios e 16 salas de cirurgia. À época, um terreno teria sido doado à UFT pelo governo do Tocantins, mas acabou devolvido por não ter indicativo de obras no canteiro, como determina a lei.
NOVOS MEMBROS DO TRE-TO
O desembargador João Rigo Guimarães e a juíza Silvana Maria Parfieniuk tomarão posse no dia 3, às 17 horas, como membros do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO). A solenidade terá transmissão ao vivo pelo canal oficial no YouTube da Corte Eleitoral.