SUCO DE MARACUJÁ
A base do governo Cinthia Ribeiro (PSDB), enfim, reagiu às investidas da oposição aguerrida, que toda sessão vai para cima da gestão com faca nos dentes e sangue nos olhos. Para rebater as agressões, na manhã desta quinta-feira, 4, foi escalado o vereador Waldson da Agesp (PSDB). Ele iniciou sugerindo ao presidente José do Lago Folha Filho (PSDB) que fosse servido suco de maracujá no plenário. “Estou vendo que tem um pessoal aqui que está muito nervoso”, ironizou. “E muitas vezes não reconhece o que esta gestão tem feito.”
MUITAS OBRAS
A partir daí, ele citou um rol de obras que o município vem realizando e que já foram entregues. Uma das enfatizadas foi a Feira da Promessa, construída também com recursos de emendas da ex-senadora Kátia Abreu (Progressistas). “Hoje é a ‘feira da realidade’”, afirmou Waldson, ao convidar os colegas a visitarem o local. Ainda citou obras de pavimentação na região sul da Capital.
PARA A OPOSIÇÃO, NÃO!
Em determinada altura houve dois pedidos de aparte, uma da aguerrida oposicionista Laudecy Coimbra (SD) e outra da governista Solange Duailibe (PT). Claro que Waldson escolheu Solange, ouvindo em seguida uma educada reclamação da colega da oposição. Aos risos, o orador avisou baixinho: “Para a oposição não vou ceder [aparte], não”.
DE QUE CIDADE FALAM?
Solange parabenizou o tucano por citar as obras da gestão e disse que, ao ouvir os pronunciamentos da oposição, fica pensando se os adversários de Cinthia falam da mesma cidade em que a petista vive. “Eu sei que cada cidade tem seus problemas, todas as gestões têm seus problemas, mas a gente não pode esquecer também o que há de positivo em cada gestão”, ponderou. “Mesmo diante das críticas à educação, eu não esqueço que Palmas está em primeiro lugar no Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica].”
QUEM TEM OLHOS VEJA
A concluir sua fala, Waldson garantiu que a prefeita Cinthia “está trabalhando muito”. “Tem muitas pessoas cegas, ou se fazem de cegas, porque não querem ver”, alfinetou.
EM DEFESA DA CÂMARA
O presidente Folha também foi à tribuna e rebateu falas de Laudecy – sem citá-la nominalmente – na sessão dessa quarta-feira, 3. Ela havia dito que o colega exercia o papel de líder da prefeita e que “tinha vontade de ver o presidente defender o Legislativo com o mesmo afinco que defende o Executivo”. “Na condição de presidente, eu tenho me pautado sempre em defender a Casa, defender as leis que eu jurei defender nessa tribuna, defender o cidadão palmense”, garantiu.
SEM ESQUEMA
No entanto, Folha lembrou ter caminhado por Palmas ao lado de Cinthia, em 2020, pedindo votos para os dois. Assim, sustentou, ele também tem compromisso com o projeto de governo da prefeita, como os demais colegas de Câmara que defenderam a reeleição da tucana. O presidente do Legislativo lembrou que a prefeita entra em seu quinto ano de mandato e fez um desafio: “Não tem esquema dentro da Prefeitura de Palmas porque ela não aceita. E ela não participa. Eu desafio… Desafio… [a se provar diferente] Conheço a prefeita Cinthia, já estou há cinco anos na gestão com ela, tenho dialogado muito com ela, e eu conheço aquela mulher. Ela não aceita e não participa de esquema”, assegurou.
O MELHOR EM 30 ANOS
Folha garantiu que o transporte público de Palmas será “o melhor dos últimos 30 anos”. “Nós estamos ajustando. Estou dizendo isso porque eu faço parte da gestão da prefeita Cinthia”, afirmou.
OLHAR MACRO
A vereadora Iolanda Castro (PTB) pediu um aparte para cumprimentar os colegas pelas inúmeras obras da gestão que citaram. “Se nós não ampliarmos o olhar e percebermos Palmas como um sistema no qual as ações têm sido efetuadas nas mais diversas áreas e de forma positiva, parece que perde um pouco o sentido. Temos desafios? Temos. Mas tem muita coisa boa acontecendo”, defendeu.
DA BASE DO POVO
Iolanda argumentou que a prefeita Cinthia Ribeiro é uma representante eleita pelo povo. “Automaticamente, nós somos da base é do povo de Palmas”, concluiu. Para ela, ser da base torna a fiscalização “muito mais efetiva”, quando se “está sempre dialogando” com os gestores do governo, que estão “sempre prontos para nos atender, para mostrar o que está acontecendo”.
CRÍTICAS E SUGESTÕES
Folha ainda concluiu afirmando que a prefeita Cinthia “tem feito muito e tem se esforçado muito”. E mandou um recado à oposição: “As críticas são boas, mas apresente sugestões”.
NA EXPECTATIVA
Prefeitos que apoiaram a reeleição do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e receberam a promessa de emendas e maquinários do senador Irajá (PSD) estão na expectativa. Alguns disseram à coluna que os benefícios estão atrasados, mas ainda acreditam que chegarão. As máquinas são esperadas para este mês. Não querem crer que o fato de não terem trabalhado pela candidatura de Irajá a governador seja o motivo para o atraso dos benefícios prometidos.
CONTRA O DOMÍNIO DE DIMAS
O ex-deputado federal Célio Moura (PT) disse ao site O Na Íntegra, de Araguaína que “todo mundo sabe” que ele foi “o melhor deputado federal do Tocantins”. “Disputei a eleição, dobrei a votação e sou agora pré-candidato à Prefeitura de Araguaína com apoio do Lula”, avisou. Moura afirmou que será candidato para disputar “contra a reeleição” e contra “o domínio do grupo de Tiago Dimas, Ronaldo Dimas, Wagner Rodrigues, Gipão e Marcus Marcelo”.
17 ANOS DE VÁCUO
O jornalista Marcelo Gris, do Guaraí Notícias, lembra que o último representante da cidade na Assembleia foi João Oliveira há 17 anos. O suplente de deputado estadual Saboinha Júnior (SD) chegou a sentir que romperia esse vácuo, mas o acordo de seus colegas de partido foi quebrado.
JOVEM SENADOR
O Programa Jovem Senador 2023 recebe inscrições até esta sexta-feira, 5. A iniciativa do Senado Federal, apoiada no Tocantins pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), é voltada a estudantes de escolas públicas estaduais de ensino médio de todo o país e vai selecionar 27 alunos, um de cada unidade da Federação, para vivenciarem o trabalho dos parlamentares, por uma semana, em Brasília. Regulamento, folha de redação e ficha de inscrição estão disponíveis no site do projeto.
AÇÕES AFIRMATIVAS
A Universidade Federal do Tocantins (UFT) aprovou nessa quarta-feira, 5, sua política de ações afirmativas. Durante a cerimônia, foi defendida a ampliação dos ideais de permanência na universidade para pretos, pardos, indígenas e quilombolas, como também a ampliação de ações que incluam as pessoas com deficiência e garantam a sua permanência dentro da UFT.
SEMANA DE ARTE NA ALETO
A Assembleia vai realizar de segunda, 8, a quarta-feira, 10, sua primeira Semana de Arte, Cultura e Empreendedorismo. Idealizado pela deputada Janad Valcari (PL), o evento acontecerá de 8 às 14 horas, com balé, quadrilha junina, poesia e música. Ainda contará com exposição de obras de arte, artesanato, crochê e muitas novidades oferecidas pelos empreendedores locais.