BOATO ELEITORAL
Um boato espalhado na manhã desta quarta-feira, 21, pelas redes sociais levou a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) distribuir nota para desmentir que policiais federais teriam ido à pasta para requerer processos em fase final de pagamento. Conforme o boato, o objetivo seria impedir a doação de fornecedores à campanha de deputados estaduais. A Sefaz garantiu na nota que “não houve nenhuma ação in loco ou documental” da Polícia Federal na pasta.
DE FORMA REPUBLICANA
A Sefaz reforçou que todos os recursos públicos sob a sua gestão “são tratados de forma republicana e seguem, entre outros, os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência e transparência”. “Os pagamentos feitos pela Secretaria da fazenda são efetuados depois de uma minuciosa comprovação de entrega do bem ou da devida prestação de serviços e seguida de uma conferência de documentos processuais”, garantiu a nota.
SULINO SURPREENDE
Depois de renunciar à candidatura no dia 12, Capitão Sulino surpreendeu na noite desta terça-feira, 20, ao anunciar apoio da entidade da qual é presidente, a Associação dos Militares da Reserva, Reformados, da Ativa e Pensionistas (Asmir), à reeleição da senadora Kátia Abreu (Progressistas). Sulino era candidato a deputado federal pelo União Brasil, partido que tem como candidata ao Senado a deputada federal Dorinha Seabra Rezende.
VINGANÇA CONTRA DORINHA?
Em vídeo divulgado nas redes sociais, no dia 12, Sulino explicou que sua decisão se devia “ao descumprimento de compromissos partidários, previamente pactuados” com “tratamento destoante àquele dispensado a outros candidatos”. Por isso, há quem cogite a possibilidade de uma vingança contra a Dorinha.
SEM CONSULTA
No meio militar, a informação é de que o apoio se restringiria alguns membros da diretoria, não da entidade, já que os filiados da Asmir não foram consultados sobre esta decisão.
APOIO A KÁTIA OU DORINHA?
Além do mais, essa declaração de apoio gerou confusão na cabeça dos filiados da Asmir. Isso porque a entidade é uma 11 das signatárias de um documento, também dessa terça, em apoio à reeleição do governador Wanderlei Barbosa e da eleição de Dorinha ao Senado. Assim, os membros da entidade perguntaram a coluna quem é, na verdade, a candidata a senadora deles. E eu vou lá saber?
HOMEM DE SUCESSO E ÍNTEGRO
Candidato a deputado estadual pelo Cidadania, o ex-vice-governador João Oliveira declarou apoio à candidatura de senador do ex-prefeito de Palmas Carlos Amastha (PSB). Oliveira definiu Amastha como “um homem de sucesso e íntegro”.
ALEXANDRE GUIMARÃES SOB FOGO AMIGO
Um dos destaques desta campanha até aqui, a candidatura de Alexandre Guimarães (Republicanos) a deputado federal está sob intenso fogo amigo. Aliados do candidato já se movimentam como bombeiros para controlar as chamas.
MOURÃO GRAVA COM O LULA
O candidato a governador pelo PT, Paulo Mourão, esteve em São Paulo nessa terça-feira para gravar com o presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A mensagem de Lula em defesa da candidatura de Mourão vai ao ar na semana que vem. O ex-presidente deve ficar em São Paulo nos próximos dias gravando com aliados.
NÃO VEM MAIS
Por falar em Lula, o presidenciável do PT não virá para o Tocantins neste primeiro turno. Ele era esperado para o início de agosto e depois ficou para a primeira quinzena de setembro, o que também não se confirmou.
GOVERNO PREGUIÇOSO
Aliado do Palácio Araguaia até o início de julho, quando anunciou apoio a pré-candidatura de Osires Damaso (PSC), o agora candidato a governador Irajá (PSD) abriu o fogo contra a campanha de Wanderlei. Depois dos eloquentes elogios com que se referiu ao governador enquanto era aliado, em entrevista à imprensa de Gurupi, o senador disparou: “As pessoas estão cansadas de governo preguiçoso, de governo tampão, que só trabalha em ano de eleição. Os tocantinenses merecem um governo decente, que tenha começo, meio e fim”.
DEBATE DE VICES
A TV Norte Tocantins/SBT vai realizar debate de candidatos a vice-governador nesta quinta-feira, 22, às 11 horas. Foram convidados Laurez Moreira (PDT), vice de Wanderlei; Freire Júnior (MDB), vice de Ronaldo Dimas (PL); Lires Ferneda (PSD), vice de Irajá; Germana Pires (PCdoB), vice de Paulo Mourão; e Silvio de Sousa (Psol), vice de Karol Chaves (Psol).
DEBATE DE GOVERNADORIÁVEIS
Na sexta-feira, 23, também às 11 horas, será a vez dos candidatos a governador debaterem na TV Norte Tocantins. Estão convidados Wanderlei, Dimas, Irajá, Mourão e Karol.
ZERO DE OCUPAÇÃO
A Prefeitura de Palmas comemora a informação de que mantém o registro de zero ocupação de leitos clínicos e de UTIs exclusivos para a Covid-19, bem como daqueles de estabilização nas UPAs.
O DOBRO DE VOOS
Araguaína vai dobrar o número de voos semanais a partir do dia 30 de outubro. A linha direta de Araguaína a Brasília, operada pela VoePass/Gol, que atualmente disponibiliza três voos semanais, passará para seis, além de oferecer novos horários que pretendem facilitar conexões da malha aérea local com todo o Brasil. Um dos motivos para a ampliação de voos e mudanças de horários foi a maior procura da população pelo transporte aéreo nos últimos dois meses. Com exceção dos sábados, os voos estarão disponíveis de domingo a sexta-feira, saindo de Araguaína às 15h20 e chegando a Brasília às 17h50. A saída de Brasília é às 12h05 e pouso em Araguaína às 14h40.