BRASÃO NOTIFICADO
O vereador de Palmas e primeiro suplente de deputado estadual Júnior Brasão (PSB) foi notificado pela Assembleia Legislativa no final do dia de quinta-feira, 17, a apresentar sua renúncia para tomar posse no lugar de Moisemar Marinho (PSB), que se licenciou para assumir como secretário extraordinário de Ações Governamentais e Parcerias Público-Privadas no governo Wanderlei Barbosa (Republicanos). Se não apresentar o documento, o presidente Amélio Cayres (Republicanos) não dará posse a ele e a vaga de Moisemar poderá ficar para o segundo suplente, o veterinário Gilberto Moraes, presidente do Sicoob no Tocantins; ou para o terceiro, Epitácio Brandão Filho.
PODE FICAR COM BRANDÃO FILHO
O que se diz é que Brandão Filho é o suplente mais animado para a vaga. Porque Moraes também pode não assumir no lugar de Moisemar neste momento.
PARECER JURÍDICO
O vereador Brasão disse à coluna que seus advogados estão estudando o caso e devem apresentar um parecer nesta segunda-feira, 21.
PERSONA NON GRATA
O que ficou claro nas entrelinhas deste episódio é que o presidente regional do PSB, Carlos Amastha, virou mesmo persona non grata para boa parte dos deputados, sobretudo junto à cúpula da Assembleia.
PULGA ATRÁS DA ORELHA
Mesmo com o PSB garantindo que a posse de Moisemar na secretaria foi resultado de uma articulação exclusiva dele com Wanderlei, não do partido, há quem ainda tenha uma pulga atrás da orelha. Esses defendem que Wanderlei cedeu por algum motivo que aponta para as eleições municipais do ano que vem.
REDE QUER GEO
A direção nacional da Rede Solidariedade quer a filiação do deputado estadual Júnior Geo, que vive um drama na sua relação com o Podemos, o incorporador do partido do parlamentar, o PSC. Quem articula a ida de Geo para a Rede é o representante do Tocantins do partido de Marina Silva na executiva nacional, Fábio Ribeiro. A ideia é que o deputado seja candidato a prefeito totalmente independente. Ribeiro já tem pronto até o slogan: “Nem Paço, nem Palácio”.
O POSSÍVEL VICE
Outra novidade nessa articulação é que a Rede já tem até um pré-candidato a vice-prefeito na agulha para caso se confirme a transferência de Geo. É o engenheiro civil Fabiano Neto, filho do presidente da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado (Faciet), o empresário Fabiano do Vale.
MOVIMENTO VOLTA RAUL
Outra pré-candidatura alternativa que começa a ganhar corpo é mesmo a do ex-prefeito Raul Filho. O movimento para que ele retorne ao PT se fortalece. Quem atua na articulação em prol da pré-candidatura de Raul é o deputado estadual Ivory de Lira (PCdoB).
JAIRO MARIANO TRABALHA EM SILÊNCIO
Um nome que tem feito reuniões dia e noite para avançar na conquista do eleitorado é o secretário estadual da Governadoria, Jairo Mariano. Em silêncio, ele se movimenta forte pelas mais diversas regiões da Capital. Ou seja, o projeto de Mariano de disputar a Prefeitura de Palmas está sendo levado muito a sério.
FERREIRINHA ELEITO
Correu tudo tranquilo na eleição do novo diretório municipal do MDB de Araguaína, no sábado, 19, e o ex-vereador José Ferreira Barros Filho, o Ferreirinha, vai presidir a legenda local pelos próximos dois anos. Dos filiados, 362 escolheram o diretório, que elegeu a executiva municipal em chapa única, por unanimidade.
A composição ficou da seguinte forma:
Presidente: Ferreirinha
1º vice-presidente: Carlos Roberto Rocha
2º vice-presidente: João Leite Neto
Secretário geral: Rafael Duarte Brito
Secretário adjtunto: Marco Antonio Lima Freitas
Tesoureiro: Saulo Simão de Oliveira
Tesoureiro adjunto: Warton Ribeiro Dias Lima
1º Vogal: Jackson Gil Frederico
2º Vogal: Délio Rubens Rosa
1º Suplente: Evandro Barbosa Brito
2º Suplente: José Ribamar F. da Silva Filho
3º Suplente: João Luis de Jesus Fernandes
4º Suplente: André Luiz Barbosa de Melo
LÍDER DA BANCADA
Os dois vereadores do MDB – Geraldo Silva e Edimar Leandro – vão decidir quem será o líder da bancada. Para Ferreirinha, aquele que for escolhido será bem-vindo.
ELEIÇÃO PRESTIGIADA
A eleição do partido, na Câmara de Araguaína, contou com a presença do presidente regional do MDB, Marcelo Miranda; do tesoureiro estadual, Dr. Buti; do deputado estadual Jorge Frederico, do secretário estadual dos Esportes e Juventude, Elenil da Penha; do presidente do Legislativo local, Marcos Duarte (SD), e de outros vereadores.
SÓ AGRADECIMENTO
Meus mais profundos agradecimentos a tantos amigos, leitores, políticos e autoridades diversas que foram ao lançamento do meu novo livro, “A noiva e outros contos políticos”, na noite de quinta-feira, 17, na livraria Leitura, no Capim Dourado Shopping. Levaram todos os exemplares que eu havia disponibilizado, mas já repus o estoque. Quem quiser conhecer um pouco das loucuras da política, só passar por lá. Muito obrigado a todos e todas!