RESPOSTA A CLÁUDIA, GEO E MANTOAN
Foi a movimentação dos deputados estaduais Cláudia Lelis (PV), Júnior Geo (Podemos) e Eduardo Mantoan (PSDB) nas redes sociais que levou a “bancada da Janad” a organizar o café da manhã com 17 parlamentares. Segundo interlocutores do grupo da deputada Janad Valcari (PL), os três colegas deles da Assembleia fizeram alguns movimentos para mostrar unidade e força, sobretudo, no aniversário de Mantoan, comemorado semana passada. Como reação, os aliados de Janad a incentivaram ao café da manhã dessa quarta-feira, 29.
Confira um dos posts que levaram a “bancada da Janad” a se movimentar:
OS MAIS FIÉIS A WANDERLEI
Contudo, garantem que a demonstração de força visou unicamente a trinca Cláudia-Geo-Mantoan e que os canhões não foram apontados para o Palácio Araguaia. Ao contrário, o grupo lembra que são os mais fieis ao governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), enquanto os opositores, alfinetam, volta e meia colocam o chefe do Executivo em saia justa. Eles citam como exemplos o caso do pedido de Geo para estender o auxílio de R$ 700 aos professores contratados, que colocou, dizem, Wanderlei, numa situação de constrangimento; e da PEC de Mantoan para elevar as emendas de deputados para 2% da Receita Corrente Líquida.
LÉO É PROVA CABAL
Além disso, os membros da bancada da Janad apontam para a presença do deputado Léo Barbosa no grupo, o que, ressaltam, é prova cabal de que eles estão afinadíssimos com Wanderlei.
TODOS COM A LÍDER DA BANCADA
Para além da demonstração de força, os interlocutores do grupo disseram à coluna que na conversa entre eles, durante o café da manhã, claro, ficou colocado de forma cristalina o total apoio à candidatura de Janad à Prefeitura de Palmas.
APOIO QUASE TOTAL A FORTES
Quase todos ainda demonstraram que estarão na campanha do deputado Eduardo Fortes (PSD) a prefeito de Gurupi, ainda que o próprio parlamentar não tenha confirmado se será candidato.
APOIO A JORGE DIVIDIDO
Contudo, essas fontes contaram que, em relação à candidatura governista em Araguaína, do deputado Jorge Frederico (Republicanos), o grupo está bem dividido.
PELO MENOS 3 SÃO PRÉ-CANDIDATOS
Por falar em Gurupi, diante do pedido da prefeita Josi Nunes (UB) para que os pré-candidatos de 2024 deixem o cargo até 31 de dezembro, já começam a circular as possíveis baixas. Um nome dado como certo para deixar a gestão é do secretário da Educação, Davi Abrantes, que é vereador e deve voltar para a Câmara. Outras duas possíveis baixas são os secretários de Administração, Mário César, e de Governo, Silvério Filho, que devem disputar vaga no Legislativo.
REFORMA ADMINISTRATIVA
Além do pedido para os auxiliares pré-candidatos deixarem o governo, nessa quarta-feira Josi avisou à equipe que pretende fazer uma reforma administrativa e que em dezembro vai conversar individualmente com cada secretário.
CHAPA ÚNICA NO SINDICATO DE GURUPI
Filho do empresário e forte líder político da cidade Oswaldo Stival, o empresário e agropecuarista João Victor Stival registrou sua candidatura a presidente do Sindicato Rural de Gurupi. As eleições serão em 15 de dezembro e, por enquanto, apenas uma chapa – a dele – está inscrita. “Queremos fortalecer o sindicato na nossa cidade”, afirmou. Uma insatisfação da categoria e que deve favorecer a chapa de João Victor é o fato de o sindicato não ter conseguido realizar a exposição agropecuária neste ano.
CÚMULO DO ABSURDO
O presidente da Federação do Comércio do Estado, o empresário Itelvino Pisoni, disse à coluna que respeita o movimento negro e sua luta, mas defende que o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, deveria ser uma data comemorativa pela relevância que tem, mas não um feriado nacional, como aprovou a Câmara dos Deputados nessa quarta-feira. Para ele, mais um feriado nacional em novembro é o “cúmulo do absurdo”.
NÃO TEM CONSCIÊNCIA
Pisoni lembrou que o mês já conta com Finados (dia 2) e República (dia 15). Além disso, observou que tem o aniversário de Araguaína e Gurupi no dia 14. “Mostra mais uma vez que os representantes políticos da Câmara Federal não têm consciência do que estão fazendo”, criticou o presidente da Fecomércio. “Não acredito que isso venha a ocorrer de novo sem colocar em discussão com a sociedade. Com certeza, vai haver muito protesto de entidades empresariais”, antecipou. O texto já havia sido aprovado pelo Senado e agora segue para sanção do presidente Lula.
PRESIDENTE EM EXERCÍCIO
Nesses dias em que Marcos Duarte (SD) é o prefeito em exercício de Araguaína, com a viagem do chefe do Executivo, Wagner Rodrigues, para a COP28, em Dubai, o vereador Geraldo Silva (MDB) vira presidente da Câmara. Geraldo é o primeiro vice-presidente.
MUITO PRÓXIMOS A DIMAS
Da Assembleia vem a leitura de que os deputados Marcus Marcelo (PL) e Gipão (PL) só não aderiram ainda à base palaciana porque há resistência a eles entre governistas. Isso por causa da relação extremamente próxima que os dois sempre tiveram com o ex-prefeito de Araguaína Ronaldo Dimas (PL), candidato a governador contra o Palácio em 2022.
VANDA GRAVA PARA LEIDIANE
A deputada estadual Vanda Monteiro (UB) gravou vídeo para declarar apoio à pré-candidatura a prefeita de Lajeado da vereadora Leidiane Mota (Podemos). No vídeo estão outros dois aliados de Leidiane, a ex-prefeita Márcia Enfermeira (cunhada de Vanda) e o vereador Helder Borges (Podemos).