REBOLIÇO NA ACIPA
A candidatura do empresário Aristides Sambaíba a presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa) é o resultado da quebra de um acordo por parte do atual comandante da entidade, Joseph Madeira. Pelo menos é o que defendem os aliados de Sambaíba, que chegaram a enviar à coluna uma ata pela qual se formaria uma chapa única, encabeçada por Madeira e com o agora candidato da oposição de primeiro vice-presidente.
DEVERIA RENUNCIAR EM DEZEMBRO DE 2023
Ata da reunião do dia 21 de outubro, às 16 horas, diz que Madeira deveria renunciar em 31 de dezembro de 2023, Sambaíba assumir a presidência da Acipa em 1º de janeiro de 2024 e ficar no comando até 2026, quando termina o mandato. O documento ainda afirma que toda a chapa seria composta por Sambaíba. A reunião foi comandada pelo presidente da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado (Faciet), Fabiano do Vale, e pelos ex-presidentes da Acipa Fátima de Jesus e Charles Seixas, com a presença de um total de 21 líderes empresariais.
CANDIDATURA APÓS ACORDO ROMPIDO
Os aliados de Sambaíba dizem que Madeira teria rompido esse acordo, o que levou o oposicionista a registrar sua chapa nessa quarta-feira, 9.
VÁRIOS VÍCIOS
Já aliados de Madeira afirmam que a chapa de Sambaída foi registrada “no apagar das luzes” e com “vários vícios”. Assim, avisam, a comissão eleitoral da Acipa vai avaliar o registro da oposição nos próximos dias.
GRUPOS DE JOSEPH E FABIANO
No meio empresarial, essa disputa da Acipa é vista como um confronto entre os grupos de Joseph Madeira e Fabiano do Vale. Os dois eram aliados em 2018, quando Vale comandava a associação e apoiou a eleição de Madeira. O consenso era tanto que o atual presidente foi eleito em chapa única. Contudo, houve um rompimento entre eles já nos primeiros meses da nova gestão.
PRESIDENTE E VICE
Para a eleição do Sebrae, que ocorrerá no dia 25, houve avanços. Os presidentes da Federação da Agricultura e Pecuária (Faet), Paulo Carneiro, e da Faciet, Fabiano do Vale, chegaram a um entendimento. Carneiro será candidato a presidente e Vale a vice. Lógico que o Palácio Araguaia deixou bem claro que quer o presidente da Faet à frente da entidade de micro e pequenas empresas.
EX-DEPUTADO ENTRA NO JOGO
Já para a vaga de superintendente, quem entrou no jogo foi o ex-deputado federal César Halum. E chamou a atenção que, além dele estar pessoalmente articulando, também representantes do Palácio estão no circuito em seu favor. Halum deixou o governo chateado depois desistir de sua candidatura a deputado federal pelo Republicanos e sair atirando na chapa majoritária do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) por não ter ninguém do norte do Estado. Mas, pelo visto, conseguiu pacificar o “climão” que havia.
CONVERSA NO DIA 22
De toda forma, a decisão sobre o superintendente passará pelo governador Wanderlei, que está no Egito, participando da Conferência do Clima, a COP27. A senadora eleita Dorinha Seabra Rezende (UB) quer participar dessa escolha e até colocar um nome. A conversa sobre o tema, entre os dois, deve ocorrer por volta do dia 22, três dias antes da eleição do Sebrae, marcada para dia 25.
APOIOU KÁTIA
Nos bastidores se diz que Dorinha não quer o atual presidente afastado do Sebrae e secretário de Governo de Palmas, Rogério Ramos, como superintendente para não prestigiar a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), que, nas eleições, trocou a agora senadora eleita pela campanha de Kátia Abreu (PP).
TROCA DE TIROS
Um dos argumentos que será levado por Dorinha ao governador é que Kátia continuaria influenciando no Sebrae por meio de Ramos. Já gente do Paço da Capital dispara do outro lado, dizendo que Dorinha quer fazer a mesma política de interferência de Kátia na entidade, ao tentar impor o “seu” superintendente.
KÁTIA EM GRUPO DE TRANSIÇÃO DE LULA
A CNN Brasil informou nessa quarta-feira, 9, que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu à sua equipe de transição que inclua a senadora Kátia Abreu no grupo que vai coordenar as questões relativas ao agronegócio. “Segundo relatos feitos à CNN, a ideia é que Katia se junte ao grupo da coordenação sobre agronegócio na transição, que será feita pelo deputado Neri Geller (PP-MT), pelo senador Carlos Fávaro (PSD-MT) e pelo empresário Carlos Augustin, dono da Petrolina Sementes”, afirmou a emissora de TV.
ADVERSÁRIOS GARANTEM QUE AMASTHA CAI
Os adversários internos do ex-prefeito de Palmas Carlos Amastha garantem que ele deve perder a presidência regional do PSB até os primeiros meses de 2023. Eles apontam como motivos o fraco desempenho do partido nas eleições municipais de 2020 e estaduais de 2024; o fato de Amastha não ter dado apoio claro e inconteste ao presidente eleito Lula e o tratamento que dispensou ao técnico de futebol e empresário Vanderlei Luxemburgo na convenção. Segundo essas fontes, Luxemburgo, inclusive, pode assumir o comando do PSB no Tocantins.
PEDIDO DE CPI EM PORTO
O vereador Soares Filho (SD) quer instalar uma CPI na Câmara para investigar irregularidades no transporte escolar de Porto Nacional. Ele falou de sua intenção na sessão desta quinta-feira, 10, com base em documento do Ministério Público Estadual que trata do assunto. Um relatório de inspeção do órgão concluiu que o serviço ofertado aos estudantes da cidade apresenta falhas. Cita o caso da Escola Municipal Jacinto Bispo Arantes, onde, conforme a inspeção, o transporte “não atende plenamente as disposições das diretrizes estabelecidas pelo próprio município no processo de dispensa de licitação, violando, por vezes, normas federais de trânsito”. O vereador disse à coluna que vai apresentar o requerimento da CPI na quarta-feira, 16.
HOMENAGEADA NO MARANHÃO
A Câmara de Miracema vai eleger sua nova mesa diretora no dia 15 de dezembro. O atual presidente, Núbio Gomes (MDB), é impedido pelo regimento interno de ir à reeleição. Assim, o grupo de situação, que conta com 7 dos 11 vereadores, estuda quem será o candidato. Três nomes estão melhores colocados: Adão Pedreiro (MDB), Edilson Tavares (MDB), que presidiu no final da última legislatura; e Branquinho (PP), hoje líder da prefeita Camila Fernandes (MDB).
2ª MULHER
A oposição aposta num racha do grupo governista para tentar vencer a parada. O candidato ainda não foi definido, mas um nome estudado é o da vereadora Tânia Precata (PSD), que, se vencesse, seria a segunda mulher a presidir a Câmara miracemense. A outra foi a ex-vereadora Maria Bala, no biênio 1997/1998.
HOMENAGEM NO MARANHÃO
A corregedora-geral da Justiça do Tocantins, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, que atualmente também é presidente do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (CCOGE), estava entre os homenageados na solenidade de comemoração dos 209 anos do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA), no dia 4. A indicação da desembargadora tocantinense foi feita pelo corregedor-geral do TJMA, desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho. Ela recebeu a Medalha Cândido Mendes, a mais alta comenda do Poder Judiciário Maranhense.