CARLESSE REBATE FORTES
O ex-governador Mauro Carlesse (Agir) rebateu as críticas que recebeu do deputado estadual Eduardo Fortes (PSD) por conta da questão das emendas parlamentares para show. Fortes divulgou um vídeo em que comentou entrevista de Carlesse à CCT e disse que o ex-governador não deixou “nem 30%” do Hospital Geral de Gurupi pronto, apenas a parte administrativa e ainda com problemas elétricos e de estrutura. O parlamentar também afirmou que Carlesse quer voltar para a política “com investigação, com problemas com a Polícia Federal, com a Polícia Civil, querendo iludir a população”.
Assista a fala de Carlesse e a resposta de Fortes:
FUNCIONOU NA PANDEMIA
Também em vídeo postado em suas redes sociais, Carlesse reafirmou que Fortes “deveria ter um pouco mais de conhecimento, principalmente sobre a região em que se considera a sua, Gurupi”. O ex-governador disse que deixou a primeira etapa pronta e que funcionou na época da pandemia, com leitos de UTI. “Como é que você coloca um leito de UTI num hospital que não estaria preparado? Não existe isso, é uma responsabilidade muito grande”, afirmou.
COLOCOU EM PÉ
Carlesse contou ter pego as obras do hospital “totalmente abandonadas” e que reestruturou a unidade. “Colocamos ele em pé, não existia a falta de energia, não existia a chuva lá dentro, não existia abandono”, respondeu o ex-governado a críticas do deputado.
DEPUTADOS SERÃO INVESTIGADOS
Carlesse afirmou que está, sim, sob investigação da Polícia Federal e da Polícia Civil. “Mas não quer dizer que eu sou condenado, que eu sou culpado, é investigação, Eduardo, que eu também acho que vocês brevemente vão ter que estar respondendo por essas emendas colocadas em shows”, avisou o ex-governador. Sobre quando deputado, ele lembrou que na época as emendas não eram impositivas. “Era um sofrimento muito grande, não pagavam emendas.”
FALTA DE COMPROMISSO COM O POVO
O ex-governador reafirmou ser contra a destinação de emendas para shows, o que chamou de “falta de compromisso com o povo”. “Porque fazer show, continuo dizendo, é bom para o contratante, para o artista e agrada o povo por uma hora, uma hora e meia. Só que o dinheiro vai embora. O dinheiro poderia estar investido nesse hospital de Gurupi, que seria eterno, seria um atendimento para a população por muitos e muitos anos”, defendeu.
FRACO, DESPREPARADO E NÃO SABE O QUE FALA
Carlesse disse que não é mentiroso, como Fortes deixou a entender no vídeo dele. “Realizei muitas e muitas obras dentro do estado, que controlei e deixei este estado com mais de R$ 2 bilhões na conta”, afirmou. “É uma pena que, tão jovem, você podia ter um futuro político, representando a população, mas eu vejo que você é fraco, despreparado e não sabe o que fala”, disparou.
Assista:
SANDBOX REGULATÓRIO

O vereador de Palmas Carlos Amastha (PSB) foi à tribuna da Câmara semana passada para anunciar que protocolou o projeto de lei que cria o Sandbox Regulatório em Palmas, “um ambiente de testes controlado, onde empresas e startups podem inovar com mais liberdade, testando novas soluções sem tantas burocracias, mas sempre com responsabilidade e acompanhamento do poder público”. “É assim que a gente atrai novas tecnologias, incentiva o empreendedorismo e movimenta a economia local”, afirmou o parlamentar.
SANDBOX DE AMASTHA OU DE CINTHIA
Contudo, aliados da ex-prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) enviaram à coluna a edição do Diário Oficial de Palmas do dia 26 de agosto do ano passado que traz o decreto 2.568, que cria justamente o Sandbox Regulatório de Palmas, sob a gestão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego, “com o objetivo de fomentar e apoiar o empreendedorismo inovador no município, bem como servir de instrumento para desenvolvimento da economia local e redução das barreiras burocráticas e sociais para a inovação”.
AURI EM ALIANÇA FIRME COM A FAMÍLIA FARIAS
O prefeito de Axixá, Auri-Wulange Ribeiro Jorge (UB), além de ficar de olho na gestão do município, segue com seu projeto para 2026. No final de semana, ele postou card nas redes sociais com o deputado estadual Jair Farias (UB) e parentes do parlamentar em Sítio Novo, com os dizeres: “Tudo dando certo! Parceria firmada para 2026, Dr. Auri e família Farias”. Jair deve disputar vaga de deputado federal nas eleições do ano que vem em dobradinha com Auri, que está focado na Assembleia Legislativa.

VAGAS EM ABERTO

Por falar na Câmara Federal, a expectativa é de que quatro vagas se abram na bancada tocantinense. Isso porque Carlos Gaguim (UB), Vicentinho Júnior (Progressistas) e Alexandre Guimarães (MDB) dizem que disputarão vaga de Senador; e Toinho Andrade (Republicanos) deve concorrer a deputado estadual.
CÉLIO INSISTE QUE TERÁ VAGA NA CÂMARA

O ex-deputado federal Célio Moura (PT) espera ansioso a publicação do acórdão do julgamento do STF sobre as sobras de votos de 2022. Célio insiste que, além de Tiago Dimas (Podemos), ele também deve ficar uma vaga, a de Eli Borges (PL). As divulgações diversas sobre o tema garantem que, do Tocantins, só Dimas se beneficiará, mas não convencem o petista. Para Célio, com o recálculo dos resultados de formação das bancadas de deputados nas eleições de 2022, ele também ficará com uma vaga.
SEM VIOLÊNCIA
A Polícia Militar divulgou vídeo em que mostra o fechamento da operação de retomada de uma parcela de terras dentro do Assentamento Taboca, na zona rural de Taquaruçu, na noite de quinta-feira, 17. No vídeo, o comandante da operação pergunta se alguém foi maltratado e as pessoas dizem que não, mesma resposta para quando perguntadas se foram agredidas. Por fim, o oficial agradece pela colaboração das pessoas. O MST acusou a PM de ter agido de forma “violenta, ilegal e sem respaldo judicial”. Em nota sobre o caso, a corporação chegou a desafiar “a apresentação de qualquer prova concreta de abuso, a qual, se existente, será rigorosamente apurada pelos órgãos correicionais competentes”.
Assista:
- Esta coluna passa a ser publicada às segundas, quartas e sextas-feiras.