PL TURBINADO
O PL prepara uma nominata turbinada de pré-candidatos a vereador para as eleições de outubro na Capital. Além de Mauro Lacerda (ex-PSB), o partido da pré-candidata a prefeita Janad Valcari vai receber os também vereadores Jucelino Rodrigues (ex-PSDB), Laudecy Coimbra (ex-SD) e Joatan de Jesus (ex-Cidadania), além do suplente Epitácio Brandão Filho, o Picó (ex-PSB), e o ex-vereador Gerson Alves, o Gerson da Mil Coisas (ex-PSB), e ainda tem o também ex-vereador Lúcio Campelo (ex-MDB), que voltou ao PL depois de ter sido convidado a se desfiliar nas eleições de 2020 pelo então presidente, o deputado federal Vicentinho Júnior, que hoje está no comando do Progressistas.
ESTRATÉGIA DE 2022
O partido está adotando a mesma estratégia utilizada pelo Republicanos nas eleições de 2022, quando o partido do governador Wanderlei Barbosa abrigou em seus quadros nove deputados estaduais de mandato, dos quais sete foram reeleitos. O PL trabalha com a possibilidade de eleger até cinco ou seis vereadores em outubro. Assim, com os concorrentes com a média elevado de votos, mas muito nivelados entre si, a disputa se torna uma espécie de roleta russa, em que quem puder mais chora menos.
NÃO TEM REELEIÇÃO NA UNIVERSAL
Dois vereadores da atual legislatura não vão disputar a reeleição em Palmas. Daniel Nascimento (Republicanos), ligado à Igreja Universal do Reino de Deus, não tentará um novo mandato por uma política interna da denominação religiosa, que impede a reeleição. Em seu lugar, como representante da Universal, o pastor Wellington Ferreira de Medeiros (Republicanos) vai disputar vaga de vereador da Capital.
DE OLHO NA ALETO
Outro que não vai à reeleição é Rogério Freitas (PSD), que, para o seu lugar, lançará a esposa, Delma Freitas. A decisão do parlamentar se deve ao fato de ele ser o primeiro suplente do deputado estadual Eduardo Fortes (PSD), fortíssimo pré-candidato a prefeito de Gurupi. Se Fortes ganhar lá, Freitas assume a vaga na Assembleia no ano que vem.
BOLSONARO EM MAIO
No meio bolsonarista há uma animação geral. Isso porque a conversa é que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode vir a Palmas no dia 14 de maio, acompanhado do deputado federal mineiro Nikolas Ferreira (PL).
VAI CONVERSAR COM PAÇO E PALÁCIO
Livre em definitivo do Podemos, o deputado estadual Júnior Geo, também pré-candidato a prefeito de Palmas, agora vai conversar com a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) e com o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) para decidir seu rumo partidário. Comentário é forte sobre uma aproximação cada vez mais forte dele ao ninho tucano.
CANDIDATURA DE CÉLIO É DO PT NACIONAL
O ex-deputado federal Célio Moura foi recebido na terça-feira, 13, pela presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, para discutir a pré-campanha dele a prefeito de Araguaína. Também participaram da conversa o secretário-geral do partido, Henrique Fontana, e o deputado federal Lindbergh Faria (RJ). Célio contou à coluna que Gleisi deixou claro que a pré-candidatura dele é do diretório nacional do PT e garantiu que vai dar todo o apoio possível. Ela, inclusive, se colocou à disposição para articular apoios de outros partidos, daqueles que estão disputando em Palmas e querem aliança com o PT.
GLEISI E LULA EM ARAGUAÍNA
A presidente nacional do partido ainda assumiu compromisso de ir a Araguaína em junho para o lançamento da pré-candidatura de Célio Moura e aventou a possibilidade de o próprio presidente Lula visitar a cidade para apoiá-lo.
DIREITA RACHADA
Na leitura petista – tanto de Célio quando de Gleisi –, a direita de Araguaína está rachada com as duas pré-candidaturas colocadas, do prefeito Wagner Rodrigues (UB) e do deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos). “Com a direita rachada, eu posso entrar no meio. Na verdade, são tudo do mesmo time, tem a mesma raiz e nós não nunca estivemos juntos com essa turma”, avisou o pré-candidato do PT.
PRÉ-CANDIDATO VAI PARA O PSB
O pastor Neimar Tavares Magalhães foi anunciado nesta sexta-feira, 15, como pré-candidato a vereador na Capital pelo PSB. Ele comandou a Secretaria Executiva da Agricultura da Capital durante a gestão do ex-prefeito e agora pré-candidato ao Paço, Carlos Amastha, ainda atuou como superintendente de Feiras do governo pessebista e como membro do Conselho de Desenvolvimento Rural e da Comissão de Produtos Orgânicos. Pastor Neimar também presidiu a Federação Aquática do Estado do Tocantins (Faeto) e as Centrais das Associações, assim como do Conselho de Trânsito de Palmas e ocupou uma assessoria da Câmara Municipal. É também empresário do comércio, estabelecido na Avenida Tocantins, em Taquaralto.
PRINCIPAL LÍDER DE LACERDA
No campo político, a adesão do pastor a Amastha é importante porque ele era o principal líder do vereador Mauro Lacerda, que acabou de trocar o PSB pelo PL, da deputada Janad.
JUNTO COM O GOVERNADOR
Uma frase da senadora Dorinha Seabra Rezende à imprensa nesta sexta-feira sobre as filiações que vai realizar no final de semana chamou atenção do meio político. “O objetivo dessa caravana [o União Brasil fará filiações em Gurupi, Talismã e Aparecida do Rio Negro] é um projeto comum junto com o nosso governador Wanderlei Barbosa”, afirmou, enquanto muita gente já a coloca como possível futura adversária dos governistas.
ÀS CLARAS
Pode até ser que isso ocorra lá na frente, mas no momento o nome de Dorinha é incensado pelos palacianos. Eles dizem que a senadora sempre tem tido a preocupação de levar os pontos delicados da pré-campanha à mesa para conversar e explicar ao governador de forma transparente. Apontam como exemplo mais emblemático a filiação do prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, ao União Brasil. Segundo essas fontes, Wanderlei tem gostado muito desse jeito da senadora.