CINTHA REBATE JANAD
A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), foi às redes sociais contestar informações sobre sua gestão levadas a público pela candidata do PL, Janad Valcari. A tucana abordou temas como a Cidade do Automóvel, que disse que “é um projeto de 2015 que nunca aconteceu por inércia do governo do estado”; o parque tecnológico, que afirmou ser obra também do governo do Tocantins, “que possui seis fases e ainda está na segunda e, o pior, nenhuma garantia de instrumento [foi ] apresentado pelo governo do estado para resguardar a execução dessas obras”.
COMO BICHO
O que chama a atenção no vídeo são as pimentas espargidas por Cinthia na sua fala. No início, a prefeita afirma: “Agora que as pessoas descobriram que a candidata que diz gostar de gente trata funcionários como bicho, e não querem mais votar nela, as mentiras contra a nossa campanha começaram a aparecer”.
TRABALHAR ROUBANDO
Ao final, Cinthia recomenda: “Cuida do seu voto, Palmas, quem te elege enganando, vai trabalhar roubando, aliás, como já faz”.
ISRAEL DIZ SE SENTIR AMEDRONTADO EM IPUEIRAS
Aliados da candidata a prefeita de Ipueiras, Irisnete Pinto (PSD), estão preocupados com supostas intimidações dos últimos dias contra o principal aliado dela nesta campanha, o empresário e pioneiro da cidade Israel de Abreu. Ele e sua família relataram a presença de dois veículos na cancela de sua chácara e um drone que sobrevoou o local durante todo o fim de semana. Israel, aos 86 anos, fez um relato da situação ao jornal O Paralelo 13 em que se mostrou triste e amedrontado: “Em nenhum momento, me senti tão amedrontado e invadido quanto neste último fim de semana, pois não sabíamos se a intimidação seria só a que ocorreu ou se invadiriam minha propriedade, podendo fazer um mal com minha esposa, minha filha e com as pessoas que vivem e trabalham aqui, conosco. Eu fiquei muito nervoso, comecei a passar mal, meus familiares me medicaram, mas, com a continuidade da situação, não melhorei. Precisamos, então, chamar apoio de pessoas que possuíssem veículos, para termos coragem de sair da chácara e buscar atendimento médico em Palmas”.
MUITO MEDO
E seguiu: “Estou, ainda, com muito medo de que nossos adversários políticos nesta eleição possam agredir alguém da minha família, que é toda de Ipueiras. O meu filho, Caio Augusto, é o atual prefeito, e todos os que estão comigo votam em Irisnete Pinto. Com essa situação, foi colocado um alvo em cada uma dessas pessoas. Desta vez, eu não sei o que fazer”. Na fotos acima, Israel em comício de Irisnete e o drone fotografado sobre a chácara dele.
APOIO MACIÇO A VILELA
O candidato a vereador de Palmas pelo PT João Vilela lembra que foi o que conseguiu aglutinar o maior número de lideranças do partido, inclusive da Construindo um Novo Brasil (CNB). Vilela disse à coluna que a maior parte dos lideres da corrente interna está em sua campanha. Ele citou Donizeti Nogueira, Márcia e Venícius Barbosa, Divino Mariozan, Rosângela, Leontino, Zé Roque, Luís Antônio, Bob Moura, Zé Geraldo, além de diversos outros líderes do interior.
GAGUIM LEVA APOIO DE DORINHA A RONIVON
Terminado o comício da campanha de reeleição do prefeito Ronivon Maciel (UB), no Jardim Brasília, em Porto Nacional, na noite dessa quarta-feira, 2, com o locutor já tendo se despedido das pessoas que participaram, o deputado federal Carlos Gaguim (UB), que já havia discursado, pediu o microfone para uma última mensagem e tascou empolgado: “Gente, eu trago aqui também um abraço e o apoio da senadora professora Dorinha, que apoia o Ronivon e vai ajudar ele a administrar esta cidade”. Dorinha havia anunciado apoio a Toinho Andrade (Republicanos) antes da campanha, por isso, a recado de Gaguim pegou todos de surpresa, e foi uma festa no comício.
36 PONTOS DE FRENTE PARA RONIVON
E foi divulgada nessa quarta-feira, 2, pelo R7 (portal de notícias da TV Record), pesquisa do Real Time Big Data que mostra o prefeito Ronivon com 63% de intenções de voto contra 27% para Toinho Andrade, ou seja, 36 pontos de frente. Nelcir Formhel (Novo) aparece com 3% e o Álvaro da A7 não pontuou. Na espontânea, Ronivon também tem mais que o dobro de Toinho: 45% a 22%. Formhel marca 1%, outros somam 2%, brancos e nulos 8% e não souberam responder ou não sabem 22%. A pesquisa ouviu 800 pessoas no município entre os dias 30 de setembro e 1° de outubro. Ela está registrada no TSE com o número TO-04021/2024. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e 95% de grau de confiança.
IMENSAMENTE POPULAR, MAS NÃO TRANSFERE
Um dado interessante dessa Big Data é que mostra que não há transferência de popularidade do governador Wanderlei para seu candidato em Porto Nacional, Toinho Andrade. Wanderlei tem altíssima aprovação em Porto Nacional, de 71%, e somente 25% de desaprovação. Contudo, a pesquisa indica que esse imenso sucesso do governador por lá não vai desembocar em votos para seu candidato.
MAIS DE R$ 200 MIL
O candidato a vereador de Palmas pelo PSB Carlos Amastha disse ter arrecadado com sua vaquinha virtual mais de R$ 200 mil. “Eu fico muito feliz. Porque quem está investindo, como muitos fazem em política, qual o objetivo que eles têm no final das contas, depois de ser eleito?”, questionou, para completar: “O meu objetivo vocês conhecem: é prestar um serviço dê excelente qualidade para a população de Palmas”.
LELIS EXALTA SALOMÃO
O secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcelo Lelis, não poupou elogios ao prefeito e candidato à reeleição de Dianópolis, José Salomão (PT), no comício da noite de terça-feira, 1º. Ele disse que Salomão é uma das pessoas que mais respeita na política do Tocantins. “Eu não teria saído de Palmas se não fosse por acreditar totalmente no prefeito extraordinário que vocês têm aqui em Dianópolis. Vocês têm que celebrar muito por terem a condição de ter um homem com a hombridade, história, com caráter, com posicionamento, que nunca mudou o seu rumo, sua direção, como José Salomão”, afirmou Lelis.
A MAIS PRÓXIMA DE WANDERLEI
Ele disse que sua esposa, a deputada estadual Cláudia Lelis, é a Parlamentar mais próxima do governador Wanderlei Barbosa, com exceção da família. E que o casal e secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes, darão todo suporte a Salomão junto ao Palácio e ao governador Wanderlei.
BILHETE DO CT
Caros membros do Ministério Público Eleitoral,
Assustei-me nesta manhã com vídeos e fotos que recebi pelas redes sociais com dezenas de pessoas pegando suas cestas básicas em bairros periféricos de Palmas, retiradas de porta-malas de vários carros, em plena reta final da campanha eleitoral. Estão claramente visíveis as plotagens de candidatos à prefeitura e à Câmara, sem nenhum pudor, como se isso fosse a coisa mais natural a se fazer nos últimos dias da grande eleição municipal que ocorrerá no domingo. Não havia qualquer preocupação dos criminosos em esconder o rosto, nem de impedir a filmagem. Por que será? Certeza da falta de fiscalização ou de que terão total blindagem? Ou as duas coisas?
Nos rostos tristes daquelas pessoas pobres vi a desesperança, a necessidade de se submeter a tamanha humilhação para continuar sobrevivendo. Esses desvalidos sabem que os criminosos utilizarão os mandatos para beneficiar a si próprios, mas que a miséria deles se perpetuará. Entre os aproveitadores, os mesmos fariseus familiocratas que exaltam o nome de Deus apenas para se manter no poder, onde estão há décadas.
O agradecimento lúgubre que a senhora faz no vídeo aos políticos que patrocinam esse crime bárbaro diante da claridade solar, às barbas dos senhores e senhoras e da polícia, reflete a sina de nossa população periférica largada ao Deus dará, usada apenas neste momento eleitoral para garantir os mandatos de seus exploradores. Essa gente é vítima há mais de 500 anos do abandono do Estado e das desigualdades impostas por nossa elite do atraso.
Por favor, senhores e senhoras, deixem seus gabinetes e percorram as periferias até domingo. De seus carros de potentes sistemas de ar-condicionado vão flagrar os crimes mais absurdos para fraudar as eleições e invalidar a democracia. À luz do dia, sem pudor, sem o mínimo de constrangimento, sem qualquer preocupação de esconder a cara. Isso está ocorrendo agora, vai ocorrer à noite, de madrugada, nesta sexta, no sábado e domingo. É como se vocês não existissem.
Saudações democráticas,
CT