SERÁ QUE VOLTA?
A ex-secretária estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) Cleizenir Divina dos Santos era uma indicação da senadora Dorinha Seabra Rezende (UB). Sua saída da pasta na terça-feira, 5, se deveu ao fato de que ela precisava deixar o cargo para consolidar seu processo de aposentadoria, mas depois voltaria ao comando, atualmente acumulado pela secretária extraordinária de Ações Governamentais, Valderez Castelo Branco. Contudo, a expectativa de aliados de Dorinha é de que Cleizenir não voltará mais à Setas. Para eles, é o recrudescimento da pré-campanha de 2026, que tem levado o Palácio a se distanciar da senadora, pré-candidata a governadora, e a se empolgar cada vez mais com o projeto do presidente da Assembleia, Amélio Cayres (Republicanos).
BOLÃO DOS 8
Nos corredores da Assembleia corre um bolão para saber o nome dos oito deputados que ficarão de fora da base do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). Convidaram este colunista a participar. R$ 10 o palpite. Quem ganhar fica com a grana toda.

OUTRO EXONERADO DE JANAD
Depois dos exonerados da deputada estadual Janad Valcari (PL) na quarta-feira, 6, entre eles o ex-vereador de Palmas Filipe Fernandes, nessa quinta-feira, 7, o Diário Oficial trouxe outro nome muito próximo à parlamentar: o candidato a vereador do Avante no ano passado Fernando Galvão. Ele era gerente Vigilância em Saúde Animal, da Secretaria Estadual da Saúde.
AMEAÇA DE PARAR NOVAMENTE
Empresários do transporte escolar rural de todo o Estado ameaçam parar novamente, como já haviam feito por uma semana em março. O mesmo motivo, dizem, falta de pagamento. Segundo contaram à coluna, a Secretaria Estadual da Educação não cumpriu o acordo feito na época do movimento e não pagou novembro e dezembro. Agora afirmam estar sem receber junho. São mais de cem terceirizados da Atlântico Transporte, a contratada pela Seduc.
RECLAMOU DA EXONERAÇÃO DE CARGOS DE… CONFIANÇA

Como mostrou a CCT, a vereadora Débora Guedes (Podemos) estreou como oposicionista ao prefeito Eduardo Siqueira Campos. Na sessão dessa quinta-feira, 6, a ex-secretária da Educação questionou sua exoneração, de sua equipe e do ex-presidente da Fundação da Juventude, Juniel Carvalho, que se tornou assessor do gabinete da parlamentar. São cargos de confiança, ou seja, quando o prefeito quiser pode exonerar, inclusive, se perder a confiança no grupo que sustenta o nomeado, por exemplo, no caso de se tentar golpe branco. De toda forma, Eduardo ligou para todos os exonerados de primeiro escalão para comunicá-los antes da publicação no Diário Oficial e, como cortesia, a dispensa foi “a pedido”.
JÁ HAVIA SINAIS
Na manifestação que fez na terça-feira, 5, primeira sessão deste segundo semestre da Câmara, a vereadora Débora Guedes já havia sinalizado que se afastaria da base governista. Depois de expor a situação que teria herdado na Educação da gestão de Cinthia Ribeiro (PSDB), a parlamentar reclamou da falta de autonomia como secretária.
LANÇAMENTO NO BONFIM

O deputado federal Vicentinho Júnior (PP) vai sua lançar sua pré-candidatura a senador em meio à festa do Bonfim. Como faz há anos, ele percorrerá o trecho dos romeiros a pé, participará da missa do dia 15 e depois haverá almoço na residência do prefeito de Natividade, Thiago Jayme Rodrigues de Cerqueira (PP), para o lançamento da pré-candidatura de Vicentinho. Para a solenidade, já confirmaram presença o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), e gestores de toda a região sudeste.
AURI RECEBE JAIR E EDUARDO SIQUEIRA

O prefeito de Axixá, Auri-Wulange Ribeiro Jorge (UB), fez almoço nessa quinta-feira, 7, para os apoiadores de seu projeto de conquistar vaga na Assembleia no ano que vem. Entre os presentes, o prefeito Eduardo Siqueira Campos, que se apresentou como “principal cabo eleitoral de Auri”. O evento contou ainda com a presença do deputado estadual Jair Farias (UB), pré-candidato a deputado federal.
COORDENOU DUAS CAMPANHAS
Auri coordenou as duas campanhas de deputado estadual de Eduardo Siqueira Campos no Bico do Papagaio, em 2014 e 2018. Além disso, os dois têm uma antiga relação, e o prefeito de Axixá foi próximo também do governador Siqueira Campos, no último governo e nos anos finais do principal líder tocantinense.
ESQUEMA DO MERCADO PAGO
Em Formoso do Araguaia, o vereador Gabriel Bezerra (MDB) fez um grave alerta na sessão da Câmara dessa quinta-feira, 8. Segundo ele, estaria ocorrendo na cidade um esquema usando-se do Mercado Pago para fazer depósitos em lotérica. “Se tornou piada a forma que agentes políticos e do poder público executivo de Formoso Araguaia começaram a usar pessoas para fazer estelionato e lavagem de dinheiro”, afirmou. “Essa é talvez a pior gestão que Formoso já viu porque faz crime como se nada acontecesse com eles, pela certeza da impunidade.”
Assista:
CONFIRMADO

Como a coluna antecipou ainda no dia 1º, o vice-prefeito licenciado de Araguaína, Israel Guimarães (MDB), assumiu nessa quinta-feira, 7, a presidência da da Companhia de Mineração do Tocantins (Mineratins), que era ocupada por Lina Ester Ribeiro. O nome dele para o cargo foi aprovado na quarta-feira, 6, pelo Conselho de Administração, em reunião semipresencial, bem como o de Iranilson Mota, novo diretor técnico da companhia.
VICE-PREFEITO
Com isso, o presidente da Câmara de Araguaína, Max Baroli (MDB), é hoje o vice-prefeito da cidade.