CLIMA ESQUENTOU
O clima esquentou na Câmara de Gurupi, na sessão dessa quinta-feira, 8, entre os vereadores Colemar Saborelle (Podemos) e Pedro Morais (PDT). Numa fala na tribuna de antes de Saborelle, o pedetista acusou o colega — sem nominá-lo — de ter negado a palavra a ele na sessão de quarta-feira, 7, quando comandava os trabalhos. O parlamentar do Podemos, então, foi à tribuna e disse que não era verdade, afirmando que Morais teve três oportunidades para falar no dia anterior, por isso, finalizou a sessão.
CRIADO COM DANONE
Em meio às críticas, Saborelle, que é da base da prefeita Josi Nunes (UB), se referiu a Morais quando falou em “pessoas mimadas, criadas com Danone”. Sobre reclamações do colega, o governista disse que a oposição “só [fica] procurando uma tinta que saiu da parede, uma telha que rachou e derramou água no telhado, para mostrar aqui”. “Porque é o material que a oposição tem que produzir, é isso, é mostrar a desgraça. ‘Véve’ [sic] da desgraça”, afirmou.
PEDRO MENTIRA
Por fim, Saborelle sugeriu que o pedetista tem baixa frequência nas reuniões das comissões. “Peço que puxe a frequência e veja o quanto é interessado nos projetos que entram nesta Casa”, disse. E fechou: “Inclusive, devo afirmar que agora eu entendo porque um dia o presidente desta Casa chamou ele de Pedro Mentira”, concluiu, numa referência a uma desavença do passado entre o presidente Ivanilson Marinho (PL) com Morais.
DESAFIO
O vereador do PDT classificou de “uma vergonha” a fala do colega governista. “Eu teria vergonha de fazer o uso da palavra igual o pastor [Saborelle] fez aqui. O senhor sabe o que é isso aqui? [batendo na tribuna] Estou falando com o senhor! Sabe o que é isso aqui? É aqui, nesta tribuna, que nós fazemos cobranças. É nesta tribuna que nós mostramos para a nossa população a verdade. E agora eu faço um desafio ao senhor. Está registrado. O senhor me chamou de Pedro Mentira. Muito bom. Parabéns. Me prove. Me prove, se o senhor é homem, macho e íntegro. Me prove agora que mentira que eu falei nessa tribuna”, desafiou. “Não falei mais do que a verdade, e hora nenhuma faltei com respeito com o vereador. Mas não posso aceitar ele vir até a tribuna, me chamar de mentiroso. E aqui eu estou pedindo, se ele é um vereador íntegro, nosso pastor, né, pastor Colemar, me prove, me prove, pastor, onde eu menti usando esta tribuna. Porque eu sei reconhecer meu erro. Se eu estiver mentindo, pode ter certeza, que eu vou voltar nesta tribuna, pedir desculpa a todos os senhores aqui e para a população.”
NÃO FICA ESPERANDO LIGAÇÃOZINHA
Morais, então, afirmou que, antes de ir à tribuna, estuda as matérias. “Eu não fico esperando ligaçãozinha, não, para falar o que está acontecendo aqui, não. Eu estudo pra vir aqui para essa tribuna, senhor. Tá bom? Eu estudo pra fazer minhas cobranças”, enfatizou. “Então, lave sua boca quando você for citar meu nome. E, se você for citar meu nome, traga provas, concretas. Provas concretas.”
HOMEM BEM CRIADO
Sobre sua criação, Morais também falou duro: “Aqui, pode ser jovem, mas é um homem, e um homem bem criado”.
SE NÃO FEDERAR FICA PEQUENO
O ministro dos Transportes, Renan Filho, defendeu a federação de MDB com o Republicanos. Em entrevista à CNN, ele avaliou que a composição de União Brasil e Progressistas, que criaram uma mega estrutura partidária, vai induzir outras federações, para que as siglas voltem a ter patamar semelhantes, uma vez que a houve esse ganho de musculatura com a aliança gigantesca. “O partido que não se federar neste momento vai ficar muito pequenininho, e, em política, time pequeno joga em outra divisão”, avisou. “O MDB não pode deixar de estar na série A, o Republicanos também não. Então, é quase que um caminho único”, defendeu com a metáfora futebolística. No Tocantins, há uma convergência das duas siglas. O MDB tem no comando regional o deputado federal Alexandre Guimarães, e o Republicanos, o governador Wanderlei Barbosa. Ambos são próximos.
VEREADORES DE PORTO COM VICENTINHO JR

O deputado federal Vicentinho Júnior (Progressistas) esteve na Câmara de Porto Nacional no dia 28 para uma visita institucional. Na ocasião, a pré-candidatura ao Senado Federal do progressista foi abordada. Cinco vereadores garantiram apoio ao projeto: Diva Cardoso (Republicanos), João Justino (UB), Marcone Cleiton (PSDB), Junio de Cesário (PSDB) e Suleima Cristina (Republicanos) e Heitor Andrade (PP). “Vejo como o candidato ideal para representar nossa população e nossa cidade no Senado. Seu trabalho à frente do Progressistas e seu compromisso com Porto Nacional mostram que ele está preparado para novos desafios”, afirmou o correligionário na ocasião. “Sou um portuense que saio de casa dando o exemplo de como se vive um mandato progressista e trabalhando pela comunidade sem olhar bandeiras partidárias”, retribuiu o congressista.

CONQUISTA DE TODOS
O presidente da Assembleia, Amélio Cayres (Republicanos), comemorou a assinatura do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) para a ordem de serviço para a construção do Hospital da Mulher e Maternidade Estadual, em Palmas. Amélio lembrou que a Capital “é o lar de pessoas dos quatro cantos deste Estado”. “Por isso, essa é uma conquista de todos os tocantinenses”, defendeu o presidente do Legislativo.
O SILÊNCIO FALA
A ex-prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro (PSDB), que vem sendo bombardeada pelo vereador Carlos Amastha (PSB), parece ter usado o Dia do Silêncio, comemorado na quarta-feira, 7, para mandar uma mensagem do tipo “a quem interessar possa”. Ela postou sua foto com os dizeres: “O silêncio também fala — e, muitas vezes, diz mais”. Mistério…
IRREGULARIDADES NO TRANSPORTE ESCOLAR

E por falar nele, Carlos Amastha esteve nessa quinta-feira, 8, na sede do Ministério Público Federal do Tocantins para protocolar o que chamou de “uma grave denúncia sobre o uso irregular de verbas federais no transporte escolar rural de Palmas”. “Entreguei pessoalmente ao procurador-chefe, Dr. Álvaro Lotufo Manzano, documentos que comprovam o desvio de finalidade na aplicação de recursos do PNATE [Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar] e do Fundeb [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação], com contratação emergencial de ônibus velhos, inseguros e sem licitação. Estamos falando da segurança de nossas crianças e do respeito ao dinheiro público”, afirmou. O vereador não revela, mas tudo indica que ele, de novo, está mirando sua metralhadora para Cinthia.
PROTEÇÃO AOS ANIMAIS

A Comissão de Viação e Transporte da Câmara aprovou relatório do deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos) sobre o projeto de lei que altera o Código de Trânsito Brasileiro para garantir a proteção de animais contra os maus-tratos. Pelo texto, o uso de veículo para abandonar ou auxiliar no abandono de animais em vias públicas passa a ser considerado infração gravíssima. Além da multa que pode chegar a R$ 2,9 mil, o motorista terá o direito de dirigir suspenso por 12 meses. Nos casos de abandono de cães ou gatos, por 18 meses. O projeto deve ser aprovado pelo Congresso e virar lei até o fim deste ano. Bravo!