PREVIDÊNCIA É PRIORIDADE
A Assembleia retomou os trabalhos nesta terça-feira, 1º, e a prioridade do Palácio para este segundo semestre legislativo é a aprovação da reforma da Previdência. O tema deve entrar em pauta nesta semana e a expectativa é de que seja aprovado ainda em agosto.
SEM TEMPO A PERDER
Lembrando que o projeto seria votado em dezembro, mas parlamentares convenceram o Executivo a retirar a proposta e aprofundar os debates, o que ocorreu. Contudo, há ainda insatisfações nos sindicatos, mas o Palácio avalia que não pode mais perder tempo.
FILHA DE JOSI NA SAÚDE
Como a coluna antecipou ainda em junho, a prefeita de Gurupi, Josi Nunes (UB), nomeou nessa segunda-feira, 31, a filha dela, Luana Nunes Garcia, como secretária da Saúde do município. Luana comandava a Secretaria de Assistência Social e Cidadania, até semana passada, quando foi substituída pela pedagoga Cristina Donato.
EX-SECRETÁRIO NÃO GOSTOU
Quem parece não ter gostado muito foi o ex-secretário Sinvaldo dos Santos Moraes. Pelo menos essa é a leitura que o meio político de Gurupi fez da imagem que ele colocou no status de seu perfil no WhatsApp. Com os dizeres “escolha bem seus amigos”, um abelha aparece sendo sufocada por outras em meio a um líquido. Sinvaldo já retirou a imagem. Confira:
CELSO MORAIS E O MDB
Em Paraíso, a conversa das rodas políticas é sobre o futuro partidário do prefeito Celso Morais. Ele está filiado ao MDB, mas a sigla tem um cacique estadual que dá as cartas por lá, o ex-prefeito e ex-governador Moisés Avelino, que rompeu com Morais e hoje apoia uma pré-candidatura da oposição. Quem caminha para ter Avelino no palanque é o ex-deputado federal Osires Damaso (Podemos).
RUMOS PARTIDÁRIOS DE DAMASO
Damaso também terá que decidir seu destino partidário. A legenda que presidia no Estado, o PSC, foi incorporada pelo Podemos. O ex-deputado não definiu se ficará no novo partido ou se buscará um outro. Nos bastidores de Paraíso, estão juntando lé com cré e dizendo que ele poderia ir para o MDB de Avelino. Mas nada está decidido.
QUESTIONAMENTOS AO TAF
O vereador Rogério Freitas (PSD) foi à tribuna da Câmara de Palmas na manhã desta terça-feira, quando a Casa retomou os trabalhos, para repercutir os questionamentos que os candidatos têm feito à aplicação do Teste de Aptidão Física (TAF) do concurso da Guarda Metropolitana. Ele disse que não está “acusando nem apontando”, mas ressaltou que quem fez o concurso precisa de respostas. Entre as críticas levantadas, a não entrega da ficha de avaliação para o candidato para que ele possa recorrer em eventuais problemas e o fato de o TAF não ter sido filmado, como corre em outros certames. “A não filmagem do TAF traz uma nuvem de fumaça sobre o concurso”, defendeu. “É ruim para a lisura do processo.”
SERÁ JUDICIALIZADO
Freitas disse acreditar que, infelizmente, o concurso da Guarda Metropolitana será judicializado. Para o parlamentar, esses questionamentos precisam ser respondidos pela prefeitura.
CUMPRIMENTOS A CINTHIA
Já o vereador Major Negreiros (PSDB) foi à tribuna da Câmara parabenizar a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) pela programação de férias. Ele lembrou que Taquaruçu, sua região, esteve movimentado com atividades todos os finais de semana de julho, com pousadas e restaurantes totalmente ocupados.
LEI DE DESMONTE
Solenidade nesta quarta-feira, 2, marcará a implementação da Lei de Desmonte de Veículos pelo Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO). A solenidade ocorrerá no Palácio, a partir das 14h30. O Tocantins é o sexto estado a implantar a legislação federal, que têm o propósito de regular e disciplinar a atividade de desmontagem de veículos automotores terrestres e a comercialização de partes e peças usadas. A medida, segundo o Detran, incentiva a comercialização legalizada de peças automotivas, combate ilegalidades, resguarda os cidadãos e colabora para a preservação ambiental.