UM POSSÍVEL VICE DE JANAD
Nos bastidores, já se cogita o nome de um possível pré-candidato a vice-prefeito para a chapa da deputada estadual Janad Valcari (PL). Depois de o governador Wanderlei Barbosa ter avisado que o Republicanos vai compor a majoritária, a conversa tomou ainda mais as principais rodas de política da Capital.Trata-se do atual secretário executivo do Esporte, Atos Gomes, que já está filiado ao partido do governador. Atos é casado com a sobrinha de Wanderlei e filha do vereador Marilon Barbosa, e é muito querido pelo grupo palaciano. O secretário tem forte apoio do filho do governador e deputado estadual Léo Barbosa (Republicanos).
TITULAR DO ESPORTE
No entanto, é cotado para assumir o comando do Esporte, já que o titular da pasta, Elenil da Penha, deve deixar o cargo, a princípio, para disputar vaga de vereador em Palmas. Como pré-candidato a vice-prefeito, Atos poderá deixar a secretaria quatro meses antes das eleições, ou seja, em junho.
VAI DE RONIVON
O deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos) comunicou o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) que seu grupo não tem condições de apoiar a pré-candidatura a prefeito de Porto Nacional do deputado federal Antônio Andrade (Republicanos), o nome do Palácio para a disputa na cidade. Assim, Ricardo vai para o palanque de reeleição do prefeito Ronivon Maciel, que esteve ao seu lado em 2022, na eleição para a Câmara Federal.
JAIRO MARIANO VAI MESMO CONCORRER A PREFEITO EM PEDRO AFONSO
O ex-secretário estadual da Governadoria Jairo Mariano (PDT) desistiu mesmo das eleições de Palmas e vai tentar voltar ao comando da Prefeitura de Pedro Afonso, cidade que governou por dois mandatos e ainda elegeu o sucessor, o atual prefeito Joaquim Pinheiro, com quem rompeu depois das eleições de 2020. Jairo contou à coluna que tem o apoio do União Brasil, da senadora Dorinha Seabra Rezende, do Agir, sob o comando do deputado federal Filipe Martins (PL), do PRD, de Walter Viana, e do PDT, do vice-governador Laurez Moreira. Já Joaquim Pinheiro vai à reeleição com o apoio do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos).
PEDRO BELARMINO VAI DISPUTAR VAGA NA CÂMARA
Ainda em Pedro Afonso, Pedro Berlarmino, que disputou a prefeitura com Joaquim em 2020, desta vez vai concorrer a vaga de vereador pelo MDB, partido que vai apoiar a reeleição na cidade. Assim prefeito e ex-adversário de quatro anos atrás estarão no mesmo palanque desta vez. Belarmino já exerceu mandato na Câmara local.
PDT DE LAUREZ APOIA STALIN
Em Miranorte, Laurez confirmou à coluna que vai apoiar a pré-candidatura do ex-deputado estadual Stalin Bucar (Progressistas), que tentará voltar a ser prefeito da cidade. Enquanto o governador Wanderlei apoia a pré-candidatura do vereador Adriano Santiago (Republicanos).
VILMAR DE VOLTA AO COMANDO DO SOLIDARIEDADE
O deputado estadual Vilmar de Oliveira está de volta ao comando do Solidariedade. Ele foi chamado à executiva nacional, que pediu para o parlamentar presidir a legenda, depois que o secretário da Governadoria, Osires Damaso, preferiu se filiar ao Republicanos para concorrer à Prefeitura de Paraíso. Vilmar não assumiu formalmente a presidência, que, por enquanto, ficará com Ivan Cardoso Moita, assessor de Damaso, mas o deputado estadual fará essa troca em breve.
SOLIDARIEDADE VAI DE JANAD EM PALMAS
É Vilmar que já está articulando a participação do Solidariedade nas eleições municipais por todo o Estado. Em Palmas, ele confirmou à coluna que seu partido vai apoiar a pré-candidatura de sua colega de Assembleia, a deputada estadual Janad Valcari (PL).
TROCA NA GESTÃO DE WAGNER
Interessados em disputar cadeira no Poder Legislativo tem até o fim desta semana para realizar a desincompatibilização. Em Araguaína, dois secretários-executivos devem deixar a gestão do prefeito Wagner Rodrigues (UB), o vereador Ygor Cortez, que está na pasta de Educação e Esportes; e o suplente Ricardo Pereira do Nascimento, que exerce a mesma função no Planejamento. Ambos estão no Podemos e irão buscar espaço na Câmara.
DE OLHO NA VICE DE KASARIN
Em Colinas, o que se diz é que o vereador Washington Ayres quer ser candidato a prefeito ou a vice, não à reeleição para Câmara. O nome dele, contudo, passa muito longe das rodas de conversas da cidade. O que se diz por lá que alvo é disputar como vice do prefeito Josemar kasarin (UB), o nome do Palácio nas eleições colinenses.