GOVERNADOR AMÉLIO CAYRES
O presidente da Assembleia, Amélio Cayres (Republicanos), será o governador em exercício nesta semana com a ida do chefe do Executivo estadual Wanderlei Barbosa (Republicanos) para Portugal nesta segunda-feira, 24, onde participará do Fórum Jurídico de Lisboa, evento realizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, de quarta, 26, a sexta-feira, 28. Como o vice-governador Laurez Moreira (PDT) também deu um jeito de deixar o Estado neste período, o governo do Tocantins ficará sob o comando de Amélio, o terceiro da linha sucessória. O ato será publicado à noite no Diário Oficial e entrs em vigor a partir desta terça-feira, 25.
EMPECILHO ELEITORAL
Lembrando que Laurez não pode assumir o governo seis meses antes das eleições nem por um dia, conforme prevê a legislação eleitoral, ou tornará inelegíveis seu parentes direto. No caso, irmão do vice-governador, Dida Moreira (PDT) é pré-candidato a prefeito de Dueré, e o filho de Laurez, Juarez Moreira (PDT), será o vice na chapa do deputado estadual Eduardo Fortes (PSD) em Gurupi.
POR ISSO IVORY AINDA NÃO SE LICENCIOU
Essa dança das cadeiras também atinge a Assembleia. Com Amélio como governador em exercício, assume a presidência do Legislativo estadual o primeiro vice da mesa, o deputado Ivory de Lira (PCdoB). Este foi o motivo dele ainda não ter se licenciado para se dedicar à campanha de prefeito em Miracema. Ivory deve se afastar a partir do dia 2, quando sua vaga de deputado será ocupada pela primeira suplente Luana Ribeiro, que, como o CT informou na sexta, 21, deixou o PSD e retornou ao PCdoB.
NÃO SURPREENDEU
A desistência do ex-prefeito de Pedro Afonso Jairo Mariano (PDT) não surpreendeu seus aliados. O que se diz por lá é que ele vinha dando sinais desde a eleição da mesa diretora da Câmara de que poderia recuar. Agora o grupo formou uma comissão para definir o que fazer. Nos bastidores se diz que o prefeito Joaquim Pinheiro (Progressistas) tem interesse de receber o apoio do grupo de Jairo, o que lhe daria mais tranquilidade na reeleição.
VEREADORES LILI E BRENO NO PÁREO
Contudo, os aliados de Jairo se recusam a aderir ao projeto do prefeito e querem lançar outro nome para concorrer com ele. Dois vereadores têm interesse: a presidente da Câmara, Lili Benício (PDT), e Breno Alves (PDT). Lili é vista como aquela que poderia aglutinar mais o grupo oposicionista.
BENÉ GARANTE QUE FICOU MAIS MUSCULATURA
Com a reviravolta no cenário eleitoral de Pedro Afonso, o pré-candidato a prefeito pelo PT, Benedito Moura Medeiros, o Bené (PT), garante que se deu bem. “Vejo que a minha candidatura ganhou musculatura”, avaliou. Para Bené, Jairo “não deixou ninguém preparado” para substitui-lo. “Mesmo que o PDT lance outro nome. Portanto, fiquei sendo o principal candidato de oposição ao prefeito bolsonarista Joaquinzinho”, comemorou.
BERENICE, ENTUSIASTA DE JOSI
Se o governador Wanderlei vai ou não para a campanha do deputado estadual Eduardo Fortes (PSD) em Gurupi ainda não se sabe. Agora uma coisa é dada como certa na prefeitura da cidade: a irmã dele, a secretária estadual Berenice Barbosa, é entusiasta da campanha de reeleição da prefeita Josi Nunes (UB). A relação de Berenice com Josi e alguns secretários da gestão é extremamente próxima e de muita amizade.
REPUBLICANOS E EMEDEBISTAS SE FUNDEM EM GURUPI
Ainda sobre Gurupi, os grupos do MDB e Republicanos não conseguiram formar uma chapa de vereador. Assim, a saída encontrada foi juntar todo mundo num dos partidos para ter a chapa completa. Dessa forma, foram 9 dos 13 pré-candidatos do MDB para o Republicanos. Na cidade, o partido do deputado federal Alexandre Guimarães era presidido pelo empresário Alex da Exclusiva, que também foi para a sigla do governador Wanderlei para disputar vaga na Câmara. O MDB local passou a ser presidido na quinta-feira, 20, por Andreya Castilho da Silva Ribeiro, amiga de faculdade de Alexandre.
PÚBLICO ARREGIMENTADO
Os adversários do deputado estadual Jorge Frederico, ao comentarem o sucesso do lançamento da pré-candidatura dele a prefeito de Araguaína pelo Republicanos, afirmam que três secretários de Estado passaram a quinta-feira, 20, o dia todo arregimentando gente para o evento da noite daquele dia: o da Educação, Fábio Vaz; da Ações Governamentais, Valderez Castelo Branco; e o da Indústria, Comércio e Serviços, Beto Lima.
QUEM GANHAR TERÁ O APOIO
Com o Republicanos à disposição do grupo do prefeito de Miranorte, Carlinhos da Nacional, o principal adversário da situação na cidade, o ex-prefeito e ex-deputado estadual Stálin Bucar (Progressistas), gravou vídeo em que lembra de sua relação com o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e em que garante que, vença quem vencer as eleições, terá o apoio do chefe do Executivo estadual.
LOGÍSTICA DO TO CHAMA A ATENÇÃO DO BRASIL
Em vídeo nas redes sociais, o governador Wanderlei Barbosa disse que a logística do Tocantins “tem chamado a atenção do Brasil” e que muitos empresários procuram o governo com o interesse de investir no Estado. “Uma boa politica de incentivos atrai os empreendedores, e faz o crescimento social e econômico do Estado”, defendeu Wanderlei.
COMO UM FILHO
Em Lagoa do Tocantins, Wanderlei pode não entrar na disputa por se tratar de dois palanques palacianos. Mas deu uma declaração na passagem pela cidade que agradou demais o pré-candidato a prefeito Cleiton PM e seus militantes. Ao lado do concorrente, o prefeito Leandro Soares (Republicanos), o governador disse que Cleiton “é um filho que eu tenho”. Mas ressaltou: “Que o povo de Lagoa escolha. Aquele que vencer a eleição vai trabalhar comigo, vai ser o meu companheiro”.