AMIZADE, RESPEITO E CONSIDERAÇÃO
O ex-secretário municipal de Parceria e Investimentos de Palmas Hiram Melchiades Torres Gomes afirmou em nota à coluna que os motivos que culminaram no seu pedido de exoneração “são unicamente os que constam do ofício, ou seja, de ordem estritamente pessoal”. Como a coluna divulgou nessa quinta-feira, 22, nos bastidores da prefeitura, o que se diz é que ele não andava nada satisfeito e a gota d’água que o levou a entregar o cargo na quarta-feira, 21, à prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) teria sido a exoneração no dia 16 de seu braço direito na pasta, a superintendente Fernanda Gutierrez Yamamoto. Na nota, Hiram não confirma, nem desmente, nem comenta essa informação. O ex-secretário reforçou ainda que por Cinthia tem “tão somente amizade, respeito e consideração”.
COM BOLSONARO NA PAULISTA
O polêmico ato convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e pelo pastor Silas Malafaia para a Avenida Paulista, em São Paulo, neste domingo, 25, contará com alguns políticos bolsonaristas tocantinenses. Já confirmaram a deputada estadual Janad Valcari (PL) e o deputado federal Vicentinho Júnior (PP). Há a expectativa das presenças de dois dos mais contumazes bolsonaristas, os mais fieis aliados de Bolsonaro no Estado, os deputados federais e pastores Eli Borges e Filipe Martins, ambos do PL. Mas nenhum deles confirmou publicamente que vai.
CAMILA NO REPUBLICANOS
O deputado estadual Nilton Franco garantiu à coluna que está tudo certo para a filiação da prefeita de Miracema, Camila Fernandes (MDB), ao Republicanos. Segundo Nilton, está acertado, inclusive, o apoio do governador Wanderlei Barbosa, presidente regional do partido, à reeleição da gestora. O deputado disse que a filiação não ocorreu no encontro dessa quinta-feira, 22, porque o partido pretende fazer um grande movimento para que o ingresso dela ocorra em Miracema.
BURBURINHO NA OPOSIÇÃO
A foto de Camila com a alta cúpula do Estado — além de Nilton e Wanderlei, o presidente da Assembleia, Amélio Cayres — causou muito burburinho na oposição de Miracema. Isso porque um dos principais adversários de Camila lá é o deputado estadual majoritário da cidade e também homem forte do governo Wanderlei, Ivory de Lira (PCdoB), que está em Brasília e deve retornar ainda nesta sexta-feira para falar com o governador.
ERA ESPERADA NO UB
A mudança de partido de Camila era esperada, mas, nos bastidores, se falava do União Brasil, da senador Dorinha Seabra Rezende, a quem a prefeita é muito próxima.
PROPÍCIO FRANCO TAMBÉM NO REPUBLICANOS
Nilton contou ainda que seu irmão Propício Franco também se filiou ao Republicanos e será candidato a prefeito em Pium com o apoio do partido e do governador Wanderlei, de Nilton, da senadora Dorinha e do deputado federal Alexandre Guimarães. Com isso, propício já garantiu para a sua campanha Republicanos, União Brasil e MDB.
TÍTULO MERECIDO PARA KÁTIA
A ex-senadora Kátia Abreu (PP) é uma política que desperta ódios e amores, por ser polêmica com seu jeito “trator”, mas se tem uma personalidade que, pela contribuição com o Estado, merece o título de Cidadã Tocantinense, é ela. Gostem ou desgostem — e a relação deste colunista com Kátia tem muitos altos e baixos ao longo dos últimos 20 anos –, é preciso ter grandeza para reconhecer que a ex-senadora é uma das maiores líderes da história do Tocantins. Por isso, o projeto do deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB) é merecidíssimo, ainda que deva gerar sobressaltos pré-eleitorais.
VANDERLEI DESISTE DO PT
O empresário e técnico de futebol Vanderlei Luxemburgo desistiu de voltar ao PT, partido pelo qual já militou e até ensaiou uma candidatura no Tocantins em 2010. Em 2022, ele estava no PSB e fez uma intensa pré-campanha para o Senado, mas a vaga foi tirada dele aos 49 minutos do segundo tempo pelo presidente regional do partido, Carlos Amastha, que acabou concorrendo ao cargo. Luxemburgo deve conversar com o presidente Lula — de quem é muito amigo — nos próximos dias para explicar seus motivos. Outros partidos são estudados por seu grupo, claro, com as eleições municipais de Palmas no radar.