VOLTA À ESTACA ZERO
PT, PV, Republicanos e PCdoB se reuniram por semanas, definiram o quinhão de cada um na estrutura da máquina pública federal no Tocantins, fizeram ofício endereçado ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e assinaram. Contudo, vai tudo voltar à estaca zero porque a senadora Dorinha Seabra Rezende (UB), nova coordenadora da bancada federal, quer que os congressistas do Estado participem dessas indicações. E ela foi oficializada na função só semana passada.
PT, PCDOB E PV
Pela definição dos partidos, o PT ficaria com o Incra, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Correios, ICMBio, Delegacia Regional do Trabalho, Serpro, Pesca, Iphan, Cultura e Geap. Ao PV caberia Ibama e Banco do Brasil e, ao PCdoB, o IBGE (apesar de o órgão garantir que não entra nessa distribuição do bolo partidário).
PARTE DO REPUBLICANOS
Nesse latifúndio, caberia ao Republicanos (que tem três deputados federais) Ministério da Saúde, Funai, Basa, Anvisa, SPU, Eletronorte, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), INSS, Dnit, Caixa, Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), Administração Hidroviária do Tocantins e Araguaia (Ahitar), Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e Embrapa.
RECOMEÇARÃO DO ZERO
Agora, com o ofício descartado, as discussões recomeçarão do zero, e haverá mais uns 20 dias de muito debate. Veja com quem ficaria cada um órgão, conforme o documento que estava pronto, mas, reforçando, foi cancelado:
ENXUGAMENTO EM ARAGUAÍNA
O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (SD), está iniciando um enxugamento da máquina. O objetivo é adequar a estrutura à Lei de Responsabilidade Fiscal. Na maioria dos casos será de servidores que estão com os contratos encerrando e não serão renovados.
PREOCUPAÇÃO COM PREJUÍZOS
Apesar do apoio público que a CPI da BRK recebeu da própria prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), há gente boa na própria gestão dela que se preocupa com a possibilidade de a iniciativa da Câmara prejudicar os investimentos da empresa na Capital. Estão previstos cerca de R$ 22 milhões em rede de coleta de esgoto, para atender nove bairros, todos populosos.
JAIRO QUER, MAS COM CONSENSO
Aliados do ex-prefeito de Pedro Afonso, ex-presidente da ATM e atual secretário da Governadoria, Jairo Mariano (PDT), dizem que ele se mostra mesmo disposto a disputar a Prefeitura de Palmas no ano que vem. Contudo, desde que haja consenso em torno de seu nome para o projeto. A intenção parte de dois pressupostos: que o eleitorado busca um nome experiente e testado de um lado; e, de outro, surfar no bom momento administrativo e de popularidade do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos).
APOIO A ENOQUE
O presidente da Câmara de Filadélfia, Jadson Aires (Progressistas), declarou na sexta-feira, 3, apoio à candidatura do vereador de Araguaína Enoque Neto (Republicanos) à presidência da União dos Vereadores do Tocantins (Uvet). Enoque contou ter visitado a Câmara de Filadélfia e que recebeu também o apoio dos demais parlamentares da cidade. “Acredito que o Enoque é o melhor candidato para representar os vereadores do Tocantins na Uvet. Ele tem uma trajetória de luta em defesa dos nossos direitos e tem mostrado um grande comprometimento com a causa”, avaliou Jadson.
RICARDO AYRES CONDENA INVASÕES DO MST
O deputado federal Ricardo Ayres é mais um parlamentar republicano que veio a público condenar as invasões de terras que estão sendo orquestradas pelo MST por todo o Brasil. Além dele, Alexandre Guimarães também já condenou a ação orquestrada pelo Movimento dos Sem Terra. “Não podemos permitir que o MST invada propriedades privadas e desrespeite a lei. Essas ações ilegais prejudicam os proprietários rurais, afetam a produção de alimentos e geram conflitos desnecessários”, afirmou Ayres. Para o deputado, “é preciso buscar soluções justas e legais para a questão da reforma agrária, sem recorrer à violência e ao desrespeito à propriedade privada”.
JOSI JUNTA COM EDUARDO FORTES
A prefeita de Gurupi, Josi Nunes (UB), andou bastante pela cidade nesse final de semana com o deputado estadual Eduardo Fortes (PSD), seu ex-adversário de 2020. Entre os locais que passaram está o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Os dois discutem a implantação de uma UPA veterinária no local.
GURUPI MUITO À FRENTE
Diga-se: Gurupi foi bastante elogiada pela presidente da ONG AUqueMia, Lilian Castilho Coutinho, a Pitty, no CT Entrevista. Para a protetora, enquanto em Palmas o descaso com os animais de rua “é gigantesco”, Gurupi tem uma evolução bem acima. “Lá tem até castramóvel, num Estado como o Tocantins, onde a maioria das cidades não tem nem veterinário. É um descaso total”, lamentou. Em tempo: a prefeita Josi Nunes lançou semana passada uma campanha contra o calazar que prevê o encoleiramento de 3 mil cães.
ASSISTÊNCIA A FILHOS VÍTIMAS DO FEMINICÍDIO
O deputado estadual Marcus Marcelo (PL) está propondo a assistência a crianças e adolescentes que perderam suas mães vítimas de feminicídio. O chamado anteprojeto de Auxílio Ampara no Tocantins será encaminhado ao governo do Estado. O parlamentar lembra que quase 700 mulheres em 2022 foram vítimas de feminicídio no País. “E essas crianças e esses adolescentes muitas vezes ficam órfãos”, ressaltou Marcus.
SALÁRIO MÍNIMO
O anteprojeto diz que o benefício previsto é de um salário mínimo, que será pago a crianças e adolescentes com menos de 18 anos que venham a perder suas tutoras ou responsáveis legais por falecimento em decorrência de feminicídio (Lei Federal nº 13.104). “Enquanto poder público, precisamos assistir essas crianças infelizmente vítimas do feminicídio, que perderam suas mães. Tenho convicção de que, se a gente observar o número de crianças, não é muito para que o poder público possa cuidar e dar o total apoio, porque é necessário esse cuidado”.
FORÇA DA MULHER TOCANTINENSE
O Sebrae Tocantins e o governo do Estado realizarão na quarta-feira, 8, o evento “A Força da Mulher Tocantinense”, no auditório do Palácio Araguaia, a partir das 8h30. O objetivo é celebrar o Dia Internacional da Mulher e firmar parcerias estratégicas com o governo do Estado. Essa união de esforços prevê a prospecção de R$ 9 milhões em recursos para serem aplicados na aquisição de kits para empreender para 4 mil mulheres de 100 municípios do Tocantins. Elas receberão capacitação empreendedora.