NOVO COMANDO DA ATR
O empresário Max do Baroli, de Araguaína, deve assumir a presidência da Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização (ATR) no lugar do ex-deputado estadual Stalin Bucar. A indicação é do deputado federal Alexandre Guimarães (Republicanos). Baroli é o nome de Guimarães para a Prefeitura de Araguaína, dizem os mais próximos do parlamentar.
INDICA TAMBÉM A AMETO
O deputado ainda deve indicar o novo presidente da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto), pasta que hoje é ocupada pelo ex-vereador de Palmas Mauro Mota. O nome de Alexandre para comandar a Ameto ainda está sendo discutido.
VITÓRIA DE GAGUIM E VILMAR
A não nomeação do ex-coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Marcelo Lucena para o comando da Secretaria do Trabalho e da Assistência Social (Setas) está sendo vista, nos bastidores, como uma vitória do deputado federal Carlos Gaguim (UB) e do deputado estadual Vilmar de Oliveira (SD). Os dois são aliados de primeira hora do prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino (SD), e foram majoritários nas eleições de outubro na cidade. Lucena, por sua vez, como a coluna já informou, é o principal adversário político de Silvino. Nas eleições municipais de 2020, o atual prefeito venceu o ex-coordenador do Dsei por 340 votos.
PROBLEMA POLÍTICO
O Palácio via a nomeação de Lucena como problema político diante da resistência do prefeito e dos deputados. Assim, para contemporizar, Dorinha decidiu trocar a indicação.
SÓ ELOGIOS
Na Prefeitura de Palmas são as melhores as informações sobre a do novo titular da Setas, Jonis Calaça, sobre a passagem dele pela presidência da Fundação de Esporte e Lazer (Fundesportes). Ele só deixou o cargo pelo fato de a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) ter preterido Dorinha, ao decidir apoiar a reeleição da ex-senadora Kátia Abreu (Progressistas). Mostrando total fidelidade a Dorinha, Calaça pediu exoneração um dia depois de Cinthia declarar apoio à Kátia, em agosto.
NOVO LÍDER DE WANDERLEI
Haverá mudança do líder do governo Wanderlei Barbosa (Republicanos) na Assembleia. É que o atual ocupante da função, Ivory de Lira (PCdoB), é o primeiro vice-presidente da Casa e, como membro da mesa diretora, é proibido de continuar nela. Assim, a liderança deve ser transferida para o deputado Eduardo do Dertins (Cidadania).
MORRE MÃE DE DERTINS
Por falar em Dertins, a mãe dele, dona Rosa Maria Lo Turco Bonagura, faleceu nesta terça-feira, 28, aos 76 anos. Dona Rosa deixa, além do parlamentar, mais quatro filhos e seis netos. O velório está sendo realizado na funerária Paxtins, na quadra 112 Sul, Rua SR-9, lote 13, em Palmas. O sepultamento será às 16 horas, no cemitério Jardim das Acácias. Nossos sentimentos ao deputado Eduardo do Dertins.
TRÊS PRÉ-CANDIDATURAS CONSOLIDADAS NA UVET
A eleição da União dos Vereadores do Tocantins (Uvet) está sendo esperada para abril. A expectativa é de que o atual presidente, Terciliano Gomes (PSD), divulgue o edital neste início de março. Três nomes estão com as pré-candidaturas mais consolidadas: o presidente da Câmara de Caseara, Cleber Cavalcante, o Clebinho (UB); o presidente da Câmara de Araguatins, Miguel do Cajueiro (UB); e o vereador Enoque Neto (UB), de Araguaína. Contudo, parlamentares de Gurupi ainda tentam emplacar o colega Jair Souza (Pros).
CLEBINHO HOMENAGEADO EM MIRACEMA
E Clebinho conta com apoio maciço da Câmara de Miracema, onde ele recebeu nessa segunda-feira, 27, uma moção de aplausos e apoio de todos vereadores à sua pré-candidatura. Um dos parlamentares da cidade, Cirilo Douglas (UB), retirou o nome da disputa pela Uvet para pedir votos para o colega de Caseara.
INCLINADO A ACEITAR
O ex-vereador de Gurupi Kita Maciel disse à coluna que não deixou o Podemos, ainda, mas confirmou o convite do vice-governador Laurez Moreira para ingressar no PDT. “Tivemos uma boa conversa”, contou. Ele revelou estar inclinado a aceitar o convite. “Nós [Laurez e ele], sempre nos demos bem. O apoiei em seus dois mandatos de prefeito em Gurupi”, lembrou.
VETO DE WAGNER DERRUBADO
Os vereadores de Araguaína derrubaram nessa segunda-feira, 27, veto do prefeito Wagner Rodrigues (SD) à lei que prevê que o nome da Câmara deve constar das placas de execução da obra e de inauguração, quando for construída com emenda parlamentar impositiva. Conforme a justificativa do prefeito para o veto, a matéria seria inconstitucional porque fere os princípios da legalidade e impessoalidade. Em manifestação consultiva, contudo, a Procuradoria da Câmara garantiu a constitucionalidade, e os vereadores ficaram com essa última tese.
FALÁCIA DO PAGAMENTO ATRASADO
A prefeita Cinthia foi às redes sociais reclamar de “pessoas de má fé” que estariam usando “a falácia do ‘pagamento atrasado’”. Ela garantiu que, desde que assumiu a gestão da prefeitura todos os pagamentos são antecipados. “A prefeitura pagará dia 10/03 o auxílio alimentação de todos, e também o salário de 2 mil servidores que tomaram posse após o fechamento da folha”, assegurou.