DIOGO NÃO ACREDITA NO CENSO
O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Diogo Borges (PSD), prefeito de Talismã, é taxativo: não acredita nos números do censo divulgados nessa quarta-feira, 28, pelo IBGE. Segundo Borges, o levantamento mostrou que 70 municípios tocantinenses (ou 50,4%) registraram queda populacional nesses 13 anos, desde o censo de 2010. “Afirmo categoricamente que esses dados não refletem a verdadeira situação populacional de muitos municípios. Não acredito que 70 municípios perderam habitantes em 13 anos”, avisou. “Até que me provem o contrário, IBGE está equivocado, os recenseadores não chegaram a todos os habitantes que queriam responder o censo.”
PERDA DE RECEITA
Com a redução populacional, muitos municípios tocantinenses perderão receita, uma vez que o enquadramento deles no FPM varia conforme o número de habitantes. O presidente da ATM reclamou do fato de a entidade ter pedido informações ao IBGE sobre o censo, mas não ter sido atendida. “Como foi feito? Será que foi em todos os domicílios dos municípios, na zona rural, nos assentamentos, nos quilombolas? Não se justifica que em 13 anos os municípios perderam tanta população. Setenta municípios encolheram enquanto o Tocantins está em expansão! Dizem que é pela migração para as cidades grandes, mas a gente precisa ter certeza, precisa ter dados em mãos, por isso, estamos solicitando que nos enviem os números, que respondam o nosso ofício protocolado”, insistiu Borges.
O OTIMISMO DA FAMÍLIA DE MOISÉS
A família do prefeito de Miracema, Moisés da Sercom, cujo assassinato em 2018 até agora não foi esclarecido, saiu bastante otimista do encontro com o assessor especial da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), Celcimar Custódio Silva. Segundo o irmão de Moisés, Fidel Costa, a família teve “ótima impressão”. “Pelo menos, o caso está tendo o empenho do Ministério Público Estadual, que cobra da SSP-TO uma resposta para a família e para a população”, afirmou.
SILÊNCIO SEPULCRAL
Ele disse que a família espera a SSP-TO “apresente os culpados com toda a verdade possível, independente da motivação do crime”. “Já se passaram quase cinco anos nesse silêncio sepulcral que irrita a família e a população do Tocantins inteiro, que aguarda uma resposta da investigação”, ressaltou.
TRAMITA BEM
Segundo ele, na esfera Federal, o caso “está tramitando bem” e todas as informações solicitadas pelo Ministério da Justiça já foram fornecidas. “Sempre colaboramos com as investigações e aguardamos resposta plausível”, reforçou Fidel.
LIMITES EXTRAPOLADOS
A vereadora de Gurupi Marilis Fernandes (PP), uma dos três parlamentares de oposição, não gostou nem um pouco da licitação de R$ 5,5 milhões da prefeitura para contratar serviços de buffet. O processo ocorreu por meio de pregão eletrônico para “atender a organização de eventos, tanto de grande como de pequeno porte, realizados no âmbito do município de Gurupi”. “Todos os limites estão sendo extrapolados pela Gestão Josi Nunes”, reagiu Marilis ao site JM Notícias.
DESCRÉDITO
Segundo ela, em 2,5 anos “nenhuma obra foi entregue, nenhuma reforma, da menor à maior, foi realizada”. “E a pretensão de gastar quase R$ 6 milhões em buffet com o único intuito de reuniões para anunciar o que não acontece, faz com que cada vez mais a gestão caia no descrédito do povo”, disparou a parlamentar.
PROJETOS DO PTB PARA O TOCANTINS
O presidente regional do PTB, Walter Viana, se reuniu na noite dessa quarta-feira, 28, em Brasília, com o presidente nacional, Marcus Vinícius, o Neskau, para tratar dos rumos do partido no Tocantins. Viana assumiu o comando da legenda no início do ano. Segundo ele, a reunião foi “muito agradável” e os projetos políticos debatidos “resultarão no crescimento do partido no Tocantins nas próximas eleições”. “O presidente reafirmou a confiança no nosso trabalho e se comprometeu a visitar nosso estado em breve”, contou o petebista tocantinense.
CPI PRORROGADA
Em Araguaína, a CPI da BRK está mais avançada do que a de Palmas, ainda que tenha feito apenas duas reuniões. Mas já houve solicitações de vários documentos e informações. A comissão na Câmara é presidida por Terciliano Gomes (PSD), tem Geraldo Silva (MDB) como relator e como membros Ygor Cortez (UB), Luciano Santana (SD) e Jorge Carneiro (PSDB). A CPI araguainense foi instalada em março e acabou de aprovar resolução prorrogando os trabalhos por mais 90 dias, considerando o período de férias de julho.
GABINETE ATÉ VOCÊ
O vereador Rodrigo Maciel (UB), de Gurupi, criou um projeto chamado “Gabinete até você”, iniciativa que leva ação social e solidariedade para a comunidade. No último final de semana, as atividades de bem-estar foram até o Setor Bela Vista. Entre os serviços oferecidos, aferição de pressão arterial, vacinação, teste de glicemia, orientação nutricional, cuidados odontológicos infantis, prevenção contra o câncer e cortes de cabelo. Como lazer, o projeto tem design de sobrancelha, pula-pula, algodão doce, campeonato de golzinho e pintura artística no rosto das crianças.
CORTE INDEVIDO
Segundo a Prefeitura de Gurupi, por motivo de erro no sistema de faturamento da Energisa, a energia do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do setor Alto da Boa Vista foi cortada indevidamente nessa quarta-feira. A empresa comunicou a prefeitura, reforçou que as contas de consumo do município estão rigorosamente em dia e esclareceu que já foram tomadas as medidas necessárias para a atualização das faturas do Cras no sistema, bem como o restabelecimento imediato do funcionamento da energia no local.