ADEUS, MDB VELHO DE GUERRA
Do “MDB velho de guerra”, dos históricos “modebas”, que comandaram a oposição no Estado no auge do governador Siqueira Campos, pouco restou com a comissão provisória formada pelo deputado federal Alexandre Guimarães, que acabou de deixar o Republicanos. Ele é o novo presidente do MDB estadual desde o dia 3, à frente de uma comissão provisória que tem validade até 3 de setembro.
SÓ DOIS HISTÓRICOS
Dos nomes históricos do partido, que estavam na executiva regional praticamente desde o início do MDB no Tocantins, sobraram o ex-governador Marcelo Miranda, que acabou de deixar o comando estadual, e o presidente do diretório de Paraíso, Alípio Barbosa — ambos membros na nova comissão. Há também uma indicação da ex-deputada federal Dulce Miranda, a coronel Patrícia Rodrigues do Amaral (membro). Do mais, são neo-emedebistas: além de Alexandre, o presidente, há Andreya Castilho da Silva Ribeiro, como membro; Thiago Simas Moura — muito próximo ao novo presidente –, como secretário-geral; e Deliel Barbosa dos Santos, como tesoureiro.
MDB PRATICAMENTE SEM O EMEDEBISMO
Para quem há mais de 30 anos acompanha a história do MDB — cheia de solavancos e lutas internas duras, mas um partido diferente dos outros, porque até hoje nunca teve dono [vamos aguardar como fica a partir de agora] –, é até estranho ver o comando dessa legenda símbolo da construção da democracia do Brasil e do Tocantins sem figuras como o ex-governador Moisés Avelino, o ex-vice-prefeito de Palmas Derval de Paiva, o ex-prefeito de Miranorte Abraão Costa, o ex-deputado Freire Júnior, entre outros. Para usar a expressão do poeta da nossa política, Derval de Paiva, é o MDB praticamente sem o emedebismo, o espírito do partido.
RICARDO PARENTE NO LUGAR DE WASHINGTON
Por falar em partido, em Colinas a expectativa é de que o governador Wanderlei Barbosa deva colocar na presidência do Republicanos local o vereador Ricardo Parente e não mais Washington Aires. Seria resultado de um acordo com Wanderlei, diante das resistências a Aires no município — ele segue rejeitado também para vice do prefeito Josemar Kasarin (UB). Segundo se diz por lá, não só dos líderes locais, mas também de importantes aliados do governador no plano estadual, como a senadora Dorinha Seabra Rezende (UB), o deputado federal Carlos Gaguim (UB) e a deputada estadual Vanda Monteiro (UB).
EDUARDO SUGERE QUE SIQUEIRA DARIA BRONCA EM GOMES POR “TRAIÇÃO”
Circula nas redes sociais um vídeo de parte do discurso numa igreja do pré-candidato a prefeito de Palmas pelo Podemos, Eduardo Siqueira Campos, em que ele sugere — sem citar o nome — uma traição do senador Eduardo Gomes (PL) — aliado histórico do siqueirismo — por não apoiá-lo nestas campanhas. “Essa faca já vem doendo nas minhas costas há muito tempo. Estou pedindo a Deus para tirar de mim a indignação, porque vergonha está passando quem precisou do meu pai no seu último voto, quase que amparado pelas mãos das pessoas para depositar a confiança nele”, começou Eduardo. “Fez a parte dele. Se ele estivesse vivo, já teria repreendido e dito: ‘Senador da República, tome vergonha na sua cara, não traia o povo que o elegeu, não traia a memória de Siqueira Campos. O senhor não tem o direito de usar o mandato que Siqueira Campos emprestou o nome para trair o povo de Deus, para trair seus amigos, para trair a mim’. Não, meus amigos, eu não fico pendurado esperando alguém apontar para mim para dizer que eu serei prefeito, mas eu busquei as melhores companhias. Eu tenho a humildade para bater na porta de cada um de vocês. Essa campanha tem sido feita na sola de sapato, no suor, na saliva, com Siqueira no coração e com Deus à frente […] é assim que essa campanha está sendo tocada. Lavei a minha alma! [para o cerimonial] Anuncia que o candidato vai falar, esse aqui foi o filho do Siqueira Campos que falou”.
Assista:
GOMES: É DIFÍCIL PROFISSÃO DE ADVERSÁRIO DE WANDERLEI
E o senador Eduardo Gomes, na inauguração do Hospital Municipal de Marianópolis nesse domingo, 9, cutucou a oposição ao governador Wanderlei: “Não deve ser fácil hoje a profissão de adversário do Wanderlei porque não tem um dia sequer ele não esteja disposto a calçar sua botina e correr atrás dos eleitores do Tocantins. Sem dúvida nenhuma, o Wanderlei é o governador mais presente nos municípios na história do Tocantins”. E falou para Wanderlei, após elogiar a relação do governador com a bancada federal: “Conte comigo em gênero, número e grau”, conforme relatou o site Gazeta do Cerrado.
CARAPUÇA SERVIU
Quem não pensou duas vezes para vestir a carapuça foi o senador Irajá (PSD), que foi ao X (antigo Twitter) e postou: “Infelizmente temos um governador que não cuida da saúde dos tocantinenses e que vive mergulhado em escândalos. Mas difícil mesmo é a profissão de puxar saco de um governo corrupto”.
SÓ FOI UM
Os organizadores da visita do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a Palmas na sexta, 7, realizaram um almoço para ele num conhecido restaurante da Capital. A expectativa era de que em torno de 15 prefeitos comparecessem, contudo, apenas um deu a graça por lá, o de Paraíso, Celso Morais (MDB). Alguns dos aguardados para o regabofe estavam na Capital — entre eles, de cidades maiores –, mas preferiram não ir. Nos bastidores, o que se diz é que a ausência foi por medo de perderem milhões de reais que as gestões municipais esperam para ser liberados pelo governo Lula.
Veja Celso Morais no almoço com Bolsonaro:
PESQUISA É O POVO
O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (UB), foi flagrado na feira nesse domingo, 9, e questionado sobre pesquisa que o coloca bem à frente do segundo colocado, o deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos), divulgada semana passada, afirmou: “Pesquisa é isso aqui [mostrando no entorno], o povo, é a rua. Tem gente que faz pesquisa comprada, tem outros que fazem pesquisa séria […] então, pesquisa cada uma vai mostrar uma coisa, mas o que vale para mim é isso aqui”, avisou. De toda forma, Wagner disse que, para ele, “não há eleição ganha”. “Eu vou continuar cumprindo meu papel, desenvolvendo a cidade, transformando a cidade para melhor. Esse é meu objetivo”, avisou.
ONDE ESTÃOS OS DIMAS?
Um dos adversários de Wagner Rodrigues, contudo, questiona o fato de os principais aliados políticos do prefeito até 2020, os Dimas — o antecessor Ronaldo e o ex-deputado federal Tiago — não estarem na campanha de reeleição. “Por que o Wagner está escondendo o Ronaldo e o Tiago Dimas da campanha?”, perguntou à coluna.
CHAYLA FELIX VAI DISPUTAR CÂMARA
Radialista e apresentadora de TV em Palmas há 12 anos, Chayla Felix vai disputar vaga de vereadora na Capital pelo Podemos. Com uma voz marcante, excelente humor, criatividade, Chayla é âncora de um dos principais programas da rádio Jovem FM. Conhecida pela sua alegria e posicionamentos firmes, é reconhecida pela atuação no jornalismo comunitário e na ampla defesa das mulheres vítimas de violência. A apresentadora do Balanço Geral, da TV Jovem/Record, é acompanhada por milhares de tocantinenses todos os dias no horário do almoço e já esteve à frente de vários projetos emissora. Chayla é mãe da Manuela, tem 40 anos e é natural de Miranorte. Veio para a capital tocantinense em 1995, onde iniciou a sua carreira na comunicação. É jornalista formada pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e também especialista em telejornalismo e mídias sociais pela Faculdade Cásper Líbero, de São Paulo. Ela é ainda figura frequente como anfitriã e apresentadora de grandes eventos da Capital.