SEM DISCUSSÃO E INFORMAÇÃO
Vereadores da base da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), reclamam da total falta de discussão e informação sobre os rumos da pré-candidatura a prefeito da federação de tucanos com o Cidadania nesta sucessão. O nome definido para encabeçar a majoritária é o deputado estadual Júnior Geo (PSDB), mas os parlamentares do Paço disseram que “ainda não tem clima de apoio maciço”. “Na verdade, o que está acontecendo é um silêncio total e uma falta de informação por parte do alto escalão da federação”, reclamou um vereador do Paço à coluna.
SEM GEO E COM GEO
Inclusive, alguns vereadores da base de Cinthia já divulgaram seus tradicionais cards para redes sociais em que convidam aliados e amigos para a convenção de segunda-feira, 5, a partir das 18 horas, na Escola Almirante Tamandaré. Contudo, alguns sequer têm citado Geo nessas peças. Casos dos vereadores tucanos Márcio Reis, Major Negreiros e Eudes Assis. Dos que divulgaram até esta manhã seus cards, apenas o presidente da Câmara, José do Lago Folha Filho, e Waldson da Agesp tinham colocado foto de Geo.
NAS PÁGINAS DE PSDB E GEO
As páginas do Instagram do PSDB do Tocantins e do pré-candidato Júnior Geo colocaram o card de divulgação da convenção, claro, com cabeça de chapa.
O VICE DE JOSI
Em Gurupi, a prefeita Josi Nunes (UB) bateu o martelo e escolheu um representante do setor empresarial para ser seu companheiro de chapa nas eleições de outubro. O empresário Adailton Fonseca (PL), ex-presidente da Associação Comercial e Industrial de Gurupi (Acig), será o candidato a vice. A convenção do União Brasil para homologar a candidatura de Josi será realizada na segunda-feira, 5, a partir das 16 horas, no Clube da Caixa.
ZÉ NAGRU, O VICE DE KASARIN
O prefeito de Colinas, Josemar Kasarin (UB), resolveu o impasse sobre a escolha de seu vice. Será o ex-secretário do Esporte e empresário colinense José Batista Ferreira, o Zé Nagru (Republicanos). Ele é filho do ex-prefeito Pedro Ferreira Neto, o Pedrinho da Cerâmica. Em mensagem à coluna, Kasarin elogiou a postura do governador Wanderlei Barbosa, presidente regional do Republicanos, nesse debate. Claro, bem ao estilo muito peculiar do prefeito: “Governador governador governador, nós já sabíamos ke [sic], o senhor é democrático e conciliador… governador governador kuando [sic] o propósito é do povo e de Deus até os ventos contrários sopram a nosso favor… parabéns parabéns… obrigado, governador, por ter atendido o nosso grande pedido e o vice ter sido escolhido pelo grupo e pelo eleitor… vcvc [sic] merece ser o nosso senador”.
AVANÇO DE PORTO
Em vídeo, o ex-deputado Paulo Mourão (PT) declarou seu apoio à reeleição do prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel (UB). “Eu tenho visto e sou testemunha do avanço que Porto Nacional tem conseguido fazer sob a sua gestão”, disse. Depois completou: “Eu agradeço muito, Ronivon, o que você tem se dedicado a Porto Nacional. Continue fazendo esse compromisso”, pediu.
NÃO DISSE PORQUÊ ESTÁ NA CÂMARA
Depois, Mourão cutucou o adversário de Ronivon nesta campanha, o deputado federal Antônio Andrade (Republicanos): “Eu não compreendo porquê um deputado federal, que foi votado aqui, por Porto Nacional, até agora não disse nem porquê está na Câmara Federal, e quer vir ser prefeito. Pra quê, deputado Toinho? Fique lá, é lá que estamos precisando de você. Esses já mais de dois anos em que você é deputado federal não conseguiu ainda ajudar Porto Nacional. Por favor, faça agora se fazer ser respeitado e considerado. Trabalhe por Porto Nacional como deputado federal. Deixe desse processo de profissionalismo da política. Você ainda nem se justificou como deputado federal e já quer ser prefeito. Nã-na-ni-na-na-na! Aqui é Ronivon Maciel para dar garantia de desenvolvimento a Porto Nacional”.
IRMÃOS RESOLVEM IMPASSE EM ARAGUAÍNA
Enfim, na manhã desta quarta-feira, 31, foi resolvido imbróglio partidário do pré-candidato a vereador Major Israel, irmão do ex-deputado estadual Elenil da Penha (Progressistas). E a solução veio em dose dupla. Israel vai disputar vaga na Câmara pelo Republicanos, como era intenção desde o início, e Elenil será apresentado como o candidato a vice de Jorge Frederico (Republicanos) na convenção desta noite.
MARCELO LUCENA RETIRA PRÉ-CANDIDATURA
Marcelo Lucena (UB) retirou sua pré-candidatura prefeito de Tocantínia. Numa longa carta na sexta-feira, 26, ele alegou como causa “a falta de coesão e consenso” para que se pudesse “concretizar uma união com razoabilidade entre os grupos da oposição”. “Essa falta de união, que se manifesta na ausência de uma estratégia comum e na dificuldade de alinhamento em torno de objetivos compartilhados, impede a formação de uma frente forte, com a nossa tão sonhada união entre dois povos, assim unindo a oposição e compondo uma majoritária competitiva que pudesse efetivamente desafiar o atual cenário político”, explicou no documento. Lucena concorreu em 2020 contra o prefeito Manoel Silvino (Republicanos) e ficou na segunda colocação.
ROGÉRIO XERENTE VAI ENFRENTAR JOÃO ALBERTO
Assim, quem vai enfrentar o prefeito João Alberto Coelho Machado (Republicanos), o candidato de Silvino nestas eleições, é o PSB, com Rogério Xerente para prefeito e Silvanio Nordeste de vice. A convenção de Xerente ocorreu nessa terça-feira, 30, com a presença da deputada estadual Vanda Monteiro (UB). O presidente regional do PSB, Carlos Amastha, e o deputado estadual do partido, Moisemar Marinho, também apoiam a candidatura de Xerente.
MÁRCIA FAZ CONVENÇÃO E TENTA UNIR OPOSIÇÃO
Quem também fez convenção nessa terça-feira, 30, foi a ex-prefeita de Lajeado Márcia da Costa Reis Carvalho, a Márcia Enfermeira (PSDB), agora com a candidatura consolidada pela decisão do Tribunal de Justiça do Tocantins, que suspendeu os efeitos do julgamento das contas dela de 2015 e 2016 pela Câmara. A vice é a vereadora Leidiane Mota (PDT). Márcia vai enfrentar outro ex-prefeito, Tércio Dias Melquíades Neto (Republicanos), que surpreendeu ao conseguir o apoio do atual prefeito, Júnior Bandeira (PL). Os dois foram grandes adversários até agora. O desafio de Márcia neste momento é convencer o também ex-prefeito José Edival (MDB) a retirar sua pré-candidatura para apoiá-la e, assim, fortalecer a oposição. Edival é adversário do Dr. Tércio e de Bandeira. Da convenção de Márcia participaram a deputada estadual Vanda Monteiro (UB), a presidente regional do PSDB e prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro; o presidente regional do PDT e vice-governador, Laurez Moreira; e o deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB). A ex-prefeita ainda conta com o apoio do deputado estadual Jair Farias (UB).
CIDADE MAIS LULISTA TERÁ CANDIDATO DO PT
Júnior de Jaime (PT) — na foto, de chapéu — terá sua candidatura a prefeito de Paranã homologada em convenção na segunda-feira, 5. É uma das cidades do Estado em que o candidato do PT pode colocar sem preocupação a foto do presidente Lula no card em que convida a população para o evento. Motivo: Lula obteve na cidade em 2022 nada menos do que 76,45% dos votos no primeiro turno e 79,66% no segundo.
OUTROS TRÊS PRÉ-CANDIDATOS
A cidade terá ainda a candidatura à reeleição Fábio da Farmácia (Republicanos) e de outros dois oposicionistas, Osman Paranã (PRD), que terá como vice Zeca Aguiar (MDB), e o ex-prefeito Fabrício Viana (PSDB).
REPUBLICANOS DE GURUPI EM CONVENÇÃO
O Republicanos de Gurupi realiza sua convenção nesta quinta-feira, 1º, e ainda insiste que vai caminhar independente — ou seja, sem candidato a prefeito — com seus 15 candidatos a vereador. Os filiados e os próprios candidatos ficaram livre para definir apoio à chapa majoritária na cidade. Alguns concorrentes à Câmara já anunciaram que vão pedir votos para prefeito a Eduardo Fortes (PSD), que realizará sua convenção na segunda-feira, 5, a partir das 18 horas, no CTG de Gurupi.
ELEIÇÃO DISTANTE, MAS JÁ DEBATIDA
Ainda que cedo, quem já começa a discutir eleição é a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A sucessão na Reitoria só será decidida em maio do ano que vem, mas os pré-candidatos já estão colocados e articulando. Os nomes cogitados para a disputa são: o físico Marcelo Leineker, os educadores Maria Santana e George França e os economistas Ana Lúcia Medeiros e Waldecy Rodrigues. O reitor Luís Eduardo Bovolato, já reeleito, não pode concorrer a novo mandato.