SESSÃO ENCERRADA
O dia começou quente na Câmara de Araguaína. É que os vereadores se atrasaram para o início da sessão e o presidente Marcos Duarte (SD), com a presença apenas Edimar Leandro (MDB) e de Matheus Mariano (Podemos), decidiu encerrar os trabalhos dez minutos após a abertura. Ele ainda determinou à secretaria da Casa que informasse o Departamento de Recursos Humanos para que a falta seja descontada dos salários dos colegas ausentes. Duarte alega que abriu a sessão às 9 horas em ponto, como prevê o Regimento Interno, e a encerrou às 9h08 por falta de quórum.
ESTAVAM EM REUNIÃO COM PREFEITO
Acontece que os demais parlamentares disseram à coluna que já estavam na Casa e que chegaram ao plenário às 9h08, mas a sessão já havia sido encerrada. Eles contaram que estavam numa reunião com o prefeito Wagner Rodrigues (SD) com a base para avaliação dos trabalhos, para a qual, afirmam, Duarte também foi convidado, mas não compareceu. Segundo esses vereadores, já houve sessão iniciada com até 30 minutos de atraso e, por isso, avaliam que o presidente “foi intransigente e autoritário”. Sobre o desconto nos salários, os parlamentares disseram que aguardariam a confirmação para, então, agir.
RECONHECE QUE ERROU
No entanto, ao final da história, Duarte reconheceu em ofício que errou ao encerrar a sessão. Isso porque o artigo 117 do Regimento da Casa diz que o presidente deve abrir os trabalhos e, se não houver quórum, aguardar 15 minutos. Se ainda não houver número suficiente, então, aí, sim, a sessão poderá ser encerrada. No ofício, o presidente admite que o encerramento ocorreu “em desacordo com o Regimento” e, portanto, “tem-se como inócua, devendo essa sessão ser reaberta”. Assim, Duarte convocou a nova sessão para as 14h30 desta terça-feira, 6.
ENOQUE ASSUME UVET
Dois que não estavam na Câmara – por motivo justificado – eram Enoque Neto (Republicanos) e Terciliano Gomes (PSD). Eles vieram para Palmas para a posse de Enoque no comando da União dos Vereadores do Tocantins (Uvet), que vai suceder Terciliano no cargo. A posse de novo presidente será às 16 horas, na sala de reuniões da presidência da Assembleia. Ele contou à coluna que, em seguida, fará uma reunião com a diretoria da Uvet para traçar metas. Ainda sem data definida, Enoque disse que pretende fazer um evento festivo para comemorar o início do novo mandato.
SITUAÇÃO TRANQUILA
O novo presidente garantiu que pega a Uvet numa situação tranquila, sem dívidas e com todos os serviços oferecidos aos vereadores em pleno funcionamento. Enoque venceu no dia 5 de maio uma das eleições mais tumultuadas, como candidato único, depois de a oposição, encabeçada pelo presidente da Câmara de Araguatins, Miguel do Cajueiro (UB), ter se retirado disputa para fundar uma outra entidade, a União dos Vereadores Tocantinenses (UVT).
PALMAS DESCOBERTA
Policiais militares continuam reclamando para a coluna da falta de viaturas e efetivo para combaterem a onda de violência que assusta a Capital, onde o número de homicídios subiu para 79 só neste ano. Segundo esses PMs, com os quase mil novos homens e mulheres da corporação, formados no início do ano, a situação do interior melhorou, mas Palmas continuaria descoberta. Defendem a mobilização de mais viaturas para a Capital e o pagamento de horas extras para garantir mais efetivo nas ruas.
ACORDO FOI COM FERREIRINHA
O presidente do MDB, Marcelo Miranda, afirmou que os cargos do acordo com o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, foram acertados pelo ex-vereador Ferreirinha, novo presidente da legenda na cidade. Segundo Marcelo, inclusive, os indicados foram exonerados em dezembro, e foram justificados pelo prefeito, por conta da necessidade de enxugamento no quadro. Assim, o presidente do MDB estadual nega que tenha qualquer compromisso com Wagner, como alegam os descontentes internos do partido em Araguaína.
NÃO QUER SABER DE WANDERLEI
Por falar em MDB, o que se diz no partido é que um dos membros da executiva estadual não quer saber de conversa com o governador Wanderlei. É o ex-deputado Freire Júnior, candidato a vice-governador no ano passado, na chapa do candidato do PL, Ronaldo Dimas.
OS VICES DE JOSI?
Em Gurupi, os bochichos dos últimos dias são de que os vereadores Jair do Povo (SD) e Zezinho da Lafiche (Avante) estariam sendo cortejados pela prefeita Josi Nunes (UB) para a vaga de vice em 2024. Os dois são aliados da prefeita e têm boa aceitação no grupo de Josi.