EDUARDO EM BRASÍLIA
O prefeito eleito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), desembarcou nesta terça-feira, 12, em Brasília, onde ficará até quinta-feira, 14. Eduardo pretende visitar todos os gabinetes da bancada federal. Ele contou à coluna que já tem audiência com os senadores Dorinha Seabra Rezende (UB), coordenadora dos congressistas tocantinenses, e Irajá (PSD). Além disso, disse que pelo menos cinco deputados já se colocaram totalmente à disposição. “Lógico que vai depender também dos outros [a visita dele]. Os demais vamos respeitar a posição de cada um. A prefeitura vai fazer o seu papel, vai buscar. Onde ela for acolhida, ‘obrigado, parabéns'”, afirmou o prefeito.
NO ORÇAMENTO DA UNIÃO
Eduardo afirmou ainda que pretende usar o canal aberto na vinda da cúpula do Progressistas na reta final de sua campanha. Estiveram em Palmas os presidentes nacional do partido, senador Ciro Nogueira (PI), da Câmara, Arthur Lira (AL), e da Comissão Mista do Orçamento, Julio Arcoverde (PI), além do ministro do Esporte, André Fufuca. A intenção do prefeito eleito de Palmas, para muito além das emendas de bancada e individuais, é consignar no Orçamento da União para 2025 as obras colocadas como essenciais por ele na campanha eleitoral, como o Hospital de Urgência e Emergência, a duplicação da Teotônio Segurando, a partir do Ceulp/Ulbrta até o Taquari; e a ponte do Bertaville.
COM MINISTROS
O prefeito ainda deve ter audiência com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias. Eduardo ainda quer as audiências que se fizerem necessárias para a área da habitação.
JOGOU GOVERNO LULA NO COLO
Uma observação da coluna, sem entrar no debate patético e improfícuo de esquerda e direita, é que, ao trazerem algumas vezes para a campanha o ex-presidente Jair Bolsonaro, Michelle e outros ilustres bolsonaristas, os adversários jogaram o governo Lula no colo de Eduardo Siqueira Campos.
ATAQUES DIRETOS E PESSOAIS
O deputado federal Alexandre Guimarães (MDB) gravou vídeo para rebater as declarações de seu colega de Câmara Carlos Gaguim UB), que jogou umas indiretas nele em entrevista ao Portal RR10, como a coluna mostrou nessas segunda-feira, 11. Gaguim falou de quem “chegou ontem”, Alexandre estreou na política do Tocantins em 2022, e de “companheiro nosso que se lançou e que não gosta de prefeito”. O pano de fundo já é a disputa pelo Senado em 2026. No vídeo, o parlamentar do MDB afirmou ter recebido “com muita estranheza os ataques diretos de ordem até pessoal e política do colega deputado federal Carlos Gaguim, ao qual tenho bastante estima”. “Eu não tinha conhecimento até então que o cargo de senador no Estado do Tocantins teria posse e propriedade, e garantido por usucapião pelo tempo de mandato. Aquele que tiver mais tempo de mandato tem condição de fazer uma ascensão pelo tempo e não pela disputa, e não pela qualidade do mandato”, ironizou.
SE APROPRIAR POR USUCAPIÃO
Alexandre prosseguiu na ironia: “Eu imaginava, como é com todos os outros Estados, que haveria uma disputa, mas percebo que alguém quer se apropriar do cargo de senador por usucapião”. O deputado disse que deseja sorte a quem tem legitimidade para concorrer. “Tanto o deputado Carlos Gaguim, a quem, repito, tenho boa estima, quanto a todos os demais candidatos”, afirmou, lembrando que essa disputa é própria do processo democrático. Por fim, o parlamentar citou o velho dito de que “quando um não quer, dois não brigam”: “Essa briga não vai acontecer, nem em relação ao deputado Gaguim, nem qualquer um outro, porque, na minha história de vida e na minha história política, eu costumo tratar de ideias, de projetos, e não de pessoas”.
NA SUPERINTENDÊNCIA DE PESCA E AQUICULTURA
Ex-diretor-geral da Assembleia, o suplente de deputado estadual Júnior Diamantino está assumindo o cargo de superintendente da Pesca e Aquicultura no Tocantins, uma pasta do governo federal. A indicação é do senador Irajá (PSD).
NOVO CHEFE DE GABINETE NO TO
O experiente Márcio Eugênio Carvalho é o novo chefe de gabinete do deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos) no Estado. Com 24 anos de atuação na política tocantinense, Márcio esteve à frente do diretório estadual do MDB de 2002 a 2015, período em que apoiou a liderança de figuras de destaque, como os ex-deputados federais Oswaldo Reis e Júnior Coimbra. Além disso, Márcio se destacou como coordenador de importantes campanhas para o governo estadual, incluindo as de Marcelo Miranda (2006), Carlos Henrique Gaguim (2010), Sandoval Cardoso (2014), e Carlos Amastha (2018). Também exerceu funções de diretoria na Secretaria de Governo do Estado entre 2006 e 2010, durante os mandatos de Marcelo Miranda e Carlos Henrique Gaguim.
VAI PARA O REPUBLICANOS
Segundo nota da assessoria de Ricardo, nos próximos meses, Márcio deve oficializar sua filiação ao Republicanos, partido do deputado, “reforçando seu compromisso com o projeto político do deputado e ampliando seu papel dentro da legenda”. Em Brasília, o gabinete do parlamentar segue sob a chefia de Vinícius Rocha, responsável também pela assessoria de imprensa do deputado.
SABE FORMAR UM BOM TIME
A presidente nacional do Podemos, deputada federal Renata Abreu (SP), fez um post nas redes sociais com rasgados elogios ao empresário e técnico de futebol Vanderlei Luxemburgo, que se filiou ao partido no início do ano. “Como ele entende tudo de estratégia e sabe como formar um bom time, Vanderlei Luxemburgo trouxe muitas ideias para nos ajudar a alcançar nossos objetivos”, postou Renata, e continuou na linha futebolística: “Estamos preparando os próximos lances e, com esse time, tenho certeza de que vamos arrasar no jogo político! Vamos seguir jogando com garra e buscando o melhor para o nosso futuro”. Luxemburgo visitou a presidente do Podemos com seu braço direito no Tocantins, o advogado Vinícius Tundela.
RENÚNCIA EM TOCANTINÍA
O prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino (Republicanos), renunciou ao mandato na noite dessa segunda-feira, 11. Com isso, seu vice e prefeito eleito João Alberto (Republicanos) assume em definitivo o comando do município. Silvino está afastado desde o início do ano por conta de problemas de saúde. A renúncia ocorreu na mesma noite em que o Diário Oficial do Estado trouxe a nomeação do agora ex-prefeito como vice-presidente executivo do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-TO).