JOSI NÃO GOSTOU, MAS CONFUSÃO DE PARAÍSO AJUDOU A ESFRIAR OS ÂNIMOS
Na solenidade de sexta-feira, 7, em que a Prefeitura de Gurupi recebeu uma área no Park Filó Moreira para construir 100 unidades habitacionais populares, numa parceria com a Superintendência do Patrimônio da União (SPU) no Tocantins, o deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos) levou sem avisar o deputado estadual e pré-candidato a prefeito da cidade, Eduardo Fortes (PSD). A prefeita Josi Nunes (UB) não gostou nem um pouco, o que gerou um climão. O cerimonial deu uma travada sem saber o que fazer, mas aí houve preocupação geral de que se repetisse o que se viu em Paraíso dias antes, a confusão que envolveu o deputado estadual Nilton Franco (Republicanos) e o prefeito Celso Morais (MDB). Com muito custo, contam testemunhas, Fortes foi para a mesa de autoridades, mas não teve direito de fala. Josi, cujo discurso encerrou o evento, aproveitou para falar o quanto pôde das conquista de sua gestão.
WANDERLEI BEM REPRESENTADO
Apesar de o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) não ter ido, sua gestão estava bem representado no evento de Josi, pela irmã dele, a secretária estadual da Mulher, Berenice Barbosa, que, diga-se, é muito próxima da prefeita e do staff dela.
O VICE QUE CAMILA QUER
O superintendente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faet), Fred Sodré, se licenciou do cargo e está com o nome disponível para disputar as eleições municipais. E tem alvo certo, esse afastamento dele: ser o vice da prefeita de Miracema, Camila Fernandes (Republicanos). É, inclusive, o nome que ela quer. Contudo, existe uma contenda em torno do partido de Sodré. Ele era filiado ao Progressistas, do ex-prefeito Júnior Evangelista, que indicou a esposa, Andrea Bucar, como vice da chapa do deputado estadual Ivory de Lira (PCdoB). No tempo hábil, o superintendente da Faet disse ter migrado para o PSDB, aliado de Camila.
SISTEMA DO TRE-TO NÃO TROUXE MUDANÇA DE PARTIDO
Mas o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO) mostra Sodré ainda filiado ao Progressistas. Por isso, o pré-candidato foi à Justiça e terá audiência na quinta-feira, 13, para defender que tem toda a documentação que prova que dele se filiou, sim, ao PSDB.
OPOSIÇÃO JÁ USA EPISÓDIO
A oposição já tem usado esse episódio para dizer que Sodré está impedido de ser candidato. Outra novela de tribunal que começa nestas pré-campanhas.
RICARDO AYRES TAMBÉM COM CELSO EM PARAÍSO
O deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos) também está na pré-campanha de reeleição do prefeito de Paraíso, Celso Morais (MDB), com outros aliados da base palaciana como ele: o deputado estadual Valdemar Júnior (Republicanos), os federais Vicentinho Júnior (Progressistas) e Carlos Gaguim (UB); e os senadores Dorinha Seabra Rezende (UB) e Eduardo Gomes (PL), além do arqui-inimigo do governo, senador Irajá (PSD).
SUBSTITUTO NA ATR TAMBÉM É DE GUIMARÃES
Israel Guimarães (MDB) deixou a presidência da Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização (ATR) certo de que será o vice da chapa do prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (UB). O irmão dele, o deputado federal Alexandre Guimarães (MDB), mostrou que, apesar de estar com Wagner, não perdeu o espaço no governo de Wanderlei. Alexandre indicou para o lugar do irmão o advogado Matheus Martins, homem de extrema confiança do parlamentar e de Israel e que já estava na pasta como assessor jurídico. Martins, nomeado na quinta-feira, 6, é membro da comissão nacional da Jovem Advocacia da OAB.
KAWE CONVERSA COM OUTRAS FRENTES
Na XXXIII ExpoFormoso, ocorrida do dia 1º a sábado, 8, o prefeito Israel Kawe (PSB) e o pré-candidato a prefeito do Republicanos, Guilherme Gama, estavam juntos na arena de abertura do rodeio a convite do presidente do sindicato local, o que foi visto como uma aproximação dos dois. Nos bastidores, Kawe disse que também está dialogando com o Progressistas, e garantiu que essa aliança já está quase certa.
APOIO DE CONSÓRCIO
O novo prefeito contou na exposição que acionou o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), prefeito Diogo Borges, para pedir apoio ao Consórcio do Sul do Tocantins na reconstrução da infraestrutura da cidade.
JÚNIOR LEITE VOLTA A DESISTIR DE PRÉ-CANDIDATURA
O ex-prefeito de Xambioá Júnior Leite (UB) desistiu novamente de disputar as eleições municipais, como já havia ocorrido em 2020, quando, inelegível, abriu mão para apoiar o sobrinho, o advogado Igor Leite, que acabou derrotado pela prefeita Patrícia Evelin, reeleita. “Existem fatores e fatos quem me fizeram tomar essa decisão”, disse o ex-gestor no vídeo que postou nas redes sociais, mas sem revelar esses “fatores e fatos”.
ENCERRA A VIDA PÚBLICA
Júnior Leite disse ainda que encerrou sua vida pública. “E vamos à frente que a vida segue para mim e para todos”, afirmou.
Assista:
HOMENAGEM AO PAI
A nova ponte de Porto Nacional, que será inaugurada na sexta-feira, 14, às 17 horas, levará o nome de Antônio Poincaré Andrade, pai do deputado federal Antônio Andrade (Republicanos) e do ex-prefeito da cidade Otoniel Andrade. A lei aprovada na Assembleia e sancionada pelo governador Wanderlei é de autoria do deputado estadual Valdemar Júnior (Republicanos).
PEDRO CARDOSO LANÇA PRÉ-CANDIDATURA
O vereador de Palmas Pedro Cardoso lançou oficialmente sua pré-candidatura à reeleição na noite de quinta-feira, 6. Ele vai para a disputa pelo Republicanos — em 2020 concorreu pelo DEM (hoje União Brasil), quando foi o segundo mais bem votado. O lançamento ocorreu em Taquaralto, em frente à casa de seu avô, Zé Cardoso, com a presença do pai, o deputado estadual Cleiton Cardoso (Republicanos), e do presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Davi Júnior, que representou o governador Wanderlei Barbosa, presidente regional do partido de Pedro. O pai do vereador e deputado estadual disse aos presentes que o filho “tem demonstrado, dia após dia, seu compromisso com o povo de Palmas”. “E eu não poderia estar mais orgulhoso de vê-lo seguir adiante com essa missão”, derramou-se Cleiton.