DEVE DESISTIR
A expectativa em Guaraí é de que a ex-prefeita Lires Ferneda (Podemos) retire sua candidatura por questões de saúde. A informação foi antecipada pelo site Guaraí Notícias. Em junho, ela sofreu um acidente doméstico e fraturou o fêmur. Lires ficou muito tempo fora da cidade em tratamento médico e só voltou poucos dias antes da convenção. Quem participou do evento que homologou sua candidatura contou à coluna que estava evidente a dificuldade da ex-prefeita em fazer até pequenos movimentos no palco.
CONVERSAS COM SABOINHA
Segundo o Guaraí Notícias, o grupo de Lires deseja que o vice, Dr. Alan (PSDB), assuma a cabeça de chapa, mas isso ainda não foi definido. Caso não ocorra, é grande a possibilidade de ela apoiar a candidatura do ex-vereador Saboinha Júnior (Republicanos) contra a prefeita Fátima Coelho (UB), com quem Lires rompeu após ajudá-la se eleger em 2020. As conversações entre os aliados dos dois lados — Lires e Saboinha — já começaram.
CHAPA PURA
Saboinha está na disputa com chapa pura: ele e a vice, Fátima do Ferreira, são do Republicanos. Ela é professora aposentada e viúva do ex-vereador e vice-prefeito Ferreira PRF, pioneiro da cidade.
DECIDIDO EM CONVERSA COM ALIADOS
O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) definiu a nomeação do deputado estadual licenciado Ivory de Lira (PCdoB) como secretário das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional numa conversa com os senadores Eduardo Gomes (PL) e Dorinha Seabra Rezende (UB) de com o deputado federal Carlos Gaguim (UB).
PREOCUPAÇÃO VÁLIDA
Os amigos de Ivory, sobretudo de Miracema, estão preocupados com a desgastante incumbência que ele está assumindo ao tomar posse de uma secretaria de tamanha magnitude. Realmente quadro renal e cardíaco grave, que o levou a desistir de concorrer à prefeitura, não é algo simples. Preocupação válida.
OREMOS
A semana caminha para terminar sem que o candidato a prefeito do PSDB de Palmas, Júnior Geo, saiba quem será seu vice. A convenção dele foi na segunda-feira, 5, ficou de apresentar o nome na terça-feira, 6, depois quarta, 7, à tarde, chegou a quinta, 8, e até esta sexta, 9, nem sinal. São dois processos gratuitos de frituras a que foi submetido Geo: na filiação às escondidas — só confirmada quatro dias depois, sem sequer citar que ele era candidato a prefeito — e agora na definição de vice, um debate que deveria ter se esgotado até segunda, e que deixa a impressão de que ninguém quer e vai ser pego o primeiro que ousar dar um sim. Oremos.
PDT TRAZ SENADORA LEILA AO TO
O PDT do Tocantins fez nessa quinta-feira, 8, um encontro estadual com a presença da senadora Leila Barros (DF). Um grande evento, com as principais lideranças pedetistas do Estado, como seu presidente regional e vice-governador Laurez, Moreira, o deputado estadual Gutierres Torquato e o ex-prefeito de Pedro Afonso e ex-secretário da Governadoria Jairo Mariano, mas que teve pouquíssima divulgação.
SEM PREFEITO
Berço do PT no Tocantins, Colinas não terá candidato a prefeito do partido pela segunda eleição consecutiva. A última vez que o partido concorreu foi em 2016, com o ex-vereador Fabrício Santana, sobrinho do ex-prefeito José Santana e filho da ex-deputada estadual Amália Santana. E os petistas decidiram se dedicar este ano exclusivamente à sua chapa de vereadores e não apoiar nenhum concorrente na majoritária. Ao site Correio do Tocantins, Amália revelou que o PT foi procurado por vários dos candidatos a prefeito, mas, após discussão interna, preferiu se manter independente. O partido do presidente Lula governou Colinas por 16 anos e fez o primeiro prefeito do Tocantins, em 1996, José Santana.
MAIORIA COM FORTES
Levantamento interno das campanhas mostra que, em Gurupi, dos 15 candidatos a vereador do Republicanos, 11 fecharam com Eduardo Fortes (PSD), 1 com a prefeita Josi Nunes (UB), 1 com Cristiano Pisoni (PSDB) e 2 permanecem neutros. O Republicanos decidiu não apoiar oficialmente nenhum dos candidatos a prefeito da cidade.
RESTAM 3
Em Lagoa da Confusão, o cenário eleitoral ficou definido da seguinte forma: o prefeito Thiago Carlos (União Brasil), com Salustiano (Progressistas) de vice, vão enfrentar o ex-prefeito Nelsinho Moreira (MDB) e Ecivaldo (PT). Eram cinco pré-candidatos por lá. Desistiram Diogo Cunha (PSD), Fidel Costa (DC) e o ex-prefeito Mauro Ivan (Podemos).
POLÍTICA MELHOR
A Arquidiocese de Palmas vai promover nos dias 16 e 17 o seminário “A política melhor”, com a participação do bispo de Barra do Garças (MT), Dom Paulo Renato de Campos. O arcebispo da Capital, Dom Pedro Brito Guimarães, explicou à coluna que o objetivo do evento é “preparar os eleitores para o voto útil, consciente, em vista do bem comum”. “Esta é a contribuição da Igreja Católica ao processo eleitoral para a Política Melhor”, afirmou. No dia 16, às 8h30 horas, começa com o “Encontro com o Clero da Arquidiocese de Palmas”, no Centro Social Padre Alcides; e, às 20 horas, acontece o “Encontro aberto aos agentes de pastorais e todos os leigos”, no Colégio São Francisco. No dia 17, às 9 horas, haverá o “Encontro com os candidatos a cargos eletivos”, no auditório da Assembleia Legislativa. Mais informações pelo telefone (063) 98424 0283.