CORTEJADO POR TODOS
Jantar de aniversário do empresário Oswaldo Stival (PSB) no sábado, 6, reuniu os três mais fortes grupos políticos da cidade. O dele, que conta ainda com o deputado estadual Eduardo Fortes (PSD); da prefeita Josi Nunes (UB) e do vice-governador Laurez Moreira (PDT). Este último tenta uma reaproximação com Stival depois do estremecimento dos dois nas eleições estaduais do ano passado, por conta de acordo firmado nas eleições municipais de 2020 que o grupo do empresário diz que Laurez e o deputado estadual Gutierres Torquato (PDT) não cumpriram.
O ACORDO ROMPIDO
Aconteceu o seguinte: para que Fortes fosse candidato a vice-prefeito de Gutierres em 2020, esse último se comprometeu a sair a deputado federal em 2022 e apoiar o outro para estadual. Contudo, o aliado de Laurez decidiu concorrer a estadual, e Stival não gostou. Na cidade, o que se conta, inclusive, é que o empresário ainda tem uma forte resistência a recompor com o deputado estadual do PDT.
LAUREZ PREOCUPADO
Desde então, Stival se aproximou do grupo da prefeita Josi Nunes, adversária de Laurez, e o apoio do empresário à reeleição dela no ano que vem é uma grande possibilidade, o que preocupa o vice-governador, que trabalha para construir um candidato de seu grupo para concorrer ao Paço de Gurupi.
APAGANDO INCÊNDIO
De Gurupi, vem outro bastidor interessante: a cidade recebeu nesse domingo, 7, a visita do secretário estadual da Saúde, Afonso Piva, a convite de Gutierres. Os moradores estavam indignados com o matagal que toma conta das obras do Hospital Geral (HGG) e até preparavam uma manifestação. Alertado pelo parlamentar do PDT, Piva correu a Gurupi para apagar esse incêndio, com a promessa abrir a licitação ainda este mês para finalizar a primeira etapa e colocar a unidade em funcionamento parcial ainda em 2023. O matagal começou a ser cortado já nesta segunda-feira, 8.
NÃO FORAM INFORMADOS
Acontece que os outros dois deputados estaduais gurupienses – Fortes e Eduardo do Dertins (Cidadania) – só ficaram sabendo da presença de Piva no município por terceiros. O parlamentar do PSD correu lá para acompanhar o secretário. Dertins nem teve tempo para isso.
PAUTA DE COSTUMES
O presidente da Câmara de Araguaína, Marcos Duarte (SD), segue na pauta de costumes que tem marcado sua atuação parlamentar. Em nota na sexta-feira, ele repudiou “veementemente” peça teatral na Escola Municipal Joaquim Sabino, que argumenta ter influenciado as crianças “em relação a conceitos relacionados à diversidade sexual e familiar”. “Os vereadores respeitam a orientação sexual das pessoas, mas entendem que esse tipo de conteúdo não pode ser exposto para as crianças”, tentou ponderar. “Não podemos permitir que as crianças sejam expostas a esse tipo de conteúdo impróprio, que pode confundir sua compreensão sobre valores éticos e morais fundamentais para sua formação”, afirmou Duarte em suas redes sociais.
PROMOVIDA PELO MINISTÉRIO DA CULTURA
Em nota, a Secretaria da Educação de Araguaína informou que a peça é promovida pelo Ministério da Cultura. Segundo o Paço, o projeto foi contemplado com a escolha de 36 municípios para a turnê. Desses, duas exibições estavam programadas para a rede municipal de ensino de Araguaína na quinta-feira, 4.
VEREADOR DE OPOSIÇÃO AGREDIDO
O vereador de Bernardo Sayão Reginaldo do Santa Helena (MDB) contou à coluna que foi ameaçado e agredido por um servidor contratado da prefeitura. O parlamentar faz oposição ao prefeito Osório do Som (Cidadania). “Parei em frente à prefeitura para conversar com uns amigos, ele chegou por trás mim, batendo, xingando e me ameaçando de morte. Disse que eu fico fazendo vídeos no município e que, se fosse homem, filmasse ele. Então, me deu um tapa na cara”, afirmou Reginaldo. Segundo ele, o servidor estava completamente embriagado. O mal entendido, conforme o vereador, se deu porque sempre faz vídeos para as suas redes sociais, cobrando soluções da prefeitura para os problemas da cidade. Reginaldo avisou que já está ingressando na Justiça contra o funcionário do município.
POR CAUSA DA CLT
O deputado federal Filipe Martins (PL) foi o único do Tocantins entre os 36 que votaram na quinta-feira contra o projeto de lei enviado pelo governo Lula que cria medidas para tentar garantir a igualdade salarial entre mulheres e homens na realização de trabalho de igual valor ou no exercício da mesma função. A proposta foi aprovada com 325 votos favoráveis. À coluna, ele justificou que seu voto se deu em função de o artigo 461 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) já prever esse direito. Esse dispositivo diz: “Sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, nacionalidade ou idade”.
AYRES COMEMORA
Já o deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos) comemorou a aprovação da nova lei. “Dia histórico! Aprovamos hoje [quinta] a proposta que institui medidas para garantir a igualdade salarial e remuneratória entre mulheres e homens na realização de trabalho de igual valor ou no exercício da mesma função. Reduzir as desigualdades é um compromisso nosso”, afirmou nas redes sociais.
MAIOR OPERAÇÃO DE CRÉDITO DE GUARAÍ
Após pressão da prefeitura, que reclamava da demora, a Câmara de Guaraí aprovou na quinta-feira o projeto de lei complementar que autoriza o município a contratar o maior financiamento da história do Executivo local: R$ 14 milhões para iluminar com energia solar a travessia urbana da BR-153, que corta o perímetro urbano. A operação foi proposta pela prefeitura em março passado. O site Guaraí Notícias lembra que, inicialmente, abrangia apenas trevos da travessia urbana, órgãos e espaços públicos, mas, atendendo requerimento dos vereadores Fábio Santos (SD), Marcelão (UB) e Maydson Almeida (SD), o texto foi modificado. Com isso, o investimento vai contemplar não apenas os trevos, mas toda a travessia urbana, da entrada sul da cidade até a sede do posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
NO CONSELHO DE CULTURA
O jornalista, poeta, escritor, acadêmico e colunista de literatura da Coluna do CT, Zacarias Martins, foi nomeado pelo governador Wanderlei Barbosa membro do Conselho Estadual de Política Cultural, na qualidade de representante das TV’s e rádios públicas do Tocantins.