LEI DA RECIPROCIDADE
O PDT, do vice-governador Laurez Moreira, aplicou a lei da reciprocidade. O partido esperava o apoio do governador Wanderlei Barbosa e seu Republicanos para a candidatura do deputado estadual Eduardo Fortes (PSD) em Gurupi, que tem o filho de Laurez, Juarez Moreira (PDT), de vice. Contudo, o governador e o Republicanos decidiram se manter neutros na disputa na Capital da Amizade. Assim, o PDT também decidiu se manter independente em Palmas, apenas com candidaturas a vereador, e liberar seus filiados para apoiarem quem quiser para prefeito. Lembrando que na capital do Tocantins Wanderlei e o Republicanos estão com a candidata do PL, Janad Valcari.
QUEM TEM QUE ELEGER É O POVO
O presidente da Câmara de Dianópolis, vereador Manin do Zorra, distribuiu um vídeo muito forte com a fala dele na convenção do PL local, na noite dessa segunda-feira, 5, que teve a pré-candidatura a prefeito do vereador Paulo da Mega retirada, como reflexo do acordo estadual para o governador Wanderlei apoiar Janad em Palmas. No discurso, Manin defende que quem tem que eleger prefeito é a população: “Não é governador, não é filho de governador”, alfinetou. E afirmou para Paulo da Mega: “Estão tentando destruir [o projeto de candidatura a prefeito], podem até destruir, meu irmão, mas o bom Deus, nosso Deus, sabe de tudo. E tem a lei da semeadura: aqui se planta, aqui se colhe. Quem está plantando o mal para a sua pessoa, vai colher o mal depois”.
UMA COVARDIA
Depois ele diz: “Deus sabe o que eu tenho passado, o que o Paulo tem passado, no anonimato, sem ninguém saber, o que a gente tem passado de quinta-feira para cá”. “É uma covardia o que estão tentando fazer. Você quer tirar um candidato, tira com voto. Não adianta querer tirar um candidato de cima pra baixo, não”, avisou.
NEM A VEREADOR
Paulo da Mega agora sequer será candidato à reeleição na Câmara. Prejuízo grande para o projeto da oposição em Dianópolis. O vídeo de Manin termina com uma frase forte do ex-candidato a prefeito: “Meu pai tem um filho homem! Viu, pai, você tem um filho homem que espelha em você!”
GEO E OS PROPORCIONAIS
Dos cinco vereadores tucanos que discursaram na convenção do PSDB, na noite dessa segunda-feira, 5, apenas Márcio Reis não fez qualquer menção ao candidato a prefeito do partido, Júnior Geo. O presidente da Câmara, José do Lago Folha Filho, e Waldson da Agesp pediram voto ao candidato tucano. Mas quem chamou a atenção foi Eudes Assis, que fez um intensa defesa para eleger o sucessor de Cinthia Ribeiro, mas sem citar o nome do cabeça de chapa da majoritária, Júnior Geo, em nenhum momento. “Quero aqui convocar a minha militância, todos os amigos e amigas, os cidadãos, para que a gente possa arregaçar as mangas das camisas, porque nós temos toda condição de eleger o próximo prefeito, porque nós temos aqui a melhor prefeita do Brasil. […] Nós vamos trabalhar diuturnamente para poder fazer o próximo prefeito de Palmas e dar continuidade a esse trabalho que Palmas já está acostumada”, afirmou, sem nominar para quem seu militantes deveriam pedir voto. Major Negreiros não discursou no evento. De 14 candidatos à Câmara que tiveram o uso da palavra, 5 lembraram de pedir voto a Geo, enquanto 9 não citaram o candidato do PSDB.
NÃO COMPARECEU E NÃO FOI LEMBRADO
Em Gurupi, o senador Irajá (PSD) não compareceu à convenção do candidato de seu partido, o deputado estadual Eduardo Fortes, e nem foi lembrado durante o evento pelo locutor ou oradores. Os bombeiros parecem ter conseguido prevenir bem o incêndio. O que dizem é que o recado a Irajá foi claro.
IRMÃO DE MOISÉS COM APRIJO
Em Miracema, um fato considerado “importante e simbólico” para a candidatura a prefeito do atual vice Aprijo Ribeiro (SD) é que o marketing de sua campanha vai ser coordenado pelo publicitário Fidel Costa, irmão do prefeito Moisés da Sercon, assassinado em 2018, e cunhado da prefeita Camila Fernandes (Republicanos), que disputa a reeleição. “Aprijo foi companheiro na alegria e na tristeza. Não nos abandonou na hora da dor. Foi companheiro nos momentos bons e ruins”, afirmou Fidel à coluna. “Foi companheiro, ajudando manter um grupo político sem um emprego para oferecer naquele pior momento de nossas vidas. Tornou-se o vice escolhido pelo nosso grupo em outra eleição vitoriosa. Isso é companheirismo, humanidade e fidelidade a nossa família e aos seus companheiros. Não virou as costas ignorando companheiros. Homem de valor, Empresário bem sucedido e produtor rural.”
DR. TÉRCIO CONQUISTA OUTRO EX-ADVERSÁRIO…
O candidato a prefeito de Lajeado pelo Republicanos, Tércio Dias Melquíades Neto — na foto, de azul, ao centro —, conquistou outro ex-adversário, depois do atual prefeito, Júnior Bandeira (PL). O ex-prefeito José Edival (MDB) — de camiseta branca ao centro — retirou sua pré-candidatura e declarou seu apoio a Dr. Tércio. Assim, vão para a disputa o candidato do Republicanos, com o vereador Emival Parente (PL) de vice, e a ex-prefeita Márcia Enfermeira (PSDB), com a vereadora Leidiane Mota (PDT) de vice.
…MAS DIRETÓRIO ESTADUAL NÃO ACEITA
Contudo, a direção regional do MDB não aceita a composição, não por causa de Dr. Tércio, mas pelo prefeito Júnior Bandeira, que chegou a ser membro do partido, na curta passagem do senador Eduardo Gomes pela sigla. Inclusive, Bandeira foi eleito em 2020 pelo MDB. Mas saiu depois que Gomes foi para o PL. O diretório estadual alega que o prefeito deixou a legenda sem sequer comunicar o órgão máximo do partido no Estado. Assim, o MDB quer que José Edival mantenha sua candidatura a prefeito.
…ASSIM A CANDIDATURA DO MDB ESTÁ MANTIDA
Dessa forma, José Edival afirmou à coluna que sua candidatura está mantida. Ele disse que havia avisado dr. Tércio que submeteria a aliança à executiva estadual. “Como a executiva estadual e meu grupo, também, não aceitaram, minha candidatura continua”, sentenciou o emedebista. Na foto, José Edival (2º à esq.) reunido com o ex-governador Marcelo Miranda, membro da executiva estadual, na manhã desta terça-feira, 6, na sede regional do MDB em Palmas.
COMPOSIÇÕES INESPERADAS
Em Formoso do Araguaia, duas composições inesperadas na última hora. O ex-vereador Ronison Parente (MDB) retirou sua pré-candidatura e será o vice do prefeito Israel Kawê (PSB). Ronison foi candidato a prefeito nas três últimas eleições da cidade — 2012, 2016 e 2020. Outra aliança juntou o candidato Guilherme Gama (Republicanos) com Dr. Paulo (Progressistas), que também retirou a pré-candidatura a prefeito, de vice.
IVONETE VAI SER VICE DE TETIN
Em Cariri, ex-vereadora Ivonete Pereira (Republicanos) acabou retirando sua pré-candidatura, como já era esperado, para ser vice do candidato do Republicanos, Elton Moreira Alves, o Tetin do Açougue (UB), que tem o apoio do prefeito Júnior Marajó (UB). O governador Wanderlei Barbosa gravou um vídeo para a convenção dos dois assegurando seu apoio à dupla. Assista:
CONFUSÃO NA FEIRA COM PREFEITO
Ainda em Cariri, o prefeito Júnior Marajó se envolveu numa confusão com eleitores do adversário, Valdônio Rodrigues (PDT). Após a convenção de Valdônio, no sábado, 2, Marajó foi à Feira Municipal, para onde militantes do pedetista seguiram após homologarem a candidatura de Valdônio. O prefeito contou em vídeo que, enquanto conversava com amigos, foi atacado por um homem que o derrubou no chão. “O meu impulso, como de qualquer pessoa, foi de me defender”, disse. “A violência nunca é o caminho num momento como este, em que o debate político deveria unir a nossa comunidade em torno de ideias. É inaceitável que o ódio e a agressão física tomem conta.” O prefeito contou que está tomando as medidas legais cabíveis contra o agressor.
NÍCOLAS SE ÚNE A IRISNETE
O empresário Nícolas Pedreira (MDB) retirou sua pré-candidatura a prefeito para apoiar Irisnete Pinto (PSD), em Ipueiras. Agora ficam na disputa apenas Irisnete, que tem o apoio do empresário Israel Siqueira e seu filho, o prefeito Caio Augusto; contra Neto Aires (Progressistas), que tem o aval do governador Wanderlei Barbosa, mas o palanque palaciano está também dividido lá. Irisnete tem com ela o deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos) e os estaduais Eduardo Mantoan (PSDB), Júnior Geo (PSDB) e Cleiton Cardoso (Republicanos), além do vereador de Palmas Pedro Cardoso (Republicanos).