3ª VIA UNIDA EM PORTO NACIONAL
Os pré-candidatos a prefeito de Porto Nacional Álvaro da A7 (PSB), Nelcir Formehl (Novo) e Rolmey da Nutrisal (PRD) uniram a terceira via da cidade, na busca de competitividade para as eleições municipais. A proposta é a de sempre: quem conseguir mostrar mais musculatura será o candidato apoiado pelos demais. A novidade neste caso é que o grupo não quer esperar as convenções para definir quem encabeçará a chapa. A ideia é chegar a um consenso já em março, após pesquisas qualitativa e quantitativa. Os três têm a “benção” do deputado estadual Júnior Geo (Podemos). Com eles também está o segundo suplente da senadora Dorinha Seabra Rezende (UB), Maurício Buffon (PRD).
SEM ADESÃO
No final da semana circulou a especulação de que o médico Hugo Mendes, candidato em 2020, teria aderido à reeleição do prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (UB). Ele afirmou à coluna que não é verdade. Apenas aceitou ajudar o prefeito com as cirurgias eletivas do mutirão realizado pelo município. Inclusive Dr. Hugo não descarta a possibilidade de concorrer à prefeitura novamente. Na conversa com Wagner, o médico apenas o comunicou que seu pai, o engenheiro José Carlos Mendes, deve disputar vaga de vereador pelo PDT, partido no qual ingressou a convite do vice-governador Laurez Moreira, presidente regional da sigla.
CONVITE DO SOLIDARIEDADE
Dr. Hugo, que se desfiliou do PSD do senador Irajá, revelou que tem convite para ingressar no Solidariedade. O convite partiu do secretário da Governadoria, Osires Damaso, que tem seu grupo à frente da sigla. Como a coluna já havia antecipado em novembro, o Solidariedade é presidido agora por Ivan Cardoso Moita, assessor de Damaso. O ex-parlamentar é o tesoureiro-geral e a esposa dele, Grazielly Oliveira, a secretária-geral.
QUEDA DE BRAÇO EM CARIRI
No final de semana houve queda de braços entre o prefeito de Cariri, Júnior Marajó (UB), e o deputado estadual Gutierres Torquato (PDT) e seu grupo na cidade, que apoia a pré-candidatura do presidente da Câmara de Gurupi, Valdônio Rodrigues (PSB), no município vizinho. No sábado, 24, quando Valdônio montava sua tenda para um churrasco com a população junto com Gutierrez, por ocasião dos 33 anos de Cariri, Marajó mandou colocar as máquinas da prefeitura na frente para atrapalhar, segundo relato dos aliados dos dois políticos gurupienses.
SEM TENDA
Ao final da queda de braço, Valdônio não conseguiu montar sua tenda e teve que ir para um bar, onde o churrasco foi servido para os eleitores.
GUTIERRES X FORTES
Nos bastidores dessa briga está de um lado o deputado Gutierres, aliado de Valdônio, e de outro o também deputado estadual Eduardo Fortes (PSD), que apoia o grupo do prefeito Marajó.
DE VOLTA À CAMARA
Em Porto Nacional, o vereador Soares Filho (SD), retomou sua vaga na Câmara. Ele ficou por meses afastado, ocupando o cargo de secretário executivo da Secretaria Estadual da Agricultura.
ARLINDO REELEITO
Também em Porto Nacional, o empresário Arlindo da Rebram foi reeleito sábado, 24, presidente municipal do MDB para mais dois anos de mandato. Ele, que é secretário da Agricultura do município, reforçou o convite para que o prefeito Ronivon Maciel (PSD) se filie ao MDB. Ronivon gosta da ideia e está estudando as possibilidades. Arlindo ressaltou à coluna que o fato de seu partido ter diretório, e não uma comissão provisória, dá garantia jurídica ao prefeito. Sem contar o fato de o MDB ser um partido histórico também em Porto e ter bons tempos de TV e Rádio e fundo eleitoral. Ronivon tomará a decisão nos próximos 15 dias.
DE 3 A 4 VEREADORES
O MDB de Porto Nacional, conforme o presidente Arlindo da Rebram, quer formar uma chapa competitiva e eleger de três a quatro vereadores em outubro.