NOVA UT
Ainda no evento da assinatura da ordem de serviço para implantação da infraestrutura do distrito industrial de Porto Nacional, nessa quinta-feira, 13, o deputado federal Vicentinho Júnior (PP) defendeu a formação de um novo grupo, nos moldes da extinta União do Tocantins, que teve como seu principal líder o ex-governador Siqueira Campos, falecido semana passada. No caso, Vicentinho sugeriu que o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) lidere esse novo grupo. “Para consolidar grupo, consolidar projeto, consolidar mandatos, e o Tocantins crescer com isso”, sustentou o parlamentar.
PUJANÇA
Segundo ele, outros Estados estão fazendo isso e “a pujança [está] acontecendo”.
MESMO ZELO
Então, Vicentinho reforçou que, se o candidato a prefeito de Porto em 2024 for mesmo o deputado federal Antônio Andrade (Republicanos), terá seu apoio. “Já falei para ele [Andrade] na intimidade, no Plenário Ulysses Guimarães [da Câmara Federal]: ‘Toinho, nós pensamos de forma diferente, mas temos o mesmo zelo por Porto Nacional e pelo Tocantins”, revelou.
PALAVRA É CUMPRIDA
Vicentinho contou que ainda disse a Andrade que o colega do Republicanos possui “virtudes e qualidades”. “O seu trato é entregue, a sua palavra dada é cumprida”, afirmou.
CANSADO DE SER USADO
Aí o deputado, que apoiou o atual prefeito Ronivon Maciel (PSD) em 2020, avisou que está “cansado de fazer política e desenhar mandato com quem quer me usar em época de eleição, sorrir, tirando foto e dando tapinha nas costas”. “E, quando chega no mandato, sobe no salto e acha que é mais importante do que alguém porque se sente mais inteligente”, alfinetou.
VAI DISCUTIR PORTO
Por isso, o parlamentar avisou: “É com você que eu vou, Toinho. Nós vamos caminhar juntos e discutir Porto Nacional não em época de eleição. Eu quero discutir aqui e agora. Porque os recursos têm que ser trazidos agora, os pleitos têm que ser trazidos agora. Para que o atual gestor planeje, mas, se Deus quiser, eu quero executar é contigo na área do Paço Municipal de Porto Nacional”.
CONVOCAÇÃO
Vicentinho aproveitou a presença dos deputados federal Ricardo Ayres (Republicanos) e estadual Valdemar Júnior (Republicanos) e os convocou também para o projeto.
Assista:
CALDO VAI ENGROSSAR
E o grupo que vai apoiar Andrade em Porto só vai engrossar, avisam palacianos. Entre outros, ainda devem embarcar o deputado federal Carlos Gaguim (UB), a senador Dorinha Seabra Rezende (UB) e a deputada estadual Vanda Monteiro (UB), claro, além do governador Wanderlei.
“JANET’S” E “VANDETES”
Sobre a disputa de Palmas, duas pré-candidatas a prefeita estão engrossando o staff da pré-campanha. Sempre acompanhadas de formosas assessoras em suas andanças pelas praias do Estado estão as deputadas estaduais Janad Valcari (PL) e Vanda Monteiro (UB). As moças que as acompanham já estão sendo chamadas pelas próprias pré-candidatas de “Janet’s” e “Vandetes” — foto.
AYRES CONTINUA NO PÁREO
Aliados reforçam que o deputado Ricardo Ayres continua no páreo, com Vanda e Janad, para ser o candidato a prefeito da Capital com apoio do governador Wanderlei. Em agosto, avisam, Ayres deve intensificar sua movimentação para a construir sua candidatura.
CÉLIO TÁ ON
Em Araguaína, o ex-deputado federal Célio Moura (PT) voltou em definitivo de Brasília para iniciar sua pré-campanha a prefeito da cidade. “Estou pronto para discutirmos com a nossa companheirada a pré-campanha para as eleições de 2024 em Araguaína”, avisou à coluna. Ou seja, Célio Moura tá on.
TRE-TO DE QUALIDADE
Uma auditoria interna será iniciada no Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), na segunda-feira, 17, para garantir a continuidade das ações de manutenção da certificação ISO 9001:2015 e do Programa de Qualidade da Justiça Eleitoral (PGJE) do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da Corte. A ação segue até o dia 21. A Corte Eleitoral foi o primeiro órgão público do Tocantins e um dos primeiros 50 do Brasil a obter, em 2005, a certificação ISO 9001. Em 2012 o tribunal obteve o Selo de Qualidade pelo Programa de Qualidade da Justiça Eleitoral (PQJE). Para a manutenção das certificações, o TRE-TO passa anualmente por duas auditorias, uma interna e outra externa.
25 ANOS DO CANTÃO
O Parque Estadual do Cantão, um dos mais importantes da Amazônia brasileira, completou 25 anos nesta sexta-feira, 14. Foi a primeira unidade de conservação de proteção integral criada no Tocantins, por meio da Lei Estadual nº 996, de 14 de julho de 1998. O parque agrega espécies do bioma Cerrado e Amazônico, protege em sua área de 90 mil hectares de extensão, 325 espécies de aves e 299 espécies de peixes, além da maior população descoberta de boto no Araguaia, de nome científico Inia araguaiensis. Ainda conta com a maior população de ariranhas, tem onças-pintadas, jacaré-açu, harpias, entre outros animais. É um dos grandes tesouros e orgulho deste Estado lindo.