A CONTRADIÇÃO DE MARCOS DUARTE
Apesar de garantir que os vereadores de Araguaína não são preconceituosos e que respeitam a orientação sexual de cada cidadão, o presidente da Câmara, Marcos Duarte (SD), acabou se contradizendo na sessão do dia 21 ao avisar que, sob sua gestão, não permitirá nenhuma audiência pública para discutir questões ligadas à diversidade no que diz respeito à comunidade LGBT. Para justificar, disse que 80% da população é cristã, a fé também dos parlamentares, completou. “Eu tenho minha opção de família bem descrita na Bíblia Sagrada e é assim que vou seguir”, alertou.
POSTURA TEOCRÁTICA E INCONSTITUCIONAL
Voltou a se contradizer quando afirmou que a comunidade LGBT pode contar com o presidente “para defender direitos, ‘opção’[sexual], não”. Mas, bom ressaltar, que a orientação sexual também é um direito do cidadão, portanto, tema passível, sim, de discussão em Parlamentos, como qualquer outro assunto dos demais brasileiros. Em suma, ficou claro que a Câmara de Araguaína excluiu a parte de sua sociedade que não tem a mesma orientação sexual de seus vereadores. Em si, uma enorme violação de direitos e uma postura teocrática dentro de um estado laico, o que é inconstitucional.
Assista a manifestação do presidente Marcos Duarte a partir de 43min16s:
VANDA SE ENCOSTA EM CINTHIA
Pré-candidata a prefeita de Palmas, a deputada estadual Vanda Monteiro (UB) tem procurado se mostrar cada vez mais próxima da atual chefe do Executivo da Capital, Cinthia Ribeiro (PSDB), que não terá direito à reeleição e precisará de um nome para apoiar na sua sucessão.
COM O PGJ
A família do prefeito de Miracema, Moisés da Sercom, assassinado em agosto de 2018, terá uma audiência às 17h30 com o procurador-geral de Justiça, Luciano César Casaroti. Os familiares de Moisés se mostram cada vez mais preocupados com a falta de respostas da Secretaria Estadual da Segurança Pública para o caso.
EMOCIONANTE VISITA AO POVOADO RETIRO
A equipe de Secretaria Estadual da Educação voltou emocionada de São Salvador, onde o governador em exercício Laurez Moreira (PDT) e o secretário Fábio Vaz assinaram nessa segunda-feira, 26, o Termo de Convênio com a Associação Novo Caminho Juvenil, que, desde a década de 1990, oferece, de forma voluntária, educação a crianças em situação de vulnerabilidade em três unidades escolares distribuídas pela cidade, no distrito Povoado Retiro, e em Palmeirópolis. O trabalho por lá é capitaneado há cerca de 30 anos pelo missionário italiano Sérgio Ruffo, fundador da associação, que oferece ensino fundamental e médio, além de capacitações técnicas a 120 estudantes.
AGORA SERÁ DE ÔNIBUS
Para chegar no Retiro, os professores faziam com seus veículos um trecho de estrada de chão de 22 Km. O governo do Estado agora doou um ônibus para transportar os profissionais.
COMO OS PÁSSAROS
O trabalho do missionário foi muito elogiado pelas autoridades presentes. O governador em exercício Laurez Moreira citou uma frase que ouviu de Sérgio Buffo em 1994, quando o questionou os projetos pessoais do missionário, que, desde aquela época, vivia em função da associação. “Você me disse que não tinha preocupação em ter patrimônio. Sua preocupação era servir as pessoas e fazer o bem, e ainda citou uma analogia com os pássaros: ‘Amanhecem o dia sem casa para morar, mas vivem alegres e cantando'”, rememorou Laurez.
ESTADO COMEÇA A PAGAR DÍVIDA
O secretário Fábio Vaz disse que Buffo “é uma pessoa de ouro”, “um desbravador que acreditou nessa região”. “Enfrentou o sofrimento junto conosco e hoje chegou o dia em que o Estado começa a pagar uma dívida”, disse, numa referência ao apoio que o governo começa dar ao projeto.
CENTRO DE EVENTOS NA ILHA DO BANANAL
Laurez está em Brasília nesta terça-feira, 27, com a secretária estadual dos Povos Originários e Tradicionais, Narubia Werreria. Os dois foram à pasta congênere do governo Lula, o Ministério dos Povos Indígenas, pedir apoio para a construção de um centro de eventos na Ilha do Bananal. O projeto é baseado no que o governador em exercício contou à coluna ter visto na Nova Zelândia, onde os povos originários expõem seu artesanato, fazem suas danças típicas, entre outras ações culturais.
AMPLIAR CONTATOS E DISCUTIR TEMAS DE INTERESSE
Em Lisboa, Portugal, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) aproveita os intervalos do XI Fórum Jurídico de Lisboa para ampliar contatos e discutir temas de fundamental importância para o Estado. Foram esses os objetivos das conversas que manteve com autoridades, como os ministros do STF, Luís Roberto Barroso e Gilmar Mendes; e com seus colegas governadores Tarcísio de Freitas (São Paulo) e Ronaldo Caiado (Goiás).
WANDERLEI E CAIADO CONVENCEM TARCÍSIO
Com esses dois últimos, a pauta girou em torno da reforma tributária. O governador paulista, que é do mesmo partido de Wanderlei, foi convencido pelo tocantinense e por Caiado de que a reforma precisa ser melhor discutida.
TEMPORADA DE FÉRIAS
A Prefeitura de Palmas lança nesta quarta-feira, 28, a partir das 19 horas, na sede do AMA, o projeto Palmas Férias 2023, que promete novidades para a temporada mais aguardada da Capital. Haverá programações culturais e esportivas nas praias das Arnos, da Graciosa e do Caju; e shows e comida boa aquecerão quem quiser curtir as férias no alto da serra, em Taquaruçu.