AMÉLIO SUGERE LÉO DE VICE
Na reunião desta semana em que os deputados discutiram a PEC da mesa diretora e definiram que a eleição vai ocorrer na terça-feira, 4, às 18 horas, o presidente da Assembleia, Amélio Cayres (Republicanos), sugeriu que a vaga de primeiro vice-presidente da Casa fique para Léo Barbosa (Republicanos), que se retirou da disputa e declarou apoio ao atual titular do cargo. Amélio disse aos colegas que não conversou sobre esse tema com Léo nem com o pai dele, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). Inclusive, afirmou que nem sabia que o deputado aceitará o cargo na mesa.
ALMOÇO COM WANDERLEI
Os demais cargos — segundo vice e primeiro, segundo, terceiro e quarto secretários — ainda não têm definição. Os nomes serão escolhidos num almoço que o governador Wanderlei vai oferecer no Palácio na terça-feira — dia da eleição da mesa – para todos os deputados estaduais.
KAWE PROCURA PRESIDENTE DA CÂMARA
Em Formoso do Araguaia, o vice-prefeito Israel Kawe (PSB) disse que o presidente da Câmara, Adão Coutinho (PL), sumiu para não ser notificado sobre a decisão do Tribunal de Justiça, do final da tarde de segunda-feira, 27, que lhe garante a posse como prefeito da cidade. A esposa de Kawe, Geane Nunes, chegou a gravar um vídeo para as redes sociais cobrando Coutinho que apareça e que respeite a decisão judicial, sob pena de cometer crime de responsabilidade. Assista:
DE PLANTÃO
Contudo, o presidente da Câmara respondeu a mensagem e falou por telefone com a coluna. Adão Coutinho disse que está com mais três vereadores na Câmara, “de plantão”, e garantiu não ter recebido nesses dias nenhum contato de oficial de Justiça. O vereador contou que aguarda neste momento a notificação, que, ocorrendo, já será possível dar posse a Kawe como prefeito.
DÚVIDA JURÍDICA
Ele levantou uma dúvida jurídica: se é ele ou Felipe Souza (PRTB) quem deve dar posse a Kawe. Isso porque ele é secretário da Câmara e Felipe, presidente da Casa que estava como prefeito interino. “Estamos tirando essa dúvida com o jurídico, mas acho que estão batendo na pessoa errada”, sugeriu.
JÁ É SERVIDOR DE CARREIRA
Sobre a proposta da deputada estadual Janad Valcari (PL), após a Operação Moiras, da Polícia Federal, para que o PreviPalmas seja presidido por servidor de carreira, da prefeitura vem a informação de que isso já ocorre. O atual presidente do órgão, Hitallo Panato Passos, é servidor concursado do município.
ADVERSÁRIOS ALFINETAM AUSÊNCIA DE FORTES EM ENTREVISTA
Adversários estão criticando o pré-candidato a prefeito de Gurupi pelo PSD, o deputado estadual Eduardo Fortes, por não ter participado da série de entrevistas do SBT local. Segunda-feira, 27, foi Cristiano Pisoni (PSDB) e nesta quarta-feira, 29, a prefeita Josi Nunes (UB). Fortes confirmou sua participação para essa terça, 28, conforme definido em sorteio com sua assessoria, mas no dia alegou que estava em sessão na Aleto e não poderia conceder a entrevista. A crítica dos adversários é que a sessão no Legislativo ocorreu somente no final do dia e a entrevista era na hora do almoço.
CLAYTON PAULO GARANTE QUE PADRE JOSEMAR NÃO O AMEAÇA
O prefeito de Nazaré, Clayton Paulo (PRD), divulgou nota para contestar matéria da imprensa do Bico do Papagaio que diz que ele vê sua reeleição ameaçada com a ascensão da pré-candidatura do padre Josemar Campos (Republicanos), que vai para a disputa com todo o apoio, e força, do Palácio Araguaia. Na nota que divulgou nessa terça, Clayton afirma em todas suas três eleições enfrentou adversários “com poder financeiro e sempre uma forte oposição de governos estaduais”. “Faço um trabalho sério voltado para o bem-estar da população e com obras importantes, muitas delas realizadas com recursos do próprio município. Não há nenhum sinal amarelo aceso, nem tampouco preocupação com a candidatura de qualquer pessoa”, garantiu. Ele disse ainda que “vivemos em um país democrático, onde as ideias são confrontadas e a maioria decide seu destino”. “Caso padre Josemar venha se confirmar candidato, cabe a ele a decisão e a explicação à comunidade religiosa que o abraça como padre, não como político ou líder da oposição local. Sigo firme na gestão e confiante no trabalho realizado”, afirma o prefeito.
PESQUISA SUSPENSA EM PORTO
A Justiça Eleitoral suspendeu divulgação de pesquisa eleitoral registrada em Porto Nacional por irregularidades. Segundo a juíza eleitoral Umbelina Lopes Pereira Rodrigues, houve um flagrante desrespeito à norma que prevê a divulgação do resultado pelo menos cinco dias após o registro — no caso feito sábado, 25, mas o instituto pretendia divulgar já na segunda, 27. A decisão da magistrada atendeu pedido do MDB.
PRODUÇÃO DE PESCADO
Os superintendentes federais da Pesca e Aquicultura do Tocantins, Fred Lustosa (na foto, à esq.), e do Patrimônio da União no Estado, Edy Passos, fizeram semana passada a entrega da concessão de uso de águas para de Aliança e Porto Nacional. Segundo dados do Boletim da Aquicultura em Águas da União, em 2022 foram produzidas no Brasil 109.618 toneladas de peixe em águas da União de forma regularizada. O MPA vem trabalhando nos últimos anos para regularizar todos os pedidos de cessão protocolizados. Em 2023 foram, celebrados 143 contratos, impulsionando a produção de 74 mil toneladas de pescado anualmente. Em 2024, já foram celebrados, até o momento, 47 contratos, que somam uma capacidade de produção de 61.365 toneladas de pescado.
PASTOR CLAUDEMIR ANIMADO COM JANAD
Pré-candidato a vereador pelo PL, o pastor Claudemir Lopes disse à coluna que a vinda do ex-presidente Jair Bolsonaro e da ex-primeira-dama Michelle para a pré-campanha vai dar ainda mais força para Janad Valcari. Animado, pastor Claudemir afirmou acreditar numa vitória de Janad ainda no primeiro turno, além de uma grande bancada do PL na Câmara. A visita de Bolsonaro e Michelle está programada para o dia 8 de junho para o Encontro de Mulheres do PL no Tocantins, e pastor Claudemir está envolvido na organização. O evento ocorrerá das 8 às 12 horas, na Arena Bacuri.