PL DO TO COM VALDEMAR
Os parlamentares do PL do Tocantins se reuniram na manhã dessa terça-feira, 29, em Brasília, com o presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto. Além do presidente da sigla no Estado, senador Eduardo Gomes, participaram os dois deputados federais, Eli Borges e Filipe Martins, e os quatro estaduais, Janad Valcari, Fabion Gomes, Gipão e Marcus Marcelo.
RESULTADO É DE JANAD, NÃO DO PL
Eles foram surpreendidos com o fato de Valdemar ter em mãos uma pesquisa que mostra a liderança folgada de Janad na corrida sucessória de Palmas. O presidente nacional do PL se mostrou pra lá de empolgada com a pré-candidatura a prefeita da parlamentar, mas ela fez questão de rassaltar que o elevado índice que o levantamento lhe dá é resultado exclusivo de seu trabalho, obtido sem qualquer apoio do PL estadual. “Se nem meu partido fala que me apoia, fica difícil ganhar a prefeitura”, avisou.
NÃO VAI FICAR NESSA SITUAÇÃO
Gomes, o presidente do PL do Tocantins, disse, então, que fará uma reunião para resolver essa situação. Janad rebateu, contudo, dizendo que o parlamentar precisa resolver porque não adianta dizer que ela será a candidata, mas deixar o caso ficar se arrastando. A deputada alertou que não vai ficar nessa situação.
O SILÊNCIO DE FILIPE
Eli disse que não era problema e os deputados estaduais hipotecaram apoio a Janad, e também cobraram uma posição do partido em relação à pré-candidatura da colega. Mas Filipe Martins, que tem dito ter interesse em disputar a prefeitura da Capital, se manteve em silêncio.
SEM ESPAÇO
À tarde, estava agendada uma reunião com o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), que também estava em Brasília, para discutir a participação do PL na gestão estadual. Sobretudo Gipão e Marcus Marcelo reclamaram da falta de espaço na administração Wanderlei.
WANDERLEI NÃO ATENDEU
No entanto, Eduardo Gomes, que havia agendado o encontro, ligou para o governador várias vezes, mas não foi atendido. Ele então tentou falar com a senadora Dorinha Seabra Rezende (UB), que também não atendeu a ligação. Aos deputados do PL, Gomes disse depois que a assessoria de Wanderlei havia o informado de que a perna dele teria sangrado – passou por uma cirurgia recentemente – e o governador precisou retornar a Palmas.
JANAD COM DORINHA
Depois, Dorinha ligou para Janad e a convidou a ir ao gabinete dela. A deputada foi e as duas conversaram.
PERNA INCHADA
O governador Wanderlei disse à coluna no início da tarde desta quarta-feira, 30, que não pôde participar da reunião com os parlamentares do PL por não ter condições físicas. A perna operada estava inchada e doendo. Wanderlei contou ter ligado e conversado com Gomes e remarcaram o encontro para o dia 18. “Tenho atendido o senador naquilo que posso e ele também. Temos uma relação amigável e respeito muito o trabalho que ele faz pelo Tocantins”, disse o governador. Segundo ele, Gipão e Janad já têm espaço no governo.
CPI DA BRK VAI COMEÇAR
A CPI da BRK na Câmara de Palmas deve, enfim, iniciar seu trabalho na segunda-feira, 4, quando se reunirá para planejar as ações. No final de junho, foi definida a formação da comissão: Josmundo Vila Nova (Podemos) será o presidente, Marilon Barbosa (UB), o vice; e Solange Duailibe (PT), a relatora. O colegiado ainda é formado por Clayzer Magno, o Nego (PDT); e Pedro Cardoso (UB). Na suplência estão Waldson da Agesp (PSDB), Joatan de Jesus (Cidadania), Eudes Assis (PSDB), Laudecy Coimbra (SD) e Benna Maia (UB).
SEM PRESSÃO
Vereadores já avisam que na semana seguinte outra CPI deve ser instalada, ou dos loteamentos, ou do transporte público. É aquela história que a coluna já havia trazido: como a Câmara só pode ter duas CPIs simultâneas, a ideia é abrir logo a segunda para que não haja pressão por uma investigação a respeito das operações da PF que tiveram como alvo a Secretaria da Educação.
CPI DA CPI
Sobre a da BRK, o vereador Rubens Uchôa (UB) foi à tribuna na manhã desta quarta-feira, 30, cobrar o andamento da CPI. Ele disse “ter medo” de que a comissão seja direcionada pela prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB). “Espero que a gente não precise fazer uma CPI da CPI. E vou ficar ligado, vou ficar de olho em tudo dessa CPI”, avisou.
DIFICULDADE COM A BANCA
Josmundo e Solange explicaram que o atrasos se deve à dificuldade de contratar a banca técnica-jurídica para assessorar os trabalhos. Os preços estavam muito muito altos, mas os vereadores garantiram que agora está tudo acertado.
6 MESES DE FILA
O vereador Joatan de Jesus (Cidadania) foi à tribuna da Câmara de Palmas nesta quarta-feira afirmar que há pacientes na fila há mais de seis meses aguardando exames de tomografia e de ressonância magnética.
SECRETÁRIOS QUE TRABALHAM
O vereador Eudes Assis (PSDB) saiu em defesa da gestão Cinthia Ribeiro, com um balanço das mais diversas áreas. Ele destacou a atuação do secretário do Desenvolvimento Econômico, Tom Lyra. “Esse secretário arrojado, que conversa com todos os segmentos, do camelô, do vendedor, do ambulante, ao grande empresário”, disse. “Temos secretários nesta cidade que não param de trabalhar, que não param de dar resultado.”
MUITA RESPONSABILIDADE
Para o vereador, não se pode deixar de falar sobre o trabalho desses secretários, porque fica parecendo que “Palmas está abandonada em um todo, que em Palmas nada está funcionando”. “Tem muita coisa acontecendo, tem muitas coisas dando certo, tem muita responsabilidade administrativa”, garantiu. “Palmas continua sem fazer empréstimo, sem ter que estar administrando a cidade através de empréstimos de bancos. Isso não está acontecendo na nossa administração, nós temos trabalhado com responsabilidade, com muita gente competente.”
OPOSIÇÃO EM CONCEIÇÃO
O vereador Wadson de Melo Teles, o Adim (MDB), se movimenta para ser o nome da oposição de Conceição do Tocantins nas eleições do ano que vem. O parlamentar fez uma reunião no sábado, 24, para discutir a possibilidade de disputar o Paço. O anúncio oficial de uma pré-candidatura tende a acontecer em breve e pode contar com a presença de deputados estaduais e federais. No município, o atual gestor é João Paulo (PSD), que deve ir à reeleição.
VOLTA OU NÃO?
O ex-governador Sandoval Cardoso, afastado do cenário desde que deixou o Palácio, no final de 2014, voltou a receber políticos e amigos em sua fazenda em Bandeirantes para conversar sobre agronegócios e, claro, sobre política. A informação é do colunista Thiago de Castro, do site Correio do Tocantins, de Colinas. Segundo ele, quando perguntado se está de volta à vida pública, Sandoval não confirma nem nega. Fato é que as fotos dele que rolam nas redes sociais têm dado o que falar em todas as rodas e grupos de WhatsApp.
JOÃO RIGO HOMENAGEADO
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador João Rigo Guimarães, também receberá nesta quinta-feira, 31, em Brasília, a Ordem do Mérito de Dom Bosco. A insígnia é oferecida pela Justiça do Trabalho, em especial, à Décima Região, que tem jurisdição sobre o Distrito Federal e o Tocantins.