COMPORTAMENTO EXTREMAMENTE LESIVO
Em novo capítulo da crise interna, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), Joseph Madeira, gravou vídeo nessa quinta-feira, 12, em que fala sobre a situação da entidade. Ele confirmou que alguns diretores se reuniram e pediram seu afastamento da presidência por conta de sua citação na Operação Fames-19, da Polícia Federal. Joseph disse que a “sugestão” de seu afastamento tinha como objetivo “preservar a instituição”. “Eu fui inicialmente flexível a isso, pedi um tempo para refletir melhor, só que, ao longo desse período, tudo que discutimos internamente, alguns desses diretores colocaram a público, levaram para a imprensa, começaram a ter um comportamento extremamente lesivo à imagem de nossa instituição”, avaliou.
QUEREM SÓ ATACAR JOSEPH
Para ele, “isso tem se agravado nos últimos dias”. “E hoje eu confesso que tenho dúvida se eles estão realmente preocupados com a imagem da instituição ou se querem apenas atacar o Joseph”, sugeriu. O presidente da Acipa disse em seguida que não foi condenado, mas “apenas citado em um processo”, e o estatuto da associação diz que qualquer filiado ou presidente só pode ser tirado se tiver sido condenado em processo criminal transitado em julgado. “E no meu caso, repito, o que temos é a citação do meu nome em um processo que ainda está tramitando e que ainda teremos a fase do contraditório e da ampla defesa, assegurados pela nossa Constituição Federal”, alegou.
SEM IMPRENSA
Joseph ainda disse no vídeo que, dos 43 diretores, somente 10 se afastaram. “Os demais continuam firme em nossa diretora para dar sequência ao trabalho que estamos fazendo”, disse. O presidente da Acipa concluiu fazendo um apelo aos que pediram afastamento: “Para que pensem na imagem da nossa instituição e mantenham sua discordância de forma respeitosa, sem levar para a imprensa questões internas e, às vezes, inverdades sobre a nossa entidade”.
OUTRA BAIXA
E consequência do vídeo, a Acipa sofreu outra baixa. O conselheiro Armando Castro não gostou do que assistiu e pediu, no grupo de WhatsApp da diretoria, afastamento por 60 dias. “E juntos discutirmos e buscarmos meios para que a entidade saia desse marasmo”, justificou. Na mensagem no grupo, Castro afirmou que a decisão é “em solidariedade aos diretores”. Para o conselheiro, os que pediram afastamento “estão preocupados em a Acipa continuar protagonista, como sempre foi”. “Nada contra meu presidente”, garantiu, para dizer em seguida: “Perdemos a feira que fomenta o mercado [uma referência à possibilidade de a Fenepalmas ficar sem recursos do Fundo do Desenvolvimento Econômico do Estado e não poder ser realizada], estamos há seis anos com portas fechadas na prefeitura, sem parceria nenhuma”.
TOCANTINS E OUTROS EM AUDIÊNCIA COM DINO
O ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino marcou para quinta-feira, 19, uma audiência para verificar com representantes de dez estados o cumprimento de medidas emergenciais para combater incêndios no país. Entre eles está o Tocantins. São sete da região Norte (Amazonas, Acre, Amapá, Tocantins, Roraima, Rondônia e Pará), um do Nordeste e dois do Centro-Oeste (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul). O ministro quer saber dos governos estaduais se as providências emergenciais determinadas em março pelo STF estão sendo cumpridas. Na época, o Supremo definiu que os governos estaduais divulgassem detalhadamente os dados relacionados ao orçamento e à execução orçamentária das ações relacionadas à defesa do meio ambiente relativos aos anos de 2019 e 2020. Além disso, determinou que o Ibama e os governos estaduais, por meio de suas secretarias de meio ambiente ou afins, tornassem públicos os dados referentes às autorizações de supressão de vegetação.
FAVORITO PARA VICE
Em matéria sobre a movimentação do senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) — apoiado pelo atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (MG), para sucedê-lo a partir de 2025 –, o site da CNN Brasil colocou o tocantinense Eduardo Gomes (PL) como o favorito para uma das duas vagas de vice-presidente da Casa. Ao longo do tempo, o Tocantins já teve alguns representantes na mesa do Senado, como Eduardo Siqueira Campos, Vicentinho Alves e Irajá. Gomes já havia ocupado o prestigioso cargo de secretário-geral da Câmara, quando foi deputado federal.
E VEM MAIS?
Confirmou, portanto, como a coluna vinha anunciando, a declaração de apoio do Republicanos à reeleição da prefeita de Gurupi, Josi Nunes (UB), durante comício na noite dessa quinta-feira, 12, no Residencial São José. O presidente local do partido do governador Wanderlei Barbosa, Edinho Fernandes, levou para o palanque de Josi os candidatos a vereador: Ana Paula, Alex, Darlene, Neto, Professora Nayar, Professor Silvio e Regivaldo. Contudo, Edinho avisou que outros devem também aderir. O Republicanos lançou 15 candidatos a vereador, dos quais 13 declararam apoio a Eduardo Fortes (PSD). O comando da sigla, porém, disse à coluna que nove estariam insatisfeitos.
VICE DO AGIR COM JANAD
Vice-presidente estadual do Agir — partido da coligação de Eduardo Siqueira Campos –, kairo Bernardo — na foto, à esq. — participou de evento de campanha na ATM, nessa quinta-feira, 12, e declarou apoio à candidata a prefeita de Palmas pelo PL, Janad Valcari. A campanha da liberal tentou emplacar no material de imprensa que Kairo era “um dos coordenadores de Eduardo”, o que, na verdade, nunca foi. Ele mesmo admitiu isso à coluna, mas ressaltou que tem liberdade em sua legenda para decidir quem apoiar. Kairo é subsecretário de Desenvolvimento Distrital de Luzimangues, na gestão Ronivon Maciel (UB), que é próximo de Janad e do marido dela, Ordiley Valcari.
EDUARDO PREFEITO E AMASTHA PRESIDENTE DA CÂMARA?
Eduardo Siqueira foi à sede do PSB na manhã desta sexta-feira, 13, para conversar com os candidatos a vereador do partido e oficializar a aliança entre eles. Em suas redes sociais, o presidente regional do PSB e candidato a vereador, Carlos Amastha, sugeriu: “Já imaginaram Eduardo prefeito e Amastha presidente da Câmara? Palmas vai ser a melhor cidade do mundo para se viver!”.
OI, SUMIDO!
A campanha e militantes do candidato a prefeito de Palmas pelo PSDB, Júnior Geo, foram surpreendidos na reunião da noite dessa quinta-feira, 12, pela presença do vereador Eudes Assis (PSDB). Contaram à coluna que ele não era visto por perto das ações de Geo desde a convenção no início de agosto. Eudes, inclusive, foi um dos vereadores que divulgaram card com convite para a convenção de Geo sem foto, nem qualquer referência ao candidato a prefeito de seu partido.
DIVÓRCIO NÃO CONVENCEU JUSTI;CA
A Justiça Eleitoral indeferiu na quarta-feira, 11, a candidatura a prefeita de Alvorada da ex-primeira-dama da cidade Liliane Ferreira de Meireles (UB) porque ela não conseguiu comprovar que já estava divorciada do prefeito Paulo Antônio em 2021, o primeiro ano do segundo mandato dele. O juiz Fabiano Gonçalves Marques afirma em sua decisão que, após “análise minuciosa das provas carreadas aos autos, ficou sobejado demonstrado que, para a sociedade de Alvorada e para além dela, a impugnada e o atual prefeito mantinham intacta a relação de casal, no ano de 2021. Portanto, durante o atual mandato do chefe do executivo Paulo Antônio de Lima Segundo”. “Nos autos, afirmava, para os mais próximos, o rompimento da confiança matrimonial. Todavia, para a sociedade da Alvorada fazia questão de demonstrar que a relação permanecia intacta. Esta bivalência comportamental da impugnada afasta a certeza da separação de fato ocorrida durante meados de 2020”, concluiu o magistrado.
A SUBSTITUTA
Assim, nessa quinta-feira, 12, o prefeito Paulo Antônio apresentou a vereadora Thaynara Moura (UB) como substituta de seu grupo a Liliane. O vice foi trocado também. Saiu Alano Odesto Figueiras Fagundes (UB) e entrou Jairo Lima (PL), da Assembleia de Deus. A ação de impugnação foi proposta pela coligação do candidato da oposição, Roberto Sampaio (MDB).
É BOM DE SERVIÇO
Em Araguaína, ex-candidata a vice-prefeita na chapa de Célio Moura (PT) — que desistiu da disputa –, a jornalista e empresária de comunicação Silene Borges (Rede) anunciou em suas redes sociais apoio à reeleição do prefeito Wagner Rodrigues (UB). “Penso que, para Araguaína continuar crescendo, ser vista aqui no Tocantins, mas também em todo o Brasil, ser reconhecida como a grande cidade que é, acho que ele [Wagner] precisa continuar”, defendeu. “Nem considero outra opção no momento na cidade. E ele é bom, ele é bom de serviço.”
COMÍCIO DE AURI COM JAIR E AYRES
O prefeito de Axixá e candidato à reeleição, Auri-Wulange Ribeiro Jorge (UB), e seu vice, Negão do Cinda (UB), realizarão um grande comício neste sábado, 14, às 18 horas, na Avenida Elza Leal. Estão confirmadas as presenças dos deputados estadual Jair Farias (UB) e federal Ricardo Ayres, que é do Republicanos, o mesmo partido da adversária de Auri, Rosirene Abreu.
BILHETE DO CT
Caro secretário Fábio Vaz,
Tenho recebido tristes notícias de amigos e familiares do interior de São Paulo e do Paraná que nunca sequer imaginaram ver as cidades em que moram há décadas imersas na fumaça das queimadas. Vivi por lá até os meus 30 anos e também não me lembro de nada disso. Ainda que fosse comum o fogo em plantações há coisa de 35 anos, quando eu, moleque novo, trabalhava no escritório de uma fazenda de cana-de-açúcar. Para facilitar o corte, queimavam a palha seca. Diziam que o fogo era controlado, mas já presenciei episódio em que o manejo saiu do esperado. Era horrível ver as chamas, numa mudança repentina de vento, “fugirem” dos frágeis limites impostos pelos reles mortais, e, como se tivessem vida própria, em poucos minutos percorrer imensas distâncias num uivo sinistro, colocando todo mundo em pânico.
Volta e meia alguém era cercado pelo fogo. Dois cunhados meus, fiscais das queimas, tiveram boa parte do corpo lambida por essas chamas vivas, e por muito pouco não morreram. Mas carregam as enormes cicatrizes dessa época de irracionalidade na produção. Nunca mais voltei por lá, porém, acredito que isso deve ter acabado. Os tempos são outros.
Por aqui registramos, lamentavelmente, a morte do operador de máquinas Edimar Barreira de Bezerra, de 38 anos, que faleceu em Buritirana, após ser ferido enquanto tentava apagar as chamas de um incêndio. Morava no setor e deixa a esposa e três filhos. Meus mais profundos sentimentos à família. Ela e Edimar são vítimas da irresponsabilidade humana.
Por que este bilhete para você? O que o secretário tem a ver com isso? Veja: dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe, mostram que, na região amazônica, apenas 15% dos incêndios estão ligados ao desmatamento. O resto — incríveis 85% — são obra da ação de um homem sem qualquer noção dos estragos que sua imprudência, insensatez e estupidez podem causar. Os produtores rurais, como a Coluna do CT publicou nesta sexta-feira, garantem que não têm nada a ver com isso. Não há motivos para não acreditar no que dizem o presidente da Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins, a Aproest, Wagno Milhomem, e o consultor ambiental Almir Rabelo. Por um motivo simples, como os dois reforçaram: queimar a palha passou a representar um grande prejuízo. E, como sabemos, o órgão mais sensível do ser humano é o bolso. O fogo, explicam, leva à perda de matéria orgânica, umidade do solo e produtividade.
Se não visam atividades agropecuárias, essas queimadas são frutos de puro vandalismo ou o quê?
Bem, este bilhete a você é porque, de uma forma ou outra, é falta de educação. É na escola que precisamos apostar para oferecermos à sociedade cidadãos mais conscientes da importância da preservação e dos males que os incêndios causam à sociedade: prejudicam a produção, o que eleva preço de alimentos e tira empregos; a saúde — quanta gente com problema respiratório? — e contribuem para aniquilar o meio ambiente, o que impedirá a nossa sobrevivência neste planeta lindo, mas, infelizmente para ele, habitado por uma espécie vocacionada para a destruição, nós, os Homo sapiens. O nosso surgimento foi o início da devastação da Terra, como mostra o mestre Yuval Noah Harari, no seu magnífico “Sapiens”.
Para ilustrar a importância da educação, e como ela alcança toda a família, nessa redefinição de nossa cultura — da barbárie para a civilização –, lembro-me de quando fazia a barba, em meados dos anos 1990, com a torneira ligada com a água escorrendo interminavelmente. Meu filho, uma criança em seu primeiro ano de pré-escola, ao ver meu comportamento medieval, me descascou num sermão: “Pai, a professora falou que não pode deixar água correndo assim! Temos que cuidar do planeta!” Nunca mais repeti esse desperdício insano. Aquela repreensão de mais de 30 anos atrás surge em minha mente até hoje, a cada vez que pego na navalha para me barbear.
Como afirmei esses dias que a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos será fundamental para a implementação de políticas públicas eficientes para preservarmos a natureza, ela não conseguirá ser bem-sucedida sem uma competente ação de sua pasta, a educação. Porque sua missão é ainda mais difícil: formar um novo ser humano. É o que mais precisamos hoje.
Tenha muito sucesso nessa empreitada.
Saudações democráticas,
CT