ESCALA PEDIÁTRICA DESCOBERTA
A partir de quinta-feira, 24, a escala de pediatras do Hospital e Maternidade Dona Regina estará descoberta. Isso, explicou à coluna o presidente do Conselho Regional de Medicina do Tocantins (CRM-TO), Eduardo Gomes, pela evasão de profissionais pela da falta de condições de trabalho e por defasagem nos salários. Ele disse que a informação que chegou ao sindicato é de que 11 pediatras pediram demissão nos últimos meses, 5 deles recentemente. Esses profissionais ficam no centro cirúrgico, fazendo partos. Dr. Eduardo contou que houve várias reuniões sobre o tema com órgãos do Estado, fez-se a promessa de publicar até esta terça-feira, 22, no Diário Oficial, o reajuste das tabelas e dos plantões. “Até agora nada, e não temos como reverter esse problema [da descoberta da escala]”, lamentou o presidente do CRM-TO.
ESFORÇO HERCÚLEO
Nessa segunda-feira, 21, ele, o vice-presidente do CRM-TO, Wordney Camarço, e o presidente do Sindicato dos Médicos do Tocantins (Simed), Reginaldo Abdalla, estiveram reunidos com a diretoria do Hospital e Maternidade Dona Regina, quando foram informados que a partir de quinta a escala de pediatria estará deficitária, devido às condições precárias de trabalho, ao subdimensionamento do quadro de pessoal e à defasagem salarial. “Vai ter um esforço hercúleo, provavelmente, do pessoal que está lá, mas é uma coisa que não dá para rodar ad infinitum“, avisou o médico.
BOLSONARISTA E GOVERNISTA
Apesar de ser quase toda bolsonarista, a bancada federal do Tocantins é altamente governista, conforme mostra a ferramenta Radar do Congresso, do site Congresso em Foco. O levamento considera os votos dos parlamentares em pautas favoráveis ao governo, no caso, Luiz Inácio Lula da Silva. O único da bancada federal dentro da faixa do bolsonarismo raiz do Congresso é o deputado Filipe Martins (PL), que tem um índice de governismo de 45%. Num meio termo apareceu o deputado Pedro Júnior (PL), que está no lugar de Eli Borges (PL), com 55%; seguido pelo senador Eduardo Gomes (PL), com 63%, já um pouquinho mais governista.
O MAIS GOVERNISTA
O maior governista da bancada tocantinense é o deputado Lázaro Botelho (PP), com índice de 87%, seguido por Júlio Oliveira (PP), que estava no lugar de Vicentinho Júnior (PP), e Antônio Andrade (Republicanos), ambos com 84%; o senador Irajá (PSD), com 82%, deputado Alexandre Guimarães (MDB), com 81%; a senadora Dorinha (UB) e deputados Ricardo Ayres (Republicanos), Carlos Gaguim (UB), todos com 80%.
ÍNDICES DOS BOLSONARISTAS RADICAIS
Para se ter ideia, os índices de governismo dos bolsonaristas mais radicalizados ainda são menores que o de Filipe Martins. Caroline de Toni (PL-SC) tem índice de 31%; Maurício Marcon (Podemos-RS), de 34%; Ricardo Salles (Novo-SP), de 35%; Nikolas Ferreira (PL-MG), 41%; Bia Kicis (PL-DF), de 43%; e Carla Zamberlli (PL-SP), de 44%.
Confira:
Bancada do Tocantins
Bolsonaristas-raiz
TROCA DE INDICADO
A senadora Dorinha Seabra Rezende (UB) trocou seu indicado na Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social. Saiu Joniskley Calaça Capitulino Rodrigues para dar lugar à professora Cleizenir Divina dos Santos, que deixou a Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial de Palmas há cerca de dez dias. Joniskley foi nomeado secretário executivo das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional.
RESGATAR OS IDEAIS DE SIQUEIRA CAMPOS
O vice-governador Laurez Moreira (PDT) entrou de cabeça na campanha de segundo turno de Eduardo Siqueira Campos (Podemos). Num vídeo para convidar aliados e simpatizantes para o evento desta quarta-feira, 23, às 18 horas, na ATM, do Progressistas para Eduardo, com a presença do presidente da Câmara, Arthur Lira (AL), do presidente nacional do partido, senador Ciro Nogueira (PI), do ministro do Esporte, André Fufuca, e do deputado Julio Arcoverde (PP-PI), presidente da Comissão Mista de Orçamento, Laurez disse que será um momento para construir “uma nova história para a nossa cidade” e emendou: “Resgatar os ideais de Siqueira Campos elegendo Eduardo Siqueira Campos para prefeito da nossa cidade”.
KÁTIA COMO MEMBRO DE CONSELHO NACIONAL
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, designou a ex-senadora Kátia Abreu para compor o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), como suplente, em substituição a Emerson Davis Leônidas Gomes. Cabe ao conselho a implementação, em todo o território nacional, da política criminal e, principalmente, penitenciária, a partir de periódicas avaliações do sistema criminal, criminológico e penitenciário, bem como a execução de planos nacionais de desenvolvimento quanto às metas e prioridades da política a ser executada. No início do ano, Kátia deve ser efetivada como titular. A função não é remunerada.