O AJUSTE ESPERADO POR DEPUTADOS
O Diário Oficial do Estado dessa quinta-feira, 16, trouxe a exoneração de 85 diretores de escolas e de 294 servidores da Secretaria Estadual da Educação em funções comissionadas do magistério. É o ajuste que os deputados estaduais disseram à coluna que esperavam para esta semana. Agora essa parte do latifúndio será dividida por cotas entre os deputados, de acordo com o tamanho (votação) de cada um.
VICE-LÍDERES DE GOVERNO E OPOSIÇÃO
O Tocantins tem dois vice-líderes no Senado, um da oposição e outro do governo Lula, ainda que ambos tenham apoiado a reeleição de Jair Bolsonaro (PL). Como a coluna afirmou nessa quinta, Dorinha foi indicada como vice-líder do governo do PT. Pela oposição, Eduardo Gomes (PL) está na mesma função.
EMISSÁRIO DA OPOSIÇÃO
Ainda no Senado, Gomes tem sido emissário da oposição com o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a quem tenta convencer a criar novas comissões, como a dos esportes e de Minas e Energia, para atender os opositores. Isso porque o clima entre o PL e o grupo de Pacheco azedou após a acirrada eleição no Senado, que deixou a oposição sem a presidência de nenhuma comissão.
O NOME DE AQUILES PARA 2024
Nos bastidores de Araguatins, o que se diz é que, diante da possibilidade de perder o mandato por decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o prefeito Aquiles da Areia (PP) já estaria articulando um nome para a sua sucessão, já que, se cassado, não poderá ser candidato no ano que vem. Seria o empresário Wanderley Milhomem, o “Van Van”, muito próximo do senador Irajá (PSD) e da ex-senadora Kátia Abreu (PP).
EXCELENTE VOTAÇÃO EM ARAGUATINS
Van Van foi candidato a deputado estadual em 2022 pelo PSD, com apoio de Aquiles de Areia em Araguatins. Recebeu 1.551 votos, atrás apenas do deputado estadual Wiston Gomes (PSD), que obteve 4.946 votos no município.
TRANSFERIU DOMICÍLIO
Animado com a ideia, o empresário até já transferiu seu título de eleitor de São Bento do Tocantins, lá no Bico do Papagaio mesmo, para Araguatins, onde declarou à Justiça Eleitoral estar residindo desde o dia 11 de janeiro.
VAN VAN NEGA
Van Van negou à coluna que queira disputar a Prefeitura de Araguatins. Ele disse que se mudou para a cidade porque é maior e contou até ter comprado casa para residir por lá. Contudo, garantiu, seu projeto é para deputado estadual, portanto, apenas em 2026. “Não queria mudar próximo à eleição para não parecer algo meramente eleitoral. Estou mudando para Araguatins para realmente viver na cidade”, avisou.
DEBATE ANTES DA VOTAÇÃO
A inacreditável e ridícula discussão sobre a linguagem neutra continua na Câmara de Palmas. O volume das fake news aumentou ao ponto de levar o presidente José do Lago Folha Filho (PSDB) a convocar uma reunião para as 14h30 de terça-feira, 21, com líderes religiosos, representantes de escolas, Ministério Público (MPE), Defensoria (DPE) e demais entidades interessadas, para esclarecer o caso. Só depois, então, o veto da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) será votado, na quarta-feira, 22.
ATÉ A EXTREMISTA DAMARES ALVES
A mobilização das igrejas em torno do tema será gigantesca. O deputado federal Filipe Martins (PL), autor do projeto que proíbe a linguagem neutra em Palmas (apresentado quando ele ainda era vereador), gravou um vídeo com a senadora ícone da extrema direita Damares Alves (Republicanos-DF) convidando os fieis a irem à Câmara de Palmas pressionar os parlamentares. O projeto de Martins foi vetado pela prefeita Cinthia Ribeiro por não ser da alçada da Câmara legislar sobre o assunto, mas do Congresso Nacional. O veto foi mantido pela Comissão de Constituição e Justiça da Casa e agora o plenário vai decidir.
Assista o vídeo:
PODE RESPONDER A PROCESSO
Nos debates dessa quinta, os vereadores queriam que Folha já colocasse o veto da prefeita em votação. Prudente, o presidente da Câmara preferiu antes promover esse debate sobre o tema com a sociedade para só depois colocar em votação. Em seu discurso, Folha foi no fulcro na questão: ele e seus colegas juraram, na posse, obedecer a Lei Orgânica do município e as Constituições Estadual e Federal. “Eu não posso também deixar de alertar os colegas vereadores que nós podemos responder a um processo por aprovar uma lei que é inconstitucional”, avisou, e com muita razão.
SÃO CONTRA
Folha disse que não está entrando no mérito, e ressaltou que tanto ele quanto a prefeita Cinthia são contra a linguagem neutra. “Mas não estamos discutindo o mérito, nós estamos discutindo constitucionalidade, e a lei é inconstitucional, não pode ser aprovada por esta Casa, o veto da prefeita precisa ser mantido”, advogou.
A CULPADA
Já os vereadores Major Negreiros (PSDB) e Rogério Freitas (PSD) encontraram quem dizem ser a culpada por toda a confusão: a vereadora Iolanda Castro (PTB). Isso porque ela foi relatora na Comissão de Constituição e Justiça do projeto de Filipe Martins, no final do ano, e deu parecer favorável, apesar de a Procuradoria da Câmara ter se manifestado pela inconstitucionalidade. Segundo Negreiros, Iolanda “matou no peito e fez um relatório dizendo que era constitucional”.
LIVRAR A PELE
Na tribuna, após a fala de Negreiros, Iolanda rebateu o colega. “Você foi infeliz na sua colocação”, disse ao parlamentar. Para a vereadora, Negreiros quis dizer que ela deveria ter considerado a matéria inconstitucional “porque livrava a pele de todo mundo e ficava só na dela”. “Não! Eu sou contra a linguagem neutra, o meu parecer lá atrás foi dizendo que a linguagem neutra no nosso município, não!”, afirmou.
1ª AUDIÊNCIA
Um dos homens mais próximos do ex-prefeito de Araguaína Ronaldo Dimas (PL), ex-candidato a governador de 2022, o deputado estadual Marcus Marcelo (PL) teve sua primeira audiência com o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) na terça-feira, 13, no Palácio Araguaia. “Foi produtivo o nosso momento com o governador e a nossa missão na condição de deputado estadual é trazer as pautas e trabalhar para que as pautas virem realidade”, avaliou. Ele levou a Wanderlei cinco demandas: a pavimentação da TO-423, em Araguaína; a criação do Auxílio Ampara; o aumento do salário dos professores contratados de acordo com o piso; a criação de clínicas-escolas para autistas; e a implantação de uma junta médica no Detran de Araguaína.
GOLPISTAS NO ZAP
O deputado estadual Olyntho Neto (Republicanos) disse nesta sexta-feira, 17, que golpistas criaram uma conta falsa no WhatsApp com o seu nome e foto para aplicar golpes virtuais. Olyntho contou já ter já acionado as autoridades, inclusive, com o registro do boletim de ocorrência, para que o farsante seja identificado e responsabilizado. Ele pediu que as pessoas que forem procuradas pelo criminoso o bloqueiem e o denunciem ao WhatsApp.