APONTA PARA 2026
O principal assunto da semana foi colocado em pauta nessa quinta-feira, 18, pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) com a exoneração dos três aliados do vice-governador Laurez Moreira (PDT). Esses atos do governador apontam diretamente para 2026. Rompido com o vice, como Wanderlei renunciaria daqui a dois anos para concorrer ao Senado? À coluna, ele garantiu que cumprirá o mandato até o final, em dezembro de 2026. No meio político, muitos não acreditam. No entanto, drumonianamente, no caminho de uma possível renúncia há Laurez, há Laurez no meio do caminho.
AS POSSIBILIDADES I
No contexto desse estremecimento entre os dois, para Wanderlei renunciar, só se for um jogo de cena entre governador e vice — o que é muito pouco provável –, ou ambos terão que se reconciliar até abril de 2026.
AS POSSIBILIDADES II
Confirmado o rompimento e se Wanderlei estiver decidido mesmo a terminar o mandato, apareceriam como nomes para a sucessão no Palácio a senadora Dorinha Seabra Rezende (UB) e até o presidente da Assembleia, Amélio Cayres (Republicanos), como a coluna já antecipou. Um mais ousado cochichou aqui: por que não também Eduardo Gomes (PL)? Será?
REVIRAVOLTA
Houve nova reviravolta na pré-campanha de Pedro Afonso. O vereador Sipriano Soares (União Brasil) — na foto à esq. — retirou o nome e o pré-candidato da oposição agora é o seu colega de Câmara, Jader Mariano (PDT), sobrinho do ex-prefeito Jairo Mariano (PDT), que foi o primeiro a deixar a disputa contra o prefeito Joaquim Pinheiro (Progressistas). Ao site Centro-Norte Notícias, Jader disse que Sipriano aceitou ser seu vice.
SEM OPOSIÇÃO
Oposição também atordoada em Santa Maria. O pré-candidato Márcio Bezerra (MDB) desistiu de concorrer e o grupo não tem até agora substituto para enfrentar Leonardo Noleto (Republicanos), o nome do prefeito Itamar Barrachini (UB) para a sua sucessão. À coluna, Márcio explicou que a desistência se deu por seu baixo desempenho na pesquisa que mandou fazer. “Vi que não tenho chances de ganhar as eleições contra a máquina. Melhor desistir do que deixar o povo iludido”, defendeu.
A CUTUCADA DE RONIVON NOS ANDRADE
Em seu discurso na noite dessa quinta-feira, 18, em que confirmou que Joaquim do Luzimangues (UB) continuará de vice na chapa majoritária governista, o prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel (UB), deu uma forte cutucada nos adversários. Ele disse que em 2015, quando era vereador, teve que votar contra um projeto da Prefeitura de Porto Nacional que queria retirar de Luzimangues a plataforma multimodal, ou seja, o maior produtor de riqueza do distrito. Na época, o prefeito era Otoniel Andrade, irmão do agora pré-candidato da oposição, o deputado federal Antônio Andrade (Republicanos).
MAOMÉ FOI À MONTANHA
Se a montanha não vai a Maomé, Maomé vai à montanha. Foi o que fez o pré-candidato a prefeito de Gurupi pelo PSD, o deputado estadual Eduardo Fortes. Já que o Republicanos decidiu ficar neutro nestas campanhas — ainda que admita que vai manter conversas até a convenção do dia 5 –, Fortes fechou aliança eleitoral diretamente com os pré-candidatos a vereador do partido do governador Wanderlei Barbosa. Claro, o deputado fez questão de postar isso em seu Instagram.
OPOSIÇÃO AGORA QUER PROFESSORA ELIZABETE
Em Araguatins, já se considera que o deputado estadual Wiston Gomes (PSD) está fora do páreo. Após muita pressão e expectativa de que ele colocaria o nome para enfrentar o prefeito Aquiles da Areia (Progressistas), a oposição desistiu e já trabalha com outras possibilidades. São duas: a vice-prefeita Professora Elizabete Rocha (UB), rompida com Aquiles; e o vereador Leocy Mota (MDB). Dizem por lá que a oposição quer mesmo a professora Elizabete, que até teria conseguido o apoio do PT, que tinha colocado uma pré-candidatura.
RONI TEODORO DE VICE
Em Augustinópolis, o prefeito Antônio do Bar (Republicanos), que buscará o sexto mandato, já escolheu o vice. É o empresário Roni Teodoro (Progressistas). O empresário tem 46 anos e em 2020 chegou a colocar seu nome para concorrer à prefeitura, mas acabou desistindo.
DISPUTA PELA VAGA DE VICE DE CELSO
Em Paraíso, dois nomes aparecem como pré-candidatos a vice do prefeito Celso Morais (MDB), uma disputa interna que garantem que vai ser grande. Um é Ubiratan Carvalho, o Bira (PL) — à esq. na foto –, ex-secretário de Infraestrutura e amigo pessoal do prefeito, que até se desincompatibilizou para concorrer à vaga. O outro é o vereador Professor Deley Oliveira (UB), que foi secretário da Educação.
LEANDRO COUTINHO RETIRA PRÉ-CANDIDATURA A PREFEITO
Em Colinas, como já era esperado, o presidente da Câmara, Leandro Coutinho (PSDB), anunciou em vídeo sua desistência de concorrer à prefeitura. O candidato de PSDB e PSD será o empresário e comunicador Oliveirinha Andrade (PSD). No vídeo, Leandro diz que o projeto de disputar para prefeito foi “adiado devido às divisões dos grupos” de oposição. Ele agora será candidato à reeleição na Câmara.