ATROPELADOS
O grupo que chegou a apoiar a pré-candidatura do deputado Cleiton Cardoso (Republicanos) na disputa da mesa da Assembleia reclama ter sido “atropelado” pelos aliados do presidente do Legislativo, Amélio Cayres (Republicanos), na definição das comissões permanentes. A muito custo, dizem, conseguiram emplacar Cláudia Lelis (PV) na Comissão de Minas e Energia, Meio Ambiente e Turismo. E nem isso queriam, revelam esses parlamentares.
NADICA DE NADA
Os aliados de Cardoso na eleição da mesa contam que tentaram as comissões da Saúde e Assistência Social, que acabou ficando sob a presidência de Valdemar Júnior (Republicanos), com Olyntho Neto (Republicanos) de vice; e propuseram até dividir a poderosa Comissão de Constituição, Justiça e Redação, mas a ideia também foi rechaçada.
CÔNJUGES CONGÊNERES
Um detalhe interessante da definição da Comissão de Meio Ambiente para Cláudia Lelis é que o marido dela, Marcelo, é o titular da pasta congênere no governo Wanderlei Barbosa (Republicanos)
CONFRONTAÇÃO DE HORAS-MÁQUINA
O vereador Joatan de Jesus (Cidadania) avisou na tribuna da Câmara desta quinta-feira, 16, que vai acionar o Ministério Público Estadual (MPE) para que solicite à Secretaria de Infraestrutura de Palmas uma confrontação entre horas-máquina com a quantidade de combustível utilizada. Ele contou na sessão da Câmara que resolveu fazer o pedido por causa do matagal que toma as áreas públicas, pela reclamação dos moradores e pela falta de resposta do município a seus questionamentos. “Porque eu só vejo máquinas rodarem aqui no centro de Palmas e eu só vejo esse roço acontecer aqui no centro”, reclamou. “Já fiz a solicitação de forma hierárquica, já protocolei o ofício na Secretaria de Infraestrutura, não resolveu o problema. Então, só resta apelar para o Ministério Público”, disse.
O MÁXIMO PARA O TOCANTINS
O deputado Antônio Andrade (Republicanos) comemorou na terça-feira, 14, no plenário da Câmara, a retomada do Programa Minha Casa Minha Vida, que terá como meta contratar 2 milhões de moradias até 2026. “Lutarei para levar o máximo de moradias para o Tocantins”, avisou Andrade. Ele disse ter ficado “muito feliz” por saber também que agora serão beneficiadas famílias com renda menor que dois salários mínimos.
ALTERAÇÃO NA AGENDA
Confirmada para a magnífica posse da primeira secretária estadual dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins, a ativista indígena Nurubia Werreria, nessa quarta-feira, 15, a presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Joenia Wapichana, acabou não aparecendo, por alteração na agenda, mas enviou representante. Foi uma das mais belas solenidades que já ocorreram no Palácio Araguaia.
ATAÍDES PODE PERDER PRESIDÊNCIA DO PROS
O ex-senador Ataídes Oliveira pode perder a presidência do Pros estadual. Isso porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferiu, por unanimidade, o pedido de incorporação do partido pelo Solidariedade (SD), em sessão na terça-feira, 14. Contudo, oO SD passou a ser presidido pelo também ex-senador Vicentinho Alves, que disse à coluna que vai procurar Ataídes para uma conversa.
MAS A NOVELA DO PROS CONTINUA
A questão é que Marcus Vinicius de Holanda, de quem Ataídes é próximo, foi confirmado pelo STF na presidência do Pros semana passada, e ele não reconhece os acordos do ex-presidente Eurípedes Gomes de Macedo Júnior, com Paulinho da Força, do Solidariedade. Marcus Vinicius agora quer rever a fusão.
VILMAR NÃO QUIS
Vicentinho explicou ainda que conversou com o ex-presidente do SD, o deputado estadual Vilmar de Oliveira, e o convidou para constituírem juntos a nova comissão provisória. O ex-senador, que afirmou ter esperado resposta por 30 dias, contou ter convidado Vilmar também para compor a direção estadual. Contudo, revelou Vicentinho, o deputado não quis. Como a coluna publicou esta semana, na Assembleia se diz que Vilmar não gostou de ter perdido o comando do SD.
LAUREZ CONVIDA KITA PARA O PDT
O ex-vereador de Gurupi Kita Maciel (Podemos) tem dito que recebeu convite do vice-governador Laurez Moreira (PDT) para filiar no seu partido e disputar a prefeitura, numa chapa com o médico Maurício Nauar (PDT), com um dos dois encabeçando. A informação é do portal Atitude. “Estamos conversando. Estive com o Laurez, conversamos muito sobre política”, disse Maciel ao site gurupiense.
NOVA DIRETORA DE COMUNICAÇÃO NA ALETO
A jornalista Wanja Nóbrega é nova diretora de Comunicação da Assembleia, cargo que ela já ocupou há alguns anos. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Legislativo dessa quarta-feira, 14. Entre os profissionais da Casa, a notícia foi muito bem recebida.
BOM AMBIENTE
O secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcelo Lelis, participou nessa quarta-feira, 15, na sede do BNDES, no Rio, da primeira reunião do Fundo da Amazônia no governo Lula. Segundo ele, quatro ministros estavam por lá, como a de sua pasta, Marina Silva, e o presidente do BNDES, Aloízio Mercadante. “Isso deixa claro o protagonismo da área ambiental e do fundo no atual governo”, avaliou Lelis. Para ele, o governo Lula está colocando as questões ambientais à frente das políticas e o governador Wanderlei segue “o mesmo caminho”. “Temos um bom ambiente para realizar um bom trabalho”, concluiu.